DFP_
Localização:Brasília - Distrito Federal
Duração:450 Horas
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Histórico
PROGRAMA DE MESTRADO EM PSICOLOGIA/UCB
O Mestrado em Psicologia da UCB constitui um Programa de natureza acadêmica, reconhecido pela CAPES com nota 4, que objetiva favorecer a aquisição sistemática e coerente de conhecimentos e desenvolver competências para realização de pesquisas e reflexões na área de Psicologia, de modo a redimensionar a práxis profissional e acadêmica, ampliando campos de atuação e estabelecendo um diálogo profícuo com as Ciências Humanas, Sociais e da Saúde. Dessa forma, tem atraído o interesse de graduados em psicologia e áreas afins. Desde a sua implantação, no ano de 1999, o Programa tem ampliado seus horizontes e consolidado suas linhas de pesquisa. A linha do tempo apresentada abaixo destaca suas principais realizações.
1999 – Fundação
• O Programa de Mestrado em Psicologia é implantado na UCB com uma área de concentração intitulada “A complexidade da constituição do sujeito”.
2000 – Credenciamento do Programa pela CAPES
1999-2005 – Consolidação do Programa
• Forte característica de interdisciplinaridade.
• Demanda dos mestrandos reflete temas que extrapolam o bojo da estrutura inicial do Programa e, assim, delineia-se duas áreas integradas com identidades bem constituídas: de um lado, temas sobre família, saúde, desenvolvimento e psicopatologia e, de outro lado, temas relacionados a aspectos e dinâmicas culturais e sociais e organizacionais.
• Reestruturação do Programa, passando a contar, na composição do seu corpo docente, com pesquisadores das áreas de Antropologia, Lingüística, Serviço Social, Filosofia, Psicologia Social e Organizacional, além daqueles da área de Psicologia Clínica/Saúde, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento.
2005 – Configuração do Programa com duas áreas de concentração - “Saúde e Desenvolvimento Humano” e “Cultura e Organizações” - e cinco linhas de pesquisa.
• Ambas as áreas se articulavam na investigação do sujeito em múltiplos contextos sócio-culturais e institucionais, enfocando a complexidade das organizações grupais, da saúde e do desenvolvimento.
2007 – O Programa é avaliado pela CAPES com Nota 4, relativamente ao triênio 2004-2006.
2009/2010 – Uma década de construção de conhecimento em Psicologia
• Manutenção do forte compromisso social e característica interdisciplinar e reorganização do projeto pedagógico em função das mudanças no corpo docente.
• Uma área de concentração – Saúde, Cultura e Desenvolvimento Humano – congregando quatro linhas de pesquisa, assim denominadas: “Saúde Mental e Ações Terapêuticas”, “Desenvolvimento Humano em Contextos Sócio-educativos”, “Sistemas Conjugais/familiares e Cultura” e “Cultura Contemporânea e Relações humanas”.
• As linhas de pesquisa incorporam, na definição do seu objeto de estudo, as demandas do corpo docente, a configuração do corpo discente, as recomendações realizadas nas diversos relatórios de avaliação da CAPES, bem como a busca de superação das tradicionais dicotomias em ciência, com fortalecimento da visão de sistemas e formação de redes integradas.
• Características do Programa:
– Corpo docente altamente qualificado e interdisciplinar, com professores formados em reconhecidos centros de pesquisa brasileiros e internacionais, e com larga experiência em pesquisa;
– Infra-estrutura adequada ao ensino e à pesquisa e respectiva articulação com as atividades de extensão;
– Compromisso com as demandas sociais da sua região;
– Estreita colaboração com as instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, contribuindo para a consolidação do Centro-Oeste como um pólo de ciência e tecnologia competente na área de Psicologia;
– Revisões embasadas nas sucessivas avaliações e recomendações do Comitê de Avaliação da CAPES.
Objetivos
O Mestrado em Psicologia tem como objetivos fundamentais:
1. Formar mestres para o exercício de uma prática profissional e acadêmica de alto nível, com qualificação para desenvolver atividades de ensino e de pesquisa que contribuam para a produção de conhecimentos em Psicologia;
2. desenvolver pesquisa científica que contribua com a produção de conhecimento em Psicologia e com o aprimoramento da ação profissional e acadêmica;
3. aprofundar a formação científico-profissional alcançada na graduação, em uma perspectiva integradora, que permita ao/à pós-graduando/a identificar e analisar os principais problemas epistemológicos, teóricos, metodológicos e práticos que caracterizam o debate em Psicologia na atualidade;
4. atender o público alvo da Região Centro-Oeste, oferecendo-lhe um Programa diferenciado pela sua concepção e articulação.
