DFP_
Localização:Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Duração:1 Ano
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
O Mestrado em Letras do UniRitter oferece uma proposta de estudos da linguagem que integra os campos linguístico, literário e pedagógico na formação de professores, pesquisadores da área de Letras e de outras afins.
Área de concentração
Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem
Linhas de Pesquisa
Linguagem, Discurso e Sociedade
Contempla estudos sobre a linguagem como prática social, cultural e estética, bem como suas interações com diferentes sistemas semióticos e campos do saber.
Linguagem e Aprendizagem
Contempla estudos sobre a linguagem em seus fundamentos epistemológicos, simbólicos e estéticos, considerando a expressão da subjetividade e as mediações nos processos de aprendizagem e de produção do conhecimento.
Objetivos
• Geral
Desenvolver bases teórico-metodológicas para a compreensão dos processos de interação e de aprendizagem da linguagem, integrando conhecimentos linguísticos, literários e pedagógicos que contribuam para a formação de docentes, pesquisadores e profissionais das áreas de Letras, Educação e outras afins.
• Específicos
- Preparar profissionais da área de Letras e de áreas afins para mediar situações de aprendizagem e de uso da linguagem verbal em diferentes contextos.
- Desenvolver conhecimentos sobre os processos de leitura e escrita que permitam compreender a linguagem como fator constitutivo da experiência humana e das possibilidades de significá-la.
- Propor e fundamentar análises que contribuam para o estudo da linguagem no contexto das complexas formas de interação do sujeito com a diversidade sociocultural contemporânea.
Perfil do Profissional
• O Mestrado em Letras do UniRitter atende a graduados de Letras e de outras áreas do conhecimento, como Educação, Artes, Comunicação, Fonoaudiologia, Psicologia, História e Direito.
Forma professores/pesquisadores/profissionais que, valendo-se da reflexão sobre a linguagem, atuem como mediadores na construção do conhecimento face à diversidade discursiva formadora do sujeito.
Estágio de Docência
NORMATIZAÇÃO PARA AS ATIVIDADES DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA ORIENTADA
O presente documento estabelece normas e condições para a realização da atividade de Estágio de Docência Orientada no Programa de Pós-Graduação em Letras do UniRitter, obedecendo ao disposto na legislação oficial e no Regulamento do PPGL.
I – CARACTERIZAÇÃO
1. O Estágio de Docência (ED) destina-se a aprimorar a formação pedagógica dos estudantes do PPGL para atuação na docência em nível superior, por meio de projetos desenvolvidos no âmbito de disciplinas da graduação ou de atividades de extensão, na forma de cursos, oficinas ou propostas de Atividades Complementares.
2. O ED é obrigatório para os mestrandos regularmente matriculados no PPGL beneficiados com bolsa CAPES/PROSUP, conforme anexo à Portaria nº 129, de dezembro de 2006.
3. O ED é facultativo para os mestrandos regularmente matriculados no PPGL como forma de ampliação das atividades curriculares.
4. O ED corresponderá a dois créditos, não vinculados ao número de horas efetivamente cumpridas. Esses créditos não poderão substituir os créditos mínimos exigidos pelo Programa.
II – OBJETIVOS
1. Beneficiar os alunos do PPGL UniRitter com a possibilidade de experiências docentes no ensino superior.
2. Ampliar o vínculo entre a pós-graduação stricto sensu e as atividades didáticas desenvolvidas no âmbito dos cursos de graduação.
3. Articular as atividades acadêmicas do PPGL com o Programa de Educação Continuada, desenvolvido no âmbito da Extensão.
4. Possibilitar condições para o melhor desenvolvimento do projeto de pesquisa do mestrando.
III – CONDIÇÕES
1 – São estabelecidas as seguintes condições para participação no ED:
• ser aluno regularmente matriculado do PPGL;
• solicitar sua participação à Coordenação do PPGL, mediante requerimento, acompanhado de plano de estágio e parecer do orientador;
• ter cumprido os créditos correspondentes às disciplinas;
• estar desenvolvendo pesquisa compatível com disciplina de graduação ou com curso de extensão no UniRitter;
• ter obtido aprovação com conceito A ou B em todas disciplinas cursadas no PPGL;
• ter obtido aceite do professor titular da disciplina e/ou do responsável pelo setor de extensão da ProPEx.
IV – ATIVIDADES
1 – Elaboração de projeto de estágio, aprovado pelo orientador, que contemple algum aspecto da dissertação e que seja pertinente ao desenvolvimento de disciplina, curso, oficina ou atividades equivalente.
2 – Atuação em curso de graduação ou extensão durante o período de um semestre, com duração de 40h a 60h, correspondendo a dois créditos, conforme especificações abaixo:
2.1 – Atividades obrigatórias
• Observação e acompanhamento das atividades docentes da disciplina em período anterior ao ED (de 4h a 10h).
• Atuação em sala de aula compreendendo disciplinas presenciais da graduação e/ou EaD (6h/a, acrescidas de 18h de preparação).
• São consideradas atividades de preparação:
o Participação em reuniões que dizem respeito ao planejamento da disciplina de graduação ou atividade de extensão na qual será efetivado o ED.
o Participação na seleção de textos e preparo de materiais pedagógicos para desenvolvimento dos conteúdos.
• Atuação em oficinas, atividades complementares, cursos de extensão, apresentação de resultados de pesquisa a estudantes e a professores da graduação (de 6h a 10h).
• Participação na avaliação dos estudantes que compõem o grupo em que o estágio de docência foi realizado (de 6h a 10h).
2.2 – Atividades opcionais (6h cada uma)
• Orientação de estudos a alunos da graduação;
• Apresentação de trabalhos em seminários, colóquios, debates, minicursos;
• Qualificação docente para atuação em EaD (Educação a Distância).
3 – Elaboração de relatório final das atividades desenvolvidas no ED destinado à avaliação feita por comissão do PPGL.
V – AVALIAÇÃO
1. As atividades terão o acompanhamento do orientador em todas as etapas do estágio, que poderá ser interrompido de acordo com a avaliação do orientador, do professor titular da disciplina ou do responsável pela atividade desenvolvida.
2. O relatório final de ED deverá vir acompanhado de Ficha de Avaliação, conforme modelo em anexo.
VI - DISPOSIÇÕES GERAIS
Os casos omissos nesta Normatização serão analisados pela coordenação do PPGL.
O Mestrado em Letras do UniRitter oferece uma proposta de estudos da linguagem que integra os campos linguístico, literário e pedagógico na formação de professores, pesquisadores da área de Letras e de outras afins.
Área de concentração
Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem
Linhas de Pesquisa
Linguagem, Discurso e Sociedade
Contempla estudos sobre a linguagem como prática social, cultural e estética, bem como suas interações com diferentes sistemas semióticos e campos do saber.
Linguagem e Aprendizagem
Contempla estudos sobre a linguagem em seus fundamentos epistemológicos, simbólicos e estéticos, considerando a expressão da subjetividade e as mediações nos processos de aprendizagem e de produção do conhecimento.
Objetivos
• Geral
Desenvolver bases teórico-metodológicas para a compreensão dos processos de interação e de aprendizagem da linguagem, integrando conhecimentos linguísticos, literários e pedagógicos que contribuam para a formação de docentes, pesquisadores e profissionais das áreas de Letras, Educação e outras afins.
• Específicos
- Preparar profissionais da área de Letras e de áreas afins para mediar situações de aprendizagem e de uso da linguagem verbal em diferentes contextos.
- Desenvolver conhecimentos sobre os processos de leitura e escrita que permitam compreender a linguagem como fator constitutivo da experiência humana e das possibilidades de significá-la.
- Propor e fundamentar análises que contribuam para o estudo da linguagem no contexto das complexas formas de interação do sujeito com a diversidade sociocultural contemporânea.
Perfil do Profissional
• O Mestrado em Letras do UniRitter atende a graduados de Letras e de outras áreas do conhecimento, como Educação, Artes, Comunicação, Fonoaudiologia, Psicologia, História e Direito.
Forma professores/pesquisadores/profissionais que, valendo-se da reflexão sobre a linguagem, atuem como mediadores na construção do conhecimento face à diversidade discursiva formadora do sujeito.
Estágio de Docência
NORMATIZAÇÃO PARA AS ATIVIDADES DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA ORIENTADA
O presente documento estabelece normas e condições para a realização da atividade de Estágio de Docência Orientada no Programa de Pós-Graduação em Letras do UniRitter, obedecendo ao disposto na legislação oficial e no Regulamento do PPGL.
I – CARACTERIZAÇÃO
1. O Estágio de Docência (ED) destina-se a aprimorar a formação pedagógica dos estudantes do PPGL para atuação na docência em nível superior, por meio de projetos desenvolvidos no âmbito de disciplinas da graduação ou de atividades de extensão, na forma de cursos, oficinas ou propostas de Atividades Complementares.
2. O ED é obrigatório para os mestrandos regularmente matriculados no PPGL beneficiados com bolsa CAPES/PROSUP, conforme anexo à Portaria nº 129, de dezembro de 2006.
3. O ED é facultativo para os mestrandos regularmente matriculados no PPGL como forma de ampliação das atividades curriculares.
4. O ED corresponderá a dois créditos, não vinculados ao número de horas efetivamente cumpridas. Esses créditos não poderão substituir os créditos mínimos exigidos pelo Programa.
II – OBJETIVOS
1. Beneficiar os alunos do PPGL UniRitter com a possibilidade de experiências docentes no ensino superior.
2. Ampliar o vínculo entre a pós-graduação stricto sensu e as atividades didáticas desenvolvidas no âmbito dos cursos de graduação.
3. Articular as atividades acadêmicas do PPGL com o Programa de Educação Continuada, desenvolvido no âmbito da Extensão.
4. Possibilitar condições para o melhor desenvolvimento do projeto de pesquisa do mestrando.
III – CONDIÇÕES
1 – São estabelecidas as seguintes condições para participação no ED:
• ser aluno regularmente matriculado do PPGL;
• solicitar sua participação à Coordenação do PPGL, mediante requerimento, acompanhado de plano de estágio e parecer do orientador;
• ter cumprido os créditos correspondentes às disciplinas;
• estar desenvolvendo pesquisa compatível com disciplina de graduação ou com curso de extensão no UniRitter;
• ter obtido aprovação com conceito A ou B em todas disciplinas cursadas no PPGL;
• ter obtido aceite do professor titular da disciplina e/ou do responsável pelo setor de extensão da ProPEx.
IV – ATIVIDADES
1 – Elaboração de projeto de estágio, aprovado pelo orientador, que contemple algum aspecto da dissertação e que seja pertinente ao desenvolvimento de disciplina, curso, oficina ou atividades equivalente.
2 – Atuação em curso de graduação ou extensão durante o período de um semestre, com duração de 40h a 60h, correspondendo a dois créditos, conforme especificações abaixo:
2.1 – Atividades obrigatórias
• Observação e acompanhamento das atividades docentes da disciplina em período anterior ao ED (de 4h a 10h).
• Atuação em sala de aula compreendendo disciplinas presenciais da graduação e/ou EaD (6h/a, acrescidas de 18h de preparação).
• São consideradas atividades de preparação:
o Participação em reuniões que dizem respeito ao planejamento da disciplina de graduação ou atividade de extensão na qual será efetivado o ED.
o Participação na seleção de textos e preparo de materiais pedagógicos para desenvolvimento dos conteúdos.
• Atuação em oficinas, atividades complementares, cursos de extensão, apresentação de resultados de pesquisa a estudantes e a professores da graduação (de 6h a 10h).
• Participação na avaliação dos estudantes que compõem o grupo em que o estágio de docência foi realizado (de 6h a 10h).
2.2 – Atividades opcionais (6h cada uma)
• Orientação de estudos a alunos da graduação;
• Apresentação de trabalhos em seminários, colóquios, debates, minicursos;
• Qualificação docente para atuação em EaD (Educação a Distância).
3 – Elaboração de relatório final das atividades desenvolvidas no ED destinado à avaliação feita por comissão do PPGL.
V – AVALIAÇÃO
1. As atividades terão o acompanhamento do orientador em todas as etapas do estágio, que poderá ser interrompido de acordo com a avaliação do orientador, do professor titular da disciplina ou do responsável pela atividade desenvolvida.
2. O relatório final de ED deverá vir acompanhado de Ficha de Avaliação, conforme modelo em anexo.
VI - DISPOSIÇÕES GERAIS
Os casos omissos nesta Normatização serão analisados pela coordenação do PPGL.
Disciplinas
Núcleo Básico
Teorias da Linguagem
Processos de Simbolização e Aprendizagem
Linguagem e Processos Discursivos
Núcleo Complementar
Aquisição da Linguagem
Perspectivas Teóricas da Literatura
Linguagem e Diversidade Social
Discurso Literário e Intersubjetividade
Leitura e Processos de Interação
Interação em Contextos de Aprendizagem
Tópicos Especiais
Gramática e Argumentação
Gêneros Discursivos na Produção da Leitura e da Escrita
Literatura e Mediações Tecnológicas
Literaturas: expressão identitária e intertexto
Contextos de Produção da Literatura
Cultura Escrita e Processos de Letramento
Seminários
Seminário de Pesquisa (obrigatório)
Seminário de Integração Língua e Literatura
Seminários Interdisciplinares
Atividade de Formação (facultativa)
Estágio de Docência no Ensino Superior
Núcleo Básico
Teorias da Linguagem
Processos de Simbolização e Aprendizagem
Linguagem e Processos Discursivos
Núcleo Complementar
Aquisição da Linguagem
Perspectivas Teóricas da Literatura
Linguagem e Diversidade Social
Discurso Literário e Intersubjetividade
Leitura e Processos de Interação
Interação em Contextos de Aprendizagem
Tópicos Especiais
Gramática e Argumentação
Gêneros Discursivos na Produção da Leitura e da Escrita
Literatura e Mediações Tecnológicas
Literaturas: expressão identitária e intertexto
Contextos de Produção da Literatura
Cultura Escrita e Processos de Letramento
Seminários
Seminário de Pesquisa (obrigatório)
Seminário de Integração Língua e Literatura
Seminários Interdisciplinares
Atividade de Formação (facultativa)
Estágio de Docência no Ensino Superior
Documentação para Inscrição
Comprovante do pagamento da taxa de inscrição
Diploma de curso superior (fotocópia autenticada)
Histórico do curso superior (fotocópia autenticada)
Currículo no modelo Lattes
Memorial Descritivo (ver Roteiro)
Cédula de identidade (fotocópia)
Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE) com o visto de permanência atualizada, para alunos de nacionalidade estrangeira (fotocópia);
CPF (fotocópia)
Título eleitoral (fotocópia)
Comprovante de quitação eleitoral (fotocópia)
Comprovante de cumprimento das obrigações com o serviço militar para alunos do sexo masculino (fotocópia)
Foto 3x4
Registro civil de nascimento ou casamento (fotocópia)
Comprovante do pagamento da taxa de inscrição
Diploma de curso superior (fotocópia autenticada)
Histórico do curso superior (fotocópia autenticada)
Currículo no modelo Lattes
Memorial Descritivo (ver Roteiro)
Cédula de identidade (fotocópia)
Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE) com o visto de permanência atualizada, para alunos de nacionalidade estrangeira (fotocópia);
CPF (fotocópia)
Título eleitoral (fotocópia)
Comprovante de quitação eleitoral (fotocópia)
Comprovante de cumprimento das obrigações com o serviço militar para alunos do sexo masculino (fotocópia)
Foto 3x4
Registro civil de nascimento ou casamento (fotocópia)
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