Mestrado em Química (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
O programa de Pós-Graduação em Química compreende dois níveis: Mestrado e Doutorado em Química nas áreas de concentração de Química Analítica e Química Inorgânica. Os projetos de pesquisa são, em grande maioria, voltados para a Química Ambiental, Química dos Organismos Vivos, Catálise e Química do Petróleo.
No presente o Departamento de Química, na Pós-Graduação, conta com um corpo docente de 12 professores-pesquisadores em tempo integral e contínuo. Todos os docentes têm Doutorado no Brasil ou no exterior. A maioria fez Pós-Doutorado no Exterior.
Quanto ao corpo discente, formado por alunos de doutorado, mestrado e graduação, está perfeitamente integrado no que diz respeito à pesquisa, pois a maioria dos alunos de graduação faz Iniciação Científica com bolsas PIBIC/CNPq, FAPERJ e ANP.
A produção acadêmica de pesquisa registra 299 dissertações de mestrado e 116 teses de doutorado defendidas e aprovadas até agosto de 2005. Os resultados dessas pesquisas despertaram o interesse de várias organizações científicas, possibilitando assim a assinatura de convênios com órgãos de ensino e pesquisa brasileiros e estrangeiros.
Os projetos de pesquisa no Departamento têm apoio institucional e os bolsistas de mestrado e doutorado recebem suas bolsas da CAPES, CNPq e FAPERJ. Instituições como FINEP, ANP, PETROBRÁS, BID, CNPq e FAPERJ vêm patrocinando projetos específicos no Departamento. Adicionalmente os projetos de cooperação internacional são principalmente apoiados pelas seguintes organizações: Conselho Britânico, GMD/CNPq e CAPES.
As áreas de Química Analítica e de Química Inorgânica compartilham da excelente infra-estrutura analítica laboratorial para geração de dados e, desta forma, não há uma separação rígida entre as duas áreas resultando em mútuo benefício.
O Departamento tem os seguintes laboratórios de ensino e pesquisa: Química Geral, Bioquímica, Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica, Bioinorgânica, Caracterização de Combustíveis, Catálise, Catálise Ambiental e Reatividade de Sólidos, Eletroanalítica, Espectrometria Atômica (Absorção, Emissão e Massa/ICP/MS), Espectrometria e Eletroquímica Aplicada – Ultra Violeta e Visível, Voltametria e Fluorimetria (LEEA), Espectrometria Nuclear (alfa e gama), Espectrometria Vibracional: RAMAN, Infra-Vermelho, Estudos Ambientais (LEA), Estudos marinhos e Ambientais (LABMAN), Química Inorgânica do petróleo, laboratório Especializado em Meio Ambiente (LEMA).
Nas Bibliotecas Setorial (DBS-CTC) e Central (DBD), o Departamento tem um acervo de 7.163 títulos e 9505 exemplares de livros (incluindo teses, folhetos, referências, publicações) e 205 títulos e 6711 exemplares de periódicos. Através da home-page da PUC-Rio, cada professor e aluno pode-se conectar à Biblioteca Central onde terá acesso, atualmente, a bases de literatura (CD-ROM ou on-line) entre elas: Periódicos on-line da CAPES; Science Direct (Elsevier); IDEAL; UNCOVER, Web of Science e vários outros. Todos os serviços das Bibliotecas estão automatizados, incluindo consultas, empréstimo, acesso a bancos de dados, e acesso à rede local da Biblioteca Central. Vários serviços de bases de dados via internet estão disponíveis para acesso através de senha, possibilitando ao pesquisador fazer a consulta/pesquisa a partir do seu próprio escritório ou casa. Foram comprados pelo Departamento de Química e instalados no DBS-CTC, 8 micros para acesso dos usuários à INTRANET e INTERNET (consulta, empréstimo, pesquisa bibliográfica) e para o DBD um equipamento servidor de CD-ROM, com software de gerenciamento, o que possibilitará o acesso remoto às informações contidas nos CDs.
O DQ também foi pioneiro na organização de eventos, sendo precursor do Encontro Nacional de Química Analítica – ENQA (que organizou em 1982, 1983 e 1993), do Rio Symposium on Atomic Spectrometry (organizados no DQ em 1988, 1992 e 2004), e da escola de verão em QUIMIOMETRIA que teve suas três primeiras versões realizadas no DQ (1999, 2000 e 2004). Além desses eventos outros como o I International Symposium on the Chemistry of Tropical Marine Systems, 1985, o II Rio Conference on the Chemistry of Tropical Marine Systems, 1987 e o IV Simpósio Nacional de Química Inorgânica, 1988, também foram realizados pelo DQ.
Objetivos
O objetivo do programa de Pós-Graduação em Química, da PUC-Rio, é capacitar seus alunos a exercerem, com sucesso, num mundo cada vez mais competitivo, o magistério do ensino superior e a pesquisa científica inovadora, ou realizarem trabalhos especializados ligados à indústria química. Assim, é dada ênfase ao desenvolvimento e aprimoramento da capacidade individual do aluno, tanto no trabalho experimental, colocando-o em contato com as mais modernas técnicas instrumentais, como nas áreas teóricas, didáticas e da informática.
Histórico
O Departamento de Química da PUC-Rio foi fundado em 1959 pelo seu idealizador e diretor, por vários anos, Dr. Pe. Leopoldo Hainberger, S.J.. O então Instituto de Química da PUC-Rio, funcionou em instalações precárias durante vários anos, mercê de subsídios iniciais pelo Conselho Nacional de Pesquisa e do auxílio da CAPES, que permitiram o início de pesquisas do domínio da Química, as quais resultaram em apreciável volume de publicações em revistas nacionais e internacionais. A carência de bons Químicos, necessários para o desenvolvimento econômico nacional, exigia a criação de uma instituição de maior vulto, pois a primeira escola superior de Química, no Brasil, havia sido fundada em 1933 e até então, a química como ciência, era estudada majoritariamente por médicos e farmacêuticos.
Escasseavam porém, os recursos necessários para a construção de um edifício adequado para esse centro de nível superior em Química, o que só se tornou possível após a doação de verbas consideráveis por parte de várias instituições alemãs, que manifestaram a sua compreensão pelo problema e, generosamente, contribuíram para a sua solução. Assim com a doação de DM 150.000 pela Adam Schall von Bell e. V. foi possível começar as obras em 1965; em seguida recebeu-se um auxílio maciço de DM 2.750,000 da Zentralstelle Fur Entwicklungshilfe e DM 162.000 da Misereor, bem como outras contribuições de entidades brasileiras: CAPES e várias empresas privadas, em especial a Esso Brasileira de Petróleo.
Em 1968 foi doado o equipamento básico pela Stiftung Volkswagenwerk, complementado com outros adquiridos através de recursos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico. Por seu lado, a Farbenfabriken Bayer de Leverkusen doou uma grande quantidade de reagentes e, a partir do 2º. semestre de 1969, o Instituto, Departamento após a reforma universitária, tornou-se operacional.
De 1969 até 1977 o seu funcionamento foi garantido pelo BNDE e desde 1978 pela FINEP; após a FINEP, assumiu o MCT, subsidiando os programas de pesquisas em curso. Salienta-se, o apoio dado pelo Governo e Instituições Alemãs, que enviaram professores de alto nível para ajudar o começo das atividades de ensino, tanto na graduação como na pós-graduação.
Foram criados os cursos de graduação em Engenharia Química, Química Industrial, Bacharelado e Licenciatura em Química. O curso de Licenciatura foi reconhecido pelo CEF, através do decreto 76.181/75, o Bacharelado em Química pelo mesmo Decreto, de acordo com a Portaria 44/72, o da Química Industrial pelo Decreto 76.158/75 e da Engenharia Química pelo decreto 31.443/72.
O CNPq reconheceu o departamento como Centro de Excelência nos cursos de Mestrado (Processo 13921/69) e Doutorado (Processo 1294/72). A CAPES avaliou os cursos de Mestrado e Doutorado que são credenciados pelo CEF através dos pareceres nºs 3503/75 e 351/81, respectivamente. Eles foram recredenciados pelo CFE através do processo 23001.000072/86-91, parecer nº 666/87 de 24.11.86.
