Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação (Mogi das Cruzes, São Paulo)

Universidade Braz Cubas
DFP_
Localização:Mogi das Cruzes - São Paulo
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
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Apresentação
O Programa de Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação teve início em agosto de 2004, por meio de recomendação da CAPES, Parecer CNE/CES 314/2004. O Programa está alocado na Área Interdisciplinar, na Câmara Temática: Sociais e Humanidades, tem nota 3 e foi recomendado pela CAPES, conforme Portaria CNE/CES 524/2008.
Trata-se de programa interdisciplinar, cujas áreas que contempla já têm, isoladamente, esse caráter. O Programa se propõe explorar as inter-relações possíveis entre elas, visando instituir práticas interdisciplinares de pesquisa que alarguem a produção e disseminação do conhecimento, no campo da formação do sujeito e das múltiplas linguagens presentes na contemporaneidade.
O objeto de estudo do Programa é a Constituição do Sujeito em todas as suas dimensões frente às dinâmicas sociais, mediadas pelas linguagens e tecnologias decorrentes, sob a perspectiva interdisciplinar contemporânea. Na indissociabilidade natureza e cultura, consideram-se a educação, os sistemas de valores, de crença, o imaginário, os ritos sustentados em discursos verbais, não-verbais e sincréticos.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Linguagens e Constituição do Sujeito
A área de concentração enfoca as linguagens na constituição e na formação do sujeito e sua complexidade na intersecção natureza-cultura, isto é, na produção e vivência do universo simbólico. De modo interdisciplinar, a área compreende a educação formal, informal e não-formal, os discursos e as representações do objeto a ser investigado em seu contexto.
OBJETIVOS: Formar pesquisadores capazes de:
I. Analisar como as múltiplas linguagens e as tecnologias de informação e comunicação contribuem para ampliação do acesso do sujeito ao conhecimento.
II. Investigar os processos de constituição e formação do sujeito, em variados ambientes de aprendizagem, considerando a diversidade social, cultural e tecnológica.
III. Explorar metodologias distintas que permitam o desenvolvimento de novas leituras sobre os processos simbólicos e seus reflexos sobre a formação do sujeito.
Linhas de Pesquisa
LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E CULTURAS: Pesquisa as relações multi, inter e transdisciplinares de linguagens, tecnologias e culturas em seus respectivos discursos e sistemas de valores. Estuda linguagens, tecnologias, tensões sociais, fenômenos e manifestações culturais. Possibilita investigar a linguagem hipermidiática na elaboração de aplicativos e materiais didáticos. Envolve domínios conceituais, críticos, teóricos e metodológicos das Ciências Humanas e Sociais.
CONSTITUIÇÃO E FORMAÇÃO DO SUJEITO: Pesquisa as relações multi, inter e transdisciplinares de processos de constituição e formação do sujeito na escola, no trabalho, nas instituições e organizações sociais. Considera a diversidade cultural, a etnicidade, as relações de gênero e os processos cognitivos. Envolve os domínios conceituais, críticos, teóricos e metodológicos das Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Saúde e Ciências da Educação.
O Programa de Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação teve início em agosto de 2004, por meio de recomendação da CAPES, Parecer CNE/CES 314/2004. O Programa está alocado na Área Interdisciplinar, na Câmara Temática: Sociais e Humanidades, tem nota 3 e foi recomendado pela CAPES, conforme Portaria CNE/CES 524/2008.
Trata-se de programa interdisciplinar, cujas áreas que contempla já têm, isoladamente, esse caráter. O Programa se propõe explorar as inter-relações possíveis entre elas, visando instituir práticas interdisciplinares de pesquisa que alarguem a produção e disseminação do conhecimento, no campo da formação do sujeito e das múltiplas linguagens presentes na contemporaneidade.
