Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (São José dos Campos, São Paulo)
Universidade do Vale do Paraíba
DFP_
Localização:São José dos Campos - São Paulo
Duração:18 Meses
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP, em São José dos Campos, São Paulo, constitui um dos poucos cursos existentes no Brasil voltados a essa temática, imprescindível para o desenvolvimento sustentado. Seu Programa, articulado como conjunto interdisciplinar, concentra-se na reflexão crítica sobre o processo de produção do espaço urbano e regional da sociedade contemporânea. Ao longo do desenvolvimento de seu extenso rol de pesquisas foi um dos pioneiros a utilizar instrumentos metodológicos das áreas de geoprocessamento e de sensoriamento remoto como recurso à agilização na obtenção de dados e imagens de modo compatível à velocidade da dinâmica urbana e regional das cidades capitalistas. Tais recursos, agregados à informação espacializada, permitem acompanhar e gerar subsídios às intervenções de controle no conflito entre o acelerado processo construtivo do ambiente e os limites necessários e desejáveis à sustentabilidade ambiental.
O Programa visa o desenvolvimento de investigações científicas, de atividades acadêmicas e de difusão científica e tecnológica na área de concentração em Processos Sócio-Espaciais e Ambientais. Com abordagem interdisciplinar, enfoca a produção do espaço urbano e regional apoiada por ferramentas teóricas advindas de diferentes áreas das ciências humanas e naturais. Neste processo de investigação, corrobora o conceito de espaço como defende Milton Santos, entendido como totalidade, expressão e instância da sociedade. Assim, objetiva contribuir para a compreensão do processo da produção social do espaço contemporâneo mediante a troca de idéias e conhecimento no plano acadêmico voltado à investigação científica, à reflexão e à análise critica, com propósitos de gerar elementos que favoreçam a transformação da realidade.
Deste modo, o Programa se estrutura a partir da experiência e das atividades de um grupo de pesquisa que busca o desenvolvimento educacional mediante a adoção de disciplinas curriculares básicas e complementares, seminários de estudos e de intercâmbio, orientação coletiva, dentre outras dinâmicas, culminando com a preparação do trabalho de conclusão, individual, sobre temas pertinentes à área de concentração e as linhas de pesquisas e projetos desenvolvidos pelos docentes.
Em seu processo de implantação, como mestrado, a UNIVAP valeu-se de suas capacitações internas, da existência de cursos equivalentes em instituições da região, bem como da premência em desenvolver conhecimento no tocante ao processo histórico da produção sócio-espacial, voltado ao plano regional e aberto a analogias com outras realidades. Outro fator motivador foi a capacitação discente em sensoriamento remoto e geoprocessamento, já absorvida pela UNIVAP e em utilização nos cursos de graduação e nível médio, como Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Cartografia, Meteorologia e Engenharia Ambiental.
A oportunidade de implantação do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional ocorreu, também, devido à dinâmica de transformações do território brasileiro, atrelada à acelerada urbanização contemporânea, com desdobramentos no Vale do Paraíba e regiões de influência. Neste quadro, a disponibilidade concreta da UNIVAP, em infra-estrutura e capacitação técnico-científica em sensoriamento remoto e geoprocessamento contribuem para acelerar o reconhecimento dos problemas físico-ambientais e territoriais para assim avaliar as implicações sociopolíticas da urbanização, das particularidades do processo de regionalização e das mudanças climáticas globais. A importância do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional extrapola, portanto, o âmbito da região do Vale do Paraíba, na medida em que possibilita o encadeamento de reflexões contínuas e sistemáticas sobre o espaço em suas escalas: local, regional, nacional e global.
Disciplinas Obrigatórias
Metodologia Científica
Produção Social do Espaço
Teoria e Metodologia do Planejamento Urbano
Teoria e Metodologia do Planejamento Regional
Processo Histórico de Urbanização no Brasil
Desenvolvimento Regional
Seminários de Dissertação
Disciplinas Optativas
Cidade e Memória
Cultura e Planejamento
Dimensões Humanas da Mudança Ambiental Global
Economia Urbana e Regional
Elementos Ambientais de Planejamento Territorial
Espaço e Sanitarismo no Brasil
Geoprocessamento aplicado ao Planejamento Urbano e Regional
Identidades Urbanas e novos Movimentos Sociais
Introdução aos estudos de População
Planejamento da Paisagem na Escala Regional
Sensoriamento Remoto aplicado ao Planejamento Urbano e Regional
Saúde e Espaço
Tendências da Urbanização Contemporânea
DFP_