Mestrado e Doutorado
Química Analítica
Disciplinas Obrigatórias
Química Analítica Avançada
Físico-Química Avançada
Laboratório de Química Avançada
Seminário I
Metrologia Química
Dissertação de Mestrado (1)
Tese de Doutorado (2)
Exame de Qualificação (2)
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês)
Estágio Docência da Graduação (1)
Estágio Docência da Graduação (2)
Estágio Docência da Graduação (2)
(1) Mestrado
(2) Doutorado
Química Inorgânica
Disciplinas Obrigatórias
Química Inorgânica Avançada I
Físico-química Avançada
Laboratório de Química Avançada
Seminário I
Metrologia Química
Dissertação de Mestrado
Tese de Doutorado2
Exame de Qualificação2
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês)
Estágio Docência da Graduação(1)
Estágio Docência da Graduação(2)
Estágio Docência da Graduação(2)
(1) Mestrado
(2) Doutorado
Química Analítica
Disciplinas Eletivas
Química Eletroanalítica
Métodos Espectroscópicos I
Métodos Espectroscópicos II
Cromatografia Líquida Moderna
Métodos Radioquímicos e Nucleares em Química Analítica
Tópicos Especiais de Química Analítica
Métodos de Separação
Tópicos Especiais de Química Orgânica
Tópicos Especiais de Química Orgânica
Métodos de Análise de Compostos Orgânico
Química Orgânica Avançada
Química Nuclear
Química Aquática
Química Oceanográfica
Laboratório de Eletroanálise
Laboratório de Métodos Espectroscópio I
Laboratório de Métodos Espectroscópio II
Laboratório de Química Analítica Nuclear I
Laboratório de Metodos Analíticos em Química do Mar
Tópicos Especiais de Química Analítica
Laboratório de Métodos de Separação
Laboratório de Analíse Compostos Orgânicos
Laboratório de Química e Instrumentação Nuclear
Química Inorgânica
Disciplinas Eletivas
Química dos Compostos de Coordenação
Laboratório de Síntese e Caracterização de Compostos Inorgânicos I
Tópicos Especiais de Química Inorgânica
Tópicos Especiais de Química Inorgânica
Química Inorgânica Avançada II
Tópicos Especiais de Fisico-química
Tópicos Especiais de Fisico-química
Cinética de Reações Químicas
Tópicos Especiais de Bioquímica
Tópicos Especiais de Bioquímica
Espectroscopia Molecular
Química Computacional
Bioinorgânica
Laboratório de Espectroscopia Molecular
Laboratório de Síntese e Caracterização de Compostos Inorgânicos II
Catálise Heterogênea
Cristalografia e Análise por Raio-X
Disciplinas Eletivas de Caráter Geral
Pesquisa de Tese de Doutorado I
Pesquisa de Tese de Doutorado II
Seminário II
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Atenção!
As disciplinas eletivas correspondentes às duas Áreas de Concentração são as recomendadas para cada Área, respectivamente. Entretanto, de acordo com recomendações do Professor Orientador, não é excluída a possibilidade de o aluno cursar disciplinas da outra Área ou de outros Programas de Pós-Graduação.
*
Ser graduado em curso superior (Química ou equivalente) que forneça ao aluno uma base sólida necessária para desenvolver o programa de Pós-Graduação.
*
Ser aprovado de acordo com as normas estabelecidas pela pela Comissão de Pós-Graduação (entrevista ou prova de seleção).
*
O aluno que tiver concluído o Curso de Especialização em Química e for admitido ao Curso de Mestrado em Química da PUC-RIO, poderá ter aproveitados neste último Curso os créditos alcançados nos cursos de Especialização, sob as seguintes condições:
*
Correspondam a disciplinas incluidas no Programa de mestrado em Química da PUC-RIO.
*
Não ultrapassem 2/3 do total mínimo exigido para o Mestrado.
*
Neles o aluno tenha alcançados conceito igual ao que é exigido pelo Departamento para a aprovação no Curso de Mestrado.
Os candidatos ao Mestrado em Química da PUC-RIO poderão, de acordo com os resultados do exame de seleção, ser orientados previamente para os Cursos de Aperfeiçoamento ou Especialização, findos os quais poderão ser admitidos ao Curso de Mestrado, caso preencham todos os requisitos.
DFP_
DFP_
DFP_