DFP_
Localização:Curitiba - Paraná
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
SOBRE O CURSO
TITULAÇÃO
A integralização dos créditos e a aprovação na dissertação conferirão ao aluno o título de Mestre em Ciências Humanas.
PÚBLICO-ALVO
Egressos dos Cursos de graduação em Ciências Humanas e Sociais e áreas afins.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
O Mestrado Interdisciplinar Cultura e Sociedade tem como campo de estudo as expressões culturais e os contextos sociais em que surgem e se desenvolvem. Nesse quadro amplo, são privilegiadas as propostas de compreensão das novas políticas de identidades e mudanças culturais, assim como a relação entre ordem simbólica e instituições.
Trata-se de olhares múltiplos para as sociedades, procurando perceber como os sujeitos sociais constroem nelas suas experiências, por meio da recuperação de memórias, sentidos e alteridades. Por isso, o Mestrado Interdisciplinar se volta para a análise das perspectivas que emergem do coletivo: na forma de narrativas e das demandas pós-coloniais; na forma de produção de gêneros, épocas, cidadanias e direitos afirmatórios, indo muito além dos limites usuais em torno da unidade, da regulação e do espaço demarcatório da cultura.
Nessa proposta se insere, portanto, o estudo das práticas e representações coletivas relacionadas com os conceitos de memória, ambiente, paisagem e territorialidade, em sua ligação com a diversidade sociocultural, com narrativas de naturezas diversas e com demandas por valorizações individuais e coletivas.
LINHAS DE PESQUISA
LINHA DE PESQUISA CULTURA E INSTITUIÇÕES
O objetivo central da linha de pesquisa Cultura e instituições é problematizar de um ponto de vista interdisciplinar o lugar das instituições na produção e reprodução da cultura, pensando-as como espaços privilegiados no processo de consolidação e legitimação dos artefatos culturais. Tal objetivo é acompanhado da preocupação em perceber tais instituições na sua materialidade e em seu caráter simbólico, entendidos como aspectos não excludentes, mas complementares. Neste sentido, as instituições aparecem como portadoras de uma dupla qualidade. Estruturas estruturantes, elas são instrumentos imprescindíveis na construção e no conhecimento de uma realidade capaz de assegurar a ordem e a coesão sociais. Estruturas estruturadas, elas desempenham um papel igualmente imperioso como meio de comunicar, reproduzir e legitimar as condutas, valores e normas que instituem o mundo, fornecendo os elementos simbólicos capazes de promover consensos que integram, consolidam e legitimam a ordem e a coesão sociais.
Tal entendimento fundamenta duas abordagens possíveis para o seu estudo; primeiro, trata-se de pensá-las a partir de sua eficácia simbólica, profundamente articulada a um imaginário social; segundo, problematizar aqueles espaços que, de diferentes maneiras, se constituem principalmente como lugares fechados – ou que tendem ao fechamento – onde a ordem institucional organiza e estrutura seu funcionamento. Debruçar-se sobre as instituições é pensar os meios pelos quais se instituem mecanismos de governo e de coesão que ora consolidam e legitimam os valores e normas que definem o lugar da cultura na constituição do social, ora revelam os medos e temores, a fragilidade e a precariedade de uma sociedade e de uma cultura que são as nossas.
LINHA DE PESQUISA CULTURA E NARRATIVAS
Novos interesses e novos encaminhamentos são suscitados pelo reconhecimento das instâncias discursivas e dos elementos narrativos como componentes intrínsecos ao conhecimento das denominadas ciências sociais e humanas. Por esse viés, a linha de pesquisa Cultura e Narrativas busca os aspectos histórico e cultural da sociedade, considerando a exigência de permanente reflexão em torno de seus suportes e estatutos, enfim de suas verdades estabelecidas, pois, se cada vez mais se reconhece que os discursos de seus estudiosos se caracterizam como narrativas, tal percepção parece ampliar e ao mesmo tempo questionar a própria noção de narrativa. A linha de pesquisa se volta assim para os aspectos do próprio papel desempenhado pelos procedimentos da mediação dos relatos no campo das ciências humanas, o que obriga o pesquisador a refletir continuamente sobre seu próprio discurso e sua confecção, ao mesmo tempo em que se abre para outras práticas de narração. Com efeito, caracterizam-se como ato: narrativas que constroem, apresentam, representam, legitimam, fundam e refundam realidades, gerando e sendo geradas por diversos e diferentes universos simbólicos e representacionais. Buscar compreendê-las a partir de suas próprias racionalidades, de seus lugares de enunciação, bem como do papel desempenhado pelos sujeitos narradores em sua identidade, trajetória e autoridade, aproxima os discursos da história, marcadamente das histórias culturais, dos da antropologia interpretativa ou hermenêutica, assim como das novas sociologias.
