DFP_
Localização:Salvador - Bahia
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática foi implantado na FURB e recomendado pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - em 2008.
Objetivo
Qualificar professores de Ciências Naturais (Física, Química e Biologia) e Matemática atuantes nas escolas de ensino fundamental, médio e superior, com ênfase nos conteúdos de Ciências e Matemática nos aspectos teóricos, metodológicos e filosóficos. Propor recursos didáticos, tecnológicos e metodologias para a melhoria do Ensino de Ciências e Matemática. Área de Concentração
Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
Linhas de Pesquisa
Didática das Ciências Naturais e Matemática
Investigação de processos e métodos direcionados para o Ensino de Ciências Naturais e Matemática e instrumentação dos professores com vistas ao aprimoramento da ação docente para o ensino do conhecimento científico na educação básica.
História e Fundamentos Filosóficos das Ciências Naturais e da Educação Matemática
Estudo das inter-relações entre a história e a filosofia das ciências naturais e da educação matemática, focando os conteúdos que se encontram no currículo da escola básica, objetivando um melhor entendimento dos conceitos científicos e evidenciando as relações entre as áreas do saber.
Objetivo
Qualificar professores de Ciências Naturais (Física, Química e Biologia) e Matemática atuantes nas escolas de ensino fundamental, médio e superior, com ênfase nos conteúdos de Ciências e Matemática nos aspectos teóricos, metodológicos e filosóficos. Propor recursos didáticos, tecnológicos e metodologias para a melhoria do Ensino de Ciências e Matemática. Área de Concentração
Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
Linhas de Pesquisa
Didática das Ciências Naturais e Matemática
Investigação de processos e métodos direcionados para o Ensino de Ciências Naturais e Matemática e instrumentação dos professores com vistas ao aprimoramento da ação docente para o ensino do conhecimento científico na educação básica.
História e Fundamentos Filosóficos das Ciências Naturais e da Educação Matemática
Estudo das inter-relações entre a história e a filosofia das ciências naturais e da educação matemática, focando os conteúdos que se encontram no currículo da escola básica, objetivando um melhor entendimento dos conceitos científicos e evidenciando as relações entre as áreas do saber.
Disciplinas Obrigatórias
- História e epistemologia da Ciência e da Matemática.
- Fundamentos de tecnologia educacional.
- Didática das Ciências e da Matemática.
- Teorias da aprendizagem.
- Prática docente supervisionada de Ciências e Matemática.
- Seminários.
Disciplinas Eletivas
- Aspectos históricos e culturais da disciplina de matemática.
- Biodiversidade sustentável e educação ambiental.
- Conceitos contemporâneos de física clássica.
- Conceitos de física moderna para a educação básica.
- Conceitos matemáticos contemporâneos para o ensino básico.
- Educação inclusiva: fundamentos e tendências.
- Ensino de estatística em ciências.
- Ensino de química na educação básica.
- Formação de professores de ciências e matemática.
- História da matemática.
- Modelagem matemática.
- Pesquisa em ensino de ciências.
- Tópicos especiais em matemática.
- Tópicos especiais em ciências.
- Tópicos em genética e biologia molecular.
- História e epistemologia da Ciência e da Matemática.
- Fundamentos de tecnologia educacional.
- Didática das Ciências e da Matemática.
- Teorias da aprendizagem.
- Prática docente supervisionada de Ciências e Matemática.
- Seminários.
Disciplinas Eletivas
- Aspectos históricos e culturais da disciplina de matemática.
- Biodiversidade sustentável e educação ambiental.
- Conceitos contemporâneos de física clássica.
- Conceitos de física moderna para a educação básica.
- Conceitos matemáticos contemporâneos para o ensino básico.
- Educação inclusiva: fundamentos e tendências.
- Ensino de estatística em ciências.
- Ensino de química na educação básica.
- Formação de professores de ciências e matemática.
- História da matemática.
- Modelagem matemática.
- Pesquisa em ensino de ciências.
- Tópicos especiais em matemática.
- Tópicos especiais em ciências.
- Tópicos em genética e biologia molecular.
São professores de Ciências, Física, Química, Biologia e Matemática em atividade na educação básica (fundamental e médio) ou superior, com formação específica nas áreas do curso, aos quais serão fornecidos elementos para que desenvolvam uma visão sólida e abrangente das Ciências e das teorias sobre seu ensino e aprendizagem, assim como instrumentos que permitam ligar esses conhecimentos à prática docente.
DFP_