Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Juiz de Fora, Minas Gerais)
Universidade Federal de Juiz de Fora
DFP_
Localização:Juiz de Fora - Minas Gerais
Duração:1 Ano
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
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Caracterização Geral do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública propõe um conjunto de temas de estudo e objetos de investigação empírica cujo móvel é a produção de conhecimento e a formação de profissionais para a reforma da educação pública brasileira. Para isso, apoia-se na associação de programas de pós-graduação acadêmicos com equipes multidisciplinares, um centro de pesquisa, tecnologia e apoio ao desenvolvimento da gestão da educação pública, e com os sistemas estaduais e municipais de educação básica, na perspectiva de se construírem pontes mais efetivas entre a produção científica e os padrões, processos e tecnologias de gestão.
O programa foi concebido para profissionais com inscrição efetiva nos sistemas públicos de educação básica, selecionados por critérios de mérito, com a perspectiva de exercer um efeito multiplicador em escala regional, associando-se às políticas locais de formação e certificação de gestores da educação pública. Diretores de escolas e gestores da educação pública constituem o público principal do curso, porém uma parcela das vagas foi reservada para o ingresso franqueado a candidatos interessados em exercer futuramente a profissão. A seleção dos candidatos será realizada com base na competitividade e, a organização das atividades discentes em turmas que assegurem a troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões e unidades da Federação.
O programa de pós-graduação profissional é orientado para a renovação das referências e da cultura da gestão da educação pública, por meio da exposição sistemática de seus participantes, equipe docente, estudantes de pós-graduação e profissionais em exercício, à experiência internacional. Para apoiar esse esforço de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico em favor da reforma da educação pública, a Universidade Federal de Juiz de Fora firmou, em 2008, um acordo de cooperação com a Graduate School of Education, da Universidade Harvard. Esse acordo de cooperação tem sido o principal intercâmbio internacional com a finalidade específica de apoiar a criação de um programa inovador na área da formação de gestores da educação pública.
O objetivo do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública é proporcionar os conhecimentos, desenvolver as competências e habilidades, e promover as qualidades profissionais necessárias ao exercício eficiente dos novos papéis que se atribuem ao gestor da educação pública.
De modo geral, o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública inscreve-se nas políticas que têm por objetivo o estabelecimento de padrões de desempenho para diretores de unidades de ensino, base para a implantação de programas de avaliação da gestão escolar e de certificação profissional.
Estrutura do Curso de Mestrado
O curso tem a duração de dois anos, com atividades organizadas em bases semestrais. Ao longo de cinco meses, quatro semanas serão de atividades presenciais e dezesseis semanas de atividades a distância, correspondendo, nas disciplinas de dois créditos, a 17 horas de atividades em salas de aula e laboratórios na sede do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - CAEd, na Universidade Federal de Juiz de Fora, e a 17 horas de atividades a distância, prevendo-se a participação do aluno em atividades síncronas durante uma hora semanal e em atividades assíncronas durante três horas semanais. As disciplinas de um crédito são totalmente presenciais. Resumidamente, tem-se:
• Atividades no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora nos meses de julho e janeiro, totalizando quatro meses de participação presencial, com atividades em tempo integral;
• Atividades a distância ao longo de quatro períodos de quatro meses, com atividades distribuídas em quatro horas semanais de participação em webconferências, fóruns e outras modalidades de comunicação.
O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública propõe um conjunto de temas de estudo e objetos de investigação empírica cujo móvel é a produção de conhecimento e a formação de profissionais para a reforma da educação pública brasileira. Para isso, apoia-se na associação de programas de pós-graduação acadêmicos com equipes multidisciplinares, um centro de pesquisa, tecnologia e apoio ao desenvolvimento da gestão da educação pública, e com os sistemas estaduais e municipais de educação básica, na perspectiva de se construírem pontes mais efetivas entre a produção científica e os padrões, processos e tecnologias de gestão.
O programa foi concebido para profissionais com inscrição efetiva nos sistemas públicos de educação básica, selecionados por critérios de mérito, com a perspectiva de exercer um efeito multiplicador em escala regional, associando-se às políticas locais de formação e certificação de gestores da educação pública. Diretores de escolas e gestores da educação pública constituem o público principal do curso, porém uma parcela das vagas foi reservada para o ingresso franqueado a candidatos interessados em exercer futuramente a profissão. A seleção dos candidatos será realizada com base na competitividade e, a organização das atividades discentes em turmas que assegurem a troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões e unidades da Federação.