Área de concentração:
• Saúde, Cultura e Desenvolvimento Humano
A área congrega linhas e projetos de pesquisa cujo objetivo é produzir conhecimentos em Psicologia e possibilitar a aquisição de competências para avaliação e intervenção no campo profissional no que concerne ao desenvolvimento humano, aos sistemas conjugais e familiares, aos processos de saúde e às ações terapêuticas, à cultura contemporânea e suas dinâmicas.
Linhas de pesquisa:
• Saúde Mental e Ações Terapêuticas
Estuda os processos de saúde e de adoecimento no curso do desenvolvimento humano. Investiga os processos patológicos e de saúde, de avaliação diagnóstica e de intervenções terapêuticas. Interessa-se ainda por temas relativos à religiosidade, à morte, à sexualidade e aos processos de subjetivação.
• Desenvolvimento Humano em Contextos Sócio-educativos
Investiga os processos psicológicos de desenvolvimento e aprendizagem e o comportamento humano em situações de saúde e risco, sua interação com os contextos sócio-culturais e educativos, sobretudo família e escola. Estuda, ainda, as questões afeitas à formação e atuação de profissionais das áreas de saúde e educação.
• Sistemas Conjugais/Familiares e Cultura:
Investiga a saúde e o desenvolvimento dos processos relacionais nos sistemas conjugal e familiar, em múltiplos contextos ao longo do ciclo de vida familiar, bem como aspectos psicossocioculturais de fenômenos como violência intrafamiliar, drogadição, problemas de conduta na adolescência e sexualidade.
• Cultura Contemporânea e Relações Humanas:
Investiga as dimensões da cultura contemporânea que dizem respeito ao impacto, sobre as relações humanas e sobre as subjetividades, das novas linguagens e tecnologias, novas estratégias e valores sociais, bem como suas expressões tradicionais. Seus principais eixos temáticos, em uma perspectiva interdisciplinar, são: “relações de gênero”, “poder, alteridade e formas de violência”, “adolescência e trabalho”, “nomadismos e diversidade”, “religiosidades”.
PROGRAMA DE MESTRADO EM PSICOLOGIA/UCB
O Mestrado em Psicologia da UCB constitui um Programa de natureza acadêmica, reconhecido pela CAPES com nota 4, que objetiva favorecer a aquisição sistemática e coerente de conhecimentos e desenvolver competências para realização de pesquisas e reflexões na área de Psicologia, de modo a redimensionar a práxis profissional e acadêmica, ampliando campos de atuação e estabelecendo um diálogo profícuo com as Ciências Humanas, Sociais e da Saúde. Dessa forma, tem atraído o interesse de graduados em psicologia e áreas afins. Desde a sua implantação, no ano de 1999, o Programa tem ampliado seus horizontes e consolidado suas linhas de pesquisa. A linha do tempo apresentada abaixo destaca suas principais realizações.
1999 – Fundação
• O Programa de Mestrado em Psicologia é implantado na UCB com uma área de concentração intitulada “A complexidade da constituição do sujeito”.
2000 – Credenciamento do Programa pela CAPES
1999-2005 – Consolidação do Programa
• Forte característica de interdisciplinaridade.
• Demanda dos mestrandos reflete temas que extrapolam o bojo da estrutura inicial do Programa e, assim, delineia-se duas áreas integradas com identidades bem constituídas: de um lado, temas sobre família, saúde, desenvolvimento e psicopatologia e, de outro lado, temas relacionados a aspectos e dinâmicas culturais e sociais e organizacionais.
• Reestruturação do Programa, passando a contar, na composição do seu corpo docente, com pesquisadores das áreas de Antropologia, Lingüística, Serviço Social, Filosofia, Psicologia Social e Organizacional, além daqueles da área de Psicologia Clínica/Saúde, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento.
2005 – Configuração do Programa com duas áreas de concentração - “Saúde e Desenvolvimento Humano” e “Cultura e Organizações” - e cinco linhas de pesquisa.
• Ambas as áreas se articulavam na investigação do sujeito em múltiplos contextos sócio-culturais e institucionais, enfocando a complexidade das organizações grupais, da saúde e do desenvolvimento.
