Mestrado em Relações Internacionais (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais oferecido pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio é constituído por um curso de Mestrado e um curso de Doutorado. Estes dois cursos, com características distintas do ponto de vista do tempo exigido para sua realização e do nível de exigência e titulação que cada um se propõe a alcançar, estão intrinsecamente articulados entre si em termos de ensino e pesquisa, formando uma estrutura curricular comum e um programa único de investigação.
Objetivos
Mestrado
O Mestrado em Relações Internacionais objetiva formar profissionais especializados em Política Internacional capazes de produzir e multiplicar conhecimentos nesta área.
Histórico
A história da Pós-Graduação do IRI se inicia em 1987 quando o Instituto, tendo completado, aproximadamente, sete anos de criação – anos dedicados à institucionalização da área de estudos de Relações Internacionais dentro da universidade brasileira e a institucionalização do próprio Instituto – se propôs a dar mais um passo nesse caminho abrindo um Programa de Mestrado em Relações Internacionais. Logo no primeiro semestre deste ano o Programa incorpora sua primeira turma. Em seguida ao reconhecimento pela CAPES, na forma de um “Curso de Mestrado em Relações Internacionais em Fase de Implantação”, seus alunos passaram a ser beneficiados com bolsas de manutenção concedidas pelas agências de fomento CAPES e CNPq, concessão que permitiu que se dedicassem, em tempo integral, às atividades do programa.
Paralelamente, o Programa de Pesquisa do IRI se fortaleceu com a constituição de linhas temáticas com maior grau de definição e especialização em termos de seu objeto de estudo e dos instrumentos teórico-metodológicos utilizados.
Nos anos que se seguiram, o IRI prosseguiu no caminho de integrar, cada vez mais pesquisa e ensino, mediante uma reavaliação permanente de suas linhas de investigação, de seus projetos individuais de pesquisa e da grade curricular de seu curso de Mestrado. No segundo semestre letivo de 1999 o IRI implantou um Curso de Complementação de Estudos (Curso Seqüencial) em nível de graduação, que deu ao Instituto maior legitimidade no seio da comunidade acadêmica do país e conduziu a um avanço na institucionalização do campo de estudos das Relações Internacionais. Finalmente em 2002 inaugurou-se o bacharelado em Relações Internacionais.
Em termos de recursos humanos, o IRI, depois de um início em que seu corpo acadêmico fora constituído por professores/pesquisadores de diferente formação no campo das Ciências Sociais, optou por privilegiar a incorporação a seu corpo docente de professores com Ph.D em Relações Internacionais obtidos em universidades estrangeiras.
Após esse período em que o Instituto como um todo testemunhou a consolidação da área de conhecimento no qual o programa está inserido e tendo em vista a incorporação à sua equipe de doutores em Relações Internacionais egressos das melhores universidades da Europa e dos Estados Unidos, foi criado no segundo semestre de 2001 o seu curso de Doutorado, dessa forma oferecendo à comunidade discente uma formação completa na área com um programa avaliado com nota 5 pela CAPES.
Disciplinas Obrigatórias no Mestrado
Teoria das Relações Internacionais I
Teoria das Relações Internacionais II
Metodologia das Ciências Sociais
Seminário de Dissertação
Política Internacional
Dissertação de Mestrado
Estágio Docência na Graduação
Teoria Política Contemporânea
Disciplinas Eletivas
Relações Internacionais da América Latina
Organizações e Instituições Internacionais
Tópicos de Relações Internacionais I
Tópicos de Relações Internacionais II
Tópicos de Política Externa Brasileira I
Tópicos de Política Externa Brasileira II
Relações Internacionais e Meio Ambiente
Segurança Internacional
Economia Política das Relações Internacionais
Direitos Humanos e Relações Internacionais
Estado e Democracia na América Latina
Teoria Política Moderna
Direito das Relações Internacionais
Processo de Integração Regional
História das Relações Internacionais
Análise de Política Externa
Política Externa Brasileira
Estágio Docente
O Programa exige dos candidatos:
- Diploma de graduação
Processo de seleção:
- Avaliação do histórico escolar, do curriculum vitae e da proposta de trabalho;
- Prova de conhecimento de duas línguas estrangeiras (inglês e francês ou espanhol);
- Prova de conhecimentos com base na bibliografia divulgada no edital de seleção;
- Entrevista.
Documentação:
- ficha de inscrição;
- duas folhas de referência;
- uma foto;
- xerox do diploma de graduação e da certidão de casamento ou nascimento.
DFP_
Oferta Educativa semelhante
DFP_
DFP_