O programa de pós-graduação profissional é orientado para a renovação das referências e da cultura da gestão da educação pública, por meio da exposição sistemática de seus participantes, equipe docente, estudantes de pós-graduação e profissionais em exercício, à experiência internacional. Para apoiar esse esforço de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico em favor da reforma da educação pública, a Universidade Federal de Juiz de Fora firmou, em 2008, um acordo de cooperação com a Graduate School of Education, da Universidade Harvard. Esse acordo de cooperação tem sido o principal intercâmbio internacional com a finalidade específica de apoiar a criação de um programa inovador na área da formação de gestores da educação pública.
O objetivo do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública é proporcionar os conhecimentos, desenvolver as competências e habilidades, e promover as qualidades profissionais necessárias ao exercício eficiente dos novos papéis que se atribuem ao gestor da educação pública.
De modo geral, o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública inscreve-se nas políticas que têm por objetivo o estabelecimento de padrões de desempenho para diretores de unidades de ensino, base para a implantação de programas de avaliação da gestão escolar e de certificação profissional.
Estrutura do Curso de Mestrado
O curso tem a duração de dois anos, com atividades organizadas em bases semestrais. Ao longo de cinco meses, quatro semanas serão de atividades presenciais e dezesseis semanas de atividades a distância, correspondendo, nas disciplinas de dois créditos, a 17 horas de atividades em salas de aula e laboratórios na sede do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - CAEd, na Universidade Federal de Juiz de Fora, e a 17 horas de atividades a distância, prevendo-se a participação do aluno em atividades síncronas durante uma hora semanal e em atividades assíncronas durante três horas semanais. As disciplinas de um crédito são totalmente presenciais. Resumidamente, tem-se:
• Atividades no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora nos meses de julho e janeiro, totalizando quatro meses de participação presencial, com atividades em tempo integral;
• Atividades a distância ao longo de quatro períodos de quatro meses, com atividades distribuídas em quatro horas semanais de participação em webconferências, fóruns e outras modalidades de comunicação.
Disciplinas obrigatórias
Dissertação de mestrado: pesquisa de campo
Dissertação de mestrado: plano de ação educacional
Linguagem e suas tecnologias I
Linguagem e suas tecnologias I
Linguagem e suas tecnologias II
Práticas de Gestão: estudos de caso I
Práticas de Gestão: estudos de caso II
Temas de Reforma da Educação Pública I
Temas de Reforma da Educação Pública II
Histórias de Vida e Profissão
Legislação e Políticas Locais
Oficina de Arte
Disciplinas eletivas
Administração e Financiamento da Educação Pública
A valiação de Programas e Políticas Educacionais
Avaliação e Indicadores Educacionais
Avaliação e Indicadores Educacionais
Desenvolvimento Profissional e Gestão da Educação Pública
Gestão do Currículo na escola
Gestão Pedagógica na Educação Matemática
Gestão Pedagógica para o Letramento
Liderança e Gestão para a Diversidade
Liderança Educacional e Gestão Escolar
Tópicos em Cognição e Processos de Ensino e Aprendizagem
Tópicos em Currículo e Educação Científica no Ensino Médio
Tópicos em Desenvolvimento Profissional de Professores
Tópicos em Educação Comparada
Tópicos em Gestão do Conhecimento
Tópicos em Liderança e Gestão Educacional
Tópicos em Reforma da Educação Pública
Democracia, Direito e Políticas Públicas
Tópicos em Avaliação Educacional
Tópicos em Economia Social
Dissertação de mestrado: pesquisa de campo
Dissertação de mestrado: plano de ação educacional
Linguagem e suas tecnologias I
Linguagem e suas tecnologias I
Linguagem e suas tecnologias II
Práticas de Gestão: estudos de caso I
Práticas de Gestão: estudos de caso II
Temas de Reforma da Educação Pública I
Temas de Reforma da Educação Pública II
Histórias de Vida e Profissão
Legislação e Políticas Locais
Oficina de Arte
Disciplinas eletivas
Administração e Financiamento da Educação Pública
A valiação de Programas e Políticas Educacionais
Avaliação e Indicadores Educacionais
Avaliação e Indicadores Educacionais
Desenvolvimento Profissional e Gestão da Educação Pública
Gestão do Currículo na escola
Gestão Pedagógica na Educação Matemática
Gestão Pedagógica para o Letramento
Liderança e Gestão para a Diversidade
Liderança Educacional e Gestão Escolar
Tópicos em Cognição e Processos de Ensino e Aprendizagem
Tópicos em Currículo e Educação Científica no Ensino Médio
Tópicos em Desenvolvimento Profissional de Professores
Tópicos em Educação Comparada
Tópicos em Gestão do Conhecimento
Tópicos em Liderança e Gestão Educacional
Tópicos em Reforma da Educação Pública
Democracia, Direito e Políticas Públicas
Tópicos em Avaliação Educacional
Tópicos em Economia Social
Destinado a: diretores de escolas e gestores da educação pública, são reservadas também, vagas para graduados interessados em exercer futuramente a profissão.
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