2007 – O Programa é avaliado pela CAPES com Nota 4, relativamente ao triênio 2004-2006.
2009/2010 – Uma década de construção de conhecimento em Psicologia
• Manutenção do forte compromisso social e característica interdisciplinar e reorganização do projeto pedagógico em função das mudanças no corpo docente.
• Uma área de concentração – Saúde, Cultura e Desenvolvimento Humano – congregando quatro linhas de pesquisa, assim denominadas: “Saúde Mental e Ações Terapêuticas”, “Desenvolvimento Humano em Contextos Sócio-educativos”, “Sistemas Conjugais/familiares e Cultura” e “Cultura Contemporânea e Relações humanas”.
• As linhas de pesquisa incorporam, na definição do seu objeto de estudo, as demandas do corpo docente, a configuração do corpo discente, as recomendações realizadas nas diversos relatórios de avaliação da CAPES, bem como a busca de superação das tradicionais dicotomias em ciência, com fortalecimento da visão de sistemas e formação de redes integradas.
• Características do Programa:
– Corpo docente altamente qualificado e interdisciplinar, com professores formados em reconhecidos centros de pesquisa brasileiros e internacionais, e com larga experiência em pesquisa;
– Infra-estrutura adequada ao ensino e à pesquisa e respectiva articulação com as atividades de extensão;
– Compromisso com as demandas sociais da sua região;
– Estreita colaboração com as instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, contribuindo para a consolidação do Centro-Oeste como um pólo de ciência e tecnologia competente na área de Psicologia;
– Revisões embasadas nas sucessivas avaliações e recomendações do Comitê de Avaliação da CAPES.
Objetivos
O Mestrado em Psicologia tem como objetivos fundamentais:
1. Formar mestres para o exercício de uma prática profissional e acadêmica de alto nível, com qualificação para desenvolver atividades de ensino e de pesquisa que contribuam para a produção de conhecimentos em Psicologia;
2. desenvolver pesquisa científica que contribua com a produção de conhecimento em Psicologia e com o aprimoramento da ação profissional e acadêmica;
3. aprofundar a formação científico-profissional alcançada na graduação, em uma perspectiva integradora, que permita ao/à pós-graduando/a identificar e analisar os principais problemas epistemológicos, teóricos, metodológicos e práticos que caracterizam o debate em Psicologia na atualidade;
4. atender o público alvo da Região Centro-Oeste, oferecendo-lhe um Programa diferenciado pela sua concepção e articulação.
Área de concentração:
• Saúde, Cultura e Desenvolvimento Humano
A área congrega linhas e projetos de pesquisa cujo objetivo é produzir conhecimentos em Psicologia e possibilitar a aquisição de competências para avaliação e intervenção no campo profissional no que concerne ao desenvolvimento humano, aos sistemas conjugais e familiares, aos processos de saúde e às ações terapêuticas, à cultura contemporânea e suas dinâmicas.
Linhas de pesquisa:
• Saúde Mental e Ações Terapêuticas
Estuda os processos de saúde e de adoecimento no curso do desenvolvimento humano. Investiga os processos patológicos e de saúde, de avaliação diagnóstica e de intervenções terapêuticas. Interessa-se ainda por temas relativos à religiosidade, à morte, à sexualidade e aos processos de subjetivação.
• Desenvolvimento Humano em Contextos Sócio-educativos
Investiga os processos psicológicos de desenvolvimento e aprendizagem e o comportamento humano em situações de saúde e risco, sua interação com os contextos sócio-culturais e educativos, sobretudo família e escola. Estuda, ainda, as questões afeitas à formação e atuação de profissionais das áreas de saúde e educação.
• Sistemas Conjugais/Familiares e Cultura:
Investiga a saúde e o desenvolvimento dos processos relacionais nos sistemas conjugal e familiar, em múltiplos contextos ao longo do ciclo de vida familiar, bem como aspectos psicossocioculturais de fenômenos como violência intrafamiliar, drogadição, problemas de conduta na adolescência e sexualidade.
• Cultura Contemporânea e Relações Humanas:
Investiga as dimensões da cultura contemporânea que dizem respeito ao impacto, sobre as relações humanas e sobre as subjetividades, das novas linguagens e tecnologias, novas estratégias e valores sociais, bem como suas expressões tradicionais. Seus principais eixos temáticos, em uma perspectiva interdisciplinar, são: “relações de gênero”, “poder, alteridade e formas de violência”, “adolescência e trabalho”, “nomadismos e diversidade”, “religiosidades”.
Metodologia de pesquisa em psicologia
Sistemas teóricos do pensamento psicológico
Elaboração de projeto
Elaboração de dissertação I
Elaboração de dissertação II
Optativas
Estatística inferencial
Procedimentos da pesquisa qualitativa (op/tc)
Epistemologia e psicologia (op/tc)
Estágio em docência
Processos de saúde e adoecimento
Psicopatologia e psicodiagnóstico
Intervenções terapêuticas
T.e.p.p.a.t - tema 1: psicologia e senso religioso
T.e.p.p.a.t - tema 02: fundam. E aplicações da fenomenologia
T.e.p.p.a.t - tema 03: sáude, intervenção e ética
T.e.p.p.a.t - tema 04: gênero, saúde e intervenção
T.e.p.p.a.t - tema 05: arte e saúde mental
T.e.p.p.a.t. - tema 06: teoria e clínica do método rorschach
Processos de desenvolv. E aprendizagem no contexto escolar
T.e.p.p.a.t - tema 7: teoria e clínica psicanalítica
Teorias do desenvolvimento humano
Desenvolvimento humano atípico
T.e.d.h.c.s.e: tema 01 - pens.e ling.na persp. Vygotskiana
T.e.d.h.c.s.e - tema 02: defectologia na persp. Vygostiana
T.e.d.h.c.s.e - tema 03: altas hab.e tal.: desenv.e educação
t.e.d.h.c.s.e: tema 4 - criatividade e suas imp.educacionais
T.e.d.h.c.s.e - tema 05:questões cont.em ensino-aprendizagem
T.e.d.h.c.s.e - tema 06: juventude, educação e sociedade
T.e.d.h.c.s.e. - tema 07: psicanálise e educação
Intervenção conjugal e familiar
Família e saúde mental
Sociedade, família e constituição do sujeito
Seminario de elaboracao de projeto
Alteridade e poder no mundo contemporâneo
Mal-estar na cultura e reinvenção das relações humanas
Representação social e imaginário
T.E.C.C.R.H - tema 1: desejo, poder e ética
Cultura e poder organizacional
Valores e comportamento
Cultura e comportamento organizacional
T.E.F.C.O: tema 01: cultura e mudança
Sistemas teóricos do pensamento psicológico
Elaboração de projeto
Elaboração de dissertação I
Elaboração de dissertação II
Optativas
Estatística inferencial
Procedimentos da pesquisa qualitativa (op/tc)
Epistemologia e psicologia (op/tc)
Estágio em docência
Processos de saúde e adoecimento
Psicopatologia e psicodiagnóstico
Intervenções terapêuticas
T.e.p.p.a.t - tema 1: psicologia e senso religioso
T.e.p.p.a.t - tema 02: fundam. E aplicações da fenomenologia
T.e.p.p.a.t - tema 03: sáude, intervenção e ética
T.e.p.p.a.t - tema 04: gênero, saúde e intervenção
T.e.p.p.a.t - tema 05: arte e saúde mental
T.e.p.p.a.t. - tema 06: teoria e clínica do método rorschach
Processos de desenvolv. E aprendizagem no contexto escolar
T.e.p.p.a.t - tema 7: teoria e clínica psicanalítica
Teorias do desenvolvimento humano
Desenvolvimento humano atípico
T.e.d.h.c.s.e: tema 01 - pens.e ling.na persp. Vygotskiana
T.e.d.h.c.s.e - tema 02: defectologia na persp. Vygostiana
T.e.d.h.c.s.e - tema 03: altas hab.e tal.: desenv.e educação
t.e.d.h.c.s.e: tema 4 - criatividade e suas imp.educacionais
T.e.d.h.c.s.e - tema 05:questões cont.em ensino-aprendizagem
T.e.d.h.c.s.e - tema 06: juventude, educação e sociedade
T.e.d.h.c.s.e. - tema 07: psicanálise e educação
Intervenção conjugal e familiar
Família e saúde mental
Sociedade, família e constituição do sujeito
Seminario de elaboracao de projeto
Alteridade e poder no mundo contemporâneo
Mal-estar na cultura e reinvenção das relações humanas
Representação social e imaginário
T.E.C.C.R.H - tema 1: desejo, poder e ética
Cultura e poder organizacional
Valores e comportamento
Cultura e comportamento organizacional
T.E.F.C.O: tema 01: cultura e mudança
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