Ao mesmo tempo em que essas disciplinas parecem ter despertado para novos atores e enunciações, a partir de sua preocupação com outras possibilidades discursivas acerca do mundo, parecem também despertar para o aspecto necessariamente inventivo de seus discursos e de suas possíveis vinculações.
TITULAÇÃO
A integralização dos créditos e a aprovação na dissertação conferirão ao aluno o título de Mestre em Ciências Humanas.
PÚBLICO-ALVO
Egressos dos Cursos de graduação em Ciências Humanas e Sociais e áreas afins.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
O Mestrado Interdisciplinar Cultura e Sociedade tem como campo de estudo as expressões culturais e os contextos sociais em que surgem e se desenvolvem. Nesse quadro amplo, são privilegiadas as propostas de compreensão das novas políticas de identidades e mudanças culturais, assim como a relação entre ordem simbólica e instituições.
Trata-se de olhares múltiplos para as sociedades, procurando perceber como os sujeitos sociais constroem nelas suas experiências, por meio da recuperação de memórias, sentidos e alteridades. Por isso, o Mestrado Interdisciplinar se volta para a análise das perspectivas que emergem do coletivo: na forma de narrativas e das demandas pós-coloniais; na forma de produção de gêneros, épocas, cidadanias e direitos afirmatórios, indo muito além dos limites usuais em torno da unidade, da regulação e do espaço demarcatório da cultura.
Nessa proposta se insere, portanto, o estudo das práticas e representações coletivas relacionadas com os conceitos de memória, ambiente, paisagem e territorialidade, em sua ligação com a diversidade sociocultural, com narrativas de naturezas diversas e com demandas por valorizações individuais e coletivas.
LINHAS DE PESQUISA
LINHA DE PESQUISA CULTURA E INSTITUIÇÕES
O objetivo central da linha de pesquisa Cultura e instituições é problematizar de um ponto de vista interdisciplinar o lugar das instituições na produção e reprodução da cultura, pensando-as como espaços privilegiados no processo de consolidação e legitimação dos artefatos culturais. Tal objetivo é acompanhado da preocupação em perceber tais instituições na sua materialidade e em seu caráter simbólico, entendidos como aspectos não excludentes, mas complementares. Neste sentido, as instituições aparecem como portadoras de uma dupla qualidade. Estruturas estruturantes, elas são instrumentos imprescindíveis na construção e no conhecimento de uma realidade capaz de assegurar a ordem e a coesão sociais. Estruturas estruturadas, elas desempenham um papel igualmente imperioso como meio de comunicar, reproduzir e legitimar as condutas, valores e normas que instituem o mundo, fornecendo os elementos simbólicos capazes de promover consensos que integram, consolidam e legitimam a ordem e a coesão sociais.
Tal entendimento fundamenta duas abordagens possíveis para o seu estudo; primeiro, trata-se de pensá-las a partir de sua eficácia simbólica, profundamente articulada a um imaginário social; segundo, problematizar aqueles espaços que, de diferentes maneiras, se constituem principalmente como lugares fechados – ou que tendem ao fechamento – onde a ordem institucional organiza e estrutura seu funcionamento. Debruçar-se sobre as instituições é pensar os meios pelos quais se instituem mecanismos de governo e de coesão que ora consolidam e legitimