Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social (Salvador, Bahia)
Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador
DFP_
Localização:Salvador - Bahia
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social
A Universidade Católica do Salvador - UCSal, através da Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação - SPPG, apresenta à comunidade baiana o Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social. Logo que foi implantado em 2005, o curso obteve o conceito 04 (quatro) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
O Mestrado é de caráter acadêmico e tem o objetivo de criar competências acadêmicas em planejamento da cidade e da região, realizando estudos interdisciplinares que inter-relacionam os fenômenos territoriais às questões sociais e ambientais, com ênfase nas formas de intervenção planejada, tendo em vista as
condições de vida no território.
OBJETIVO
O Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, do Programa de Pós-graduação da UCSal, tem como objetivo primordial criar competências acadêmicas, em planejamento da cidade e da região, na perspectiva das condições de vida humana e social. Neste sentido, os seus estudos, de foco interdisciplinar, interrelacionam os fenômenos territoriais às questões sociais, com especial ênfase nas formas de intervenção planejada, tendo em vista as condições de vida no território. A ênfase do Curso centra-se nas escalas intra-urbana, metropolitana e regional, considerando a questão das assimetrias regionais do País, buscando, assim, priorizar análises sobre o Nordeste, particularmente a Bahia e Salvador.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Os egressos do Curso terão formação qualificada de Mestres em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social aptos a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão; integrar equipes multidisciplinares de pesquisa, consultoria e planejamento de políticas territoriais e de desenvolvimento social.
O Mestre estará qualificado para ser um docente atuante, concomitantemente à produção de conhecimento, sua transmissão e orientação de trabalhos discentes. O Mestre terá capacidade para analisar dados e indicadores, formular, elaborar, monitorar e executar tarefas de pesquisa, planos e projetos junto ao Estado e à sociedade.
Os Mestres serão capazes de: integrar equipes de elaboração e avaliação de planos e projetos sociais, econômicos, ambientais, e outros, com ênfase na dimensão territorial; prestar consultorias, avaliar, analisar e monitorar políticas e planos territoriais; formular e desenvolver pesquisa em instituições públicas e privadas, no terceiro setor e em Universidades; apoiar e assessorar a sociedade civil organizada em questões relativas à vida no território nas diferentes escalas, dimensões e indicadores; constituir acervos documentais e de dados sobre território; elaborar metodologias de pesquisa e projetos, e promover ações sócio-educativas junto à população em geral, associações de moradores, organizações não-governamentais, técnicos de governo, dentre outras.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
Territorialização e Desenvolvimento Social - a área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social prioriza a análise da dinâmica social que possa redundar em novos processos de planejamento, assumindo o território como uma instância social potencialmente agregadora e visando atingir níveis de desenvolvimento socialmente mais justos e ecologicamente prudentes em diferentes escalas e contextos.
LINHAS DE PESQUISA
Territorialidade e Planejamento Urbano e Regional
Esta linha contempla a análise do planejamento urbano e regional apoiando-se em pesquisas voltadas ao exame dos desequilíbrios regionais, bem como em pesquisas que analisam a processo histórico da urbanização e as transformações urbanas.
Projetos:
• Mudanças regionais recentes no Brasil e suas perspectivas.
• O EPUCS - Escritório de Planejamento Urbano da Cidade de Salvador (1940-1970).
• Planos diretores: Viabilidade e aplicabilidade nos municípios no estado da Bahia.
• Repovoamento e Reurbanização do Brasil no século XVIII.
Territorialidade, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente
Esta linha propõe investigar a relação entre território e sociedade na perspectiva do desenvolvimento social e da sustentabilidade. Apóia-se em projetos voltados ao exame de dinâmica social localizada, de processos histórico-sociais e produtivos, de vulnerabilidades sociais e ambientais.
Projetos:
• Salvador, transformações e permanência.
• Conhecimento científico e experiência de ruralidade.
• Diagnóstico geoambiental das praias do município de Porto Seguro com vistas ao desenvolvimento turístico sustentável.
• Reconversão da antiga industria na Península de Itapagipe/Salvador: possibilidades do trabalho informal urbano.
• Territorialização e (in) sustentabilidade rural-urbana em Lauro de Freitas.
• A percepção socioambiental dos empresários baianos no contexto periurbano da região.
• Estrutura da rede bancária e principais praças financeiras dos estados da Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
• Gestão ambiental e desenvolvimento turístico sustentável na costa do Dendê.
• Leitura crítica do pensamento social liberal atual.
Disciplinas
I. Disciplinas Obrigatórias
Teorias sobre o Território e Desenvolvimento
Metodologia de Pesquisa
II. Disciplinas Optativas
Análise de Dados e Cartografia Temática
Cidades e Planejamento
Classes, Estado e Desigualdades
Desenvolvimento Urbano-Regional
Geoprocessamento e Planejamento Territorial
Redes de Cidades Brasileiras: Processo Histórico
Região e Planejamento
Sociedade, Trabalho e Desenvolvimento
Territorialidade da Relação Campo e Cidade
III. Tópicos Especiais
III. Seminário Obrigatório
III. Trabalho Final
PÚBLICO ALVO
O Mestrado destina-se a graduados em cursos superiores que desejam aprofundar seus estudos sobre os fenômenos territoriais relacionando-os às questões econômicas, sociais, culturais e ambientais, com especial ênfase nas formas de intervenção planejada em diferentes contextos regionais ou sub-regionais.
Confere o titulo de Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social e tem como uma das suas finalidades iniciar o estudante na carreira de pesquisador.
Documentação necessária: (entregar duas vias de cada documento)
- Solicitação de Matrícula como Aluno Especial (Clique aqui)
- Formulário de Inscrição devidamente preenchido (Clique aqui)
- Exposição de Motivos para cada disciplina contendo uma descrição breve e objetiva dos motivos da solicitação de ingresso, como Aluno Especial na disciplina (Clique aqui)
- Original e cópia (ou cópia autenticada) de RG e CPF *
- Histórico do curso de graduação plena (original e cópia) *
- Diploma de graduação, obtido em curso de graduação plena, devidamente registrado ou, excepcionalmente, certidão de conclusão do curso de graduação plena, com a indicação da data de colação de grau (original e cópia) *
- 01 foto 3x4 (recente) *
- Curriculum Vitae *
* Documentos dispensados para candidatos que concorreram à vaga de Aluno Regular no processo seletivo 2011 ou que já foram alunos especiais em 2010.2
DFP_