O objeto de estudo do Programa é a Constituição do Sujeito em todas as suas dimensões frente às dinâmicas sociais, mediadas pelas linguagens e tecnologias decorrentes, sob a perspectiva interdisciplinar contemporânea. Na indissociabilidade natureza e cultura, consideram-se a educação, os sistemas de valores, de crença, o imaginário, os ritos sustentados em discursos verbais, não-verbais e sincréticos.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Linguagens e Constituição do Sujeito
A área de concentração enfoca as linguagens na constituição e na formação do sujeito e sua complexidade na intersecção natureza-cultura, isto é, na produção e vivência do universo simbólico. De modo interdisciplinar, a área compreende a educação formal, informal e não-formal, os discursos e as representações do objeto a ser investigado em seu contexto.
OBJETIVOS: Formar pesquisadores capazes de:
I. Analisar como as múltiplas linguagens e as tecnologias de informação e comunicação contribuem para ampliação do acesso do sujeito ao conhecimento.
II. Investigar os processos de constituição e formação do sujeito, em variados ambientes de aprendizagem, considerando a diversidade social, cultural e tecnológica.
III. Explorar metodologias distintas que permitam o desenvolvimento de novas leituras sobre os processos simbólicos e seus reflexos sobre a formação do sujeito.
Linhas de Pesquisa
LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E CULTURAS: Pesquisa as relações multi, inter e transdisciplinares de linguagens, tecnologias e culturas em seus respectivos discursos e sistemas de valores. Estuda linguagens, tecnologias, tensões sociais, fenômenos e manifestações culturais. Possibilita investigar a linguagem hipermidiática na elaboração de aplicativos e materiais didáticos. Envolve domínios conceituais, críticos, teóricos e metodológicos das Ciências Humanas e Sociais.
CONSTITUIÇÃO E FORMAÇÃO DO SUJEITO: Pesquisa as relações multi, inter e transdisciplinares de processos de constituição e formação do sujeito na escola, no trabalho, nas instituições e organizações sociais. Considera a diversidade cultural, a etnicidade, as relações de gênero e os processos cognitivos. Envolve os domínios conceituais, críticos, teóricos e metodológicos das Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Saúde e Ciências da Educação.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Investigação Interdisciplinar
Conhecimento Científico
DISCIPLINAS COMPLEMENTARES
Linguagens, Tecnologias e Culturas
Constituição do Sujeito
Seminarios_Pesquisa_1_2
DISCIPLINAS ELETIVAS
As_Configuracoes_Identitarias_Como_Base_Estudo_Identidade_Profissional
Questões de Gênero
Cognicao_Constituicao_Sujeito
Discurso_Educacao_Sujeitos_Valores_Tensoes_Confrontos
Formação de Professores
Gêneros, Comparações e Literatura Feminina.
Linguagens Verbais
Metodologias_Ativas_Ensino_Aprendizagem
Processos_Comunicacao_Conhecimento
Tecnologias_Informacao_Comunicacao
Tecnologias Midiáticas
Investigação Interdisciplinar
Conhecimento Científico
DISCIPLINAS COMPLEMENTARES
Linguagens, Tecnologias e Culturas
Constituição do Sujeito
Seminarios_Pesquisa_1_2
DISCIPLINAS ELETIVAS
As_Configuracoes_Identitarias_Como_Base_Estudo_Identidade_Profissional
Questões de Gênero
Cognicao_Constituicao_Sujeito
Discurso_Educacao_Sujeitos_Valores_Tensoes_Confrontos
Formação de Professores
Gêneros, Comparações e Literatura Feminina.
Linguagens Verbais
Metodologias_Ativas_Ensino_Aprendizagem
Processos_Comunicacao_Conhecimento
Tecnologias_Informacao_Comunicacao
Tecnologias Midiáticas
Documentos para a Inscrição no Processo Seletivo: o candidato deverá apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos: cópia do RG; cópia do CPF; cópias do Diploma de Graduação e do respectivo Histórico Escolar (Observações: os diplomas de instituições estrangeiras deverão estar traduzidos e reconhecidos. Só serão aceitos os diplomas de instituições nacionais reconhecidos pelo MEC); currículo Lattes atualizado, uma foto 3×4 recente e uma cópia do Pré-Projeto de Pesquisa.
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