Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (Pelotas, Rio Grande do Sul)
Universidade Federal de Pelotas
DFP_
Diploma oferecido:Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural
Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
O Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural objetiva qualificar profissionais de diversas áreas do conhecimento para atuar em instituições do setor público, privado ou não governamental, respondendo direta ou indiretamente à questões referentes à memória social e ao patrimônio cultural, bem como para atuar nas diferentes instâncias de gestão de memórias, além de vir a promover a valorização da auto-estima das comunidades por meio de suas ações voltadas à preservação da memória social e do patrimônio cultural, envolvendo pesquisa, educação, proteção e intervenção.
Áreas de Concentração
Estudos Interdisciplinares em Memória Social e Patrimônio caracteriza-se pela abordagem integrada de Memória e Patrimônio, no que se refere aos seguintes aspectos: desenvolver projetos de pesquisa e gestão no campo de Memória e Patrimônio; encetar a interdisciplinaridade entre as diferentes habilitações envolvidas, representadas nas áreas de formação e atuação do corpo docente (História Oral, Geografia Urbana, Arquitetura, Materiais de Restauro, Urbanismo, Arqueologia, Antropologia, Artes, Música e Fotografia); abordar as interfaces entre a cultura material (patrimônio tangível) e cultura imaterial (patrimônio intangível) e considerar a indissociabilidade entre o patrimônio cultural e o patrimônio ambiental.
Linhas de Pesquisa
Gestão de Acervos e Patrimônio
Nessa linha, desenvolvem-se trabalhos cujas finalidades estejam relacionadas à localização, ao inventário, estudo, planejamento e à execução de projetos de conservação de acervos, em seus diversos suportes, considerados como patrimoniais, bem como estudos sobre a proteção legal e constitucional do patrimônio cultural sob os matizes do material e imaterial. Aspectos relacionados ao estudo e aplicabilidade dos procedimentos de conservação e guarda de acervos em ambientes de museus e instituições culturais também serão contemplados nessa linha de pesquisa, assim como a metodologia de viabilização institucional desses projetos (financiamento, relações institucionais nos setores públicos, privados, não governamentais e agentes comunitários).
Memória e Identidade Social
Pesquisas centradas na discussão das diferentes concepções de memória, seus saturamentos e obliterações, as interfaces entre memória e cultura expressa nos diferentes suportes (suportes materiais, visuais, sonoros e orais) e espaços (museus, memoriais, arquivos, centros de documentação). Abrange estudos centrados sobre a relação memória e identidade, memórias institucionais, história oral e documento oral, buscando considerar as dimensões materiais e imateriais do patrimônio.
Patrimônio, Espaço e Território
Pesquisas com ênfase no espaço como construtor de memória, identidade e patrimônio, mediante seus atributos endógenos, na compreensão de suas características morfológicas e no uso de geotecnologias como elementos auxiliares. Serão desenvolvidas pesquisas que trabalhem com preservação patrimonial e preservação cultural, arquitetura e urbanismo, planejamento ambiental, morfologia urbana, instrumentos urbanos, modelagem urbana, ecologia de paisagem.
Histórico
O Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural é o resultante de uma série de iniciativas, ações e projetos que tiveram e têm como eixo as discussões sobre memória e patrimônio em suas diferentes formas de abordagem. Os cursos de graduação que concorreram para a viabilização da proposta desse programa possuem um longo histórico tanto temporal (Curso de Arquitetura e Urbanismo, 1971; Curso de Artes Visuais, 1971; Curso superior de Música, 1971; Licenciatura em História, 1986; Licenciatura em Geografia, 1990, Bacharelado em Museologia, 2006, Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais, 2008), quanto em termos de desenvolvimento de projetos de pesquisa,extensão e docência nas temáticas do programa.
No campo da pós-graduação o surgimento no ano 2003 de um lato sensu em Memória, Identidade e Cultura Material formou a base teórica e forneceu os princípios gerais que nortearam o surgimento, em 2006, da proposta de um Mestrado interdisciplinar em Memória Social e Patrimônio Cultural. A opção por um curso com o perfil interdisciplinar teve origem na convicção que o campo do patrimônio e da memória apresenta contribuições de diferentes áreas do conhecimento, não podendo, portanto, ficar restrito a uma única abordagem. Assim, docentes de áreas como a História, Arquitetura e Artes Visuais, com pesquisas e reflexões teóricas articulando-se a volta do tema memória e patrimônio, constituíram o grupo que constituiu em 2006, esse Mestrado.
No período entre 2006 e 2009 algumas alterações foram feitas no corpo docente com reflexos direto no perfil do curso, tais como a incorporação de outras áreas afins aos estudos patrimoniais e a abertura de novos campos investigativos.
Acervos documentais e preservação do patrimônio histórico
Arqueologia e patrimônio cultural
Espaço, memória e percepção da paisagem
Estética e cultura visual
Fotografia e memória
Identidade e memória na constituição de territórios
Memória e identidade
Memória e patrimônio musical do rio grande do sul
Metodologia da pesquisa
Oralidade e arquivos orais
Organização e gestão do patrimônio cultural
Patrimônio cultural: instituições, legislação e normalização comparadas
Patrimônio e estratégias de conservação
Perspectivas atuais da arqueologia histórica
Princípios de conservação e guarda de documentos fotográficos
Tecnologia da conservação e restauro
Turismo sustentável e patrimônio cultural
DFP_
Oferta Educativa semelhante
DFP_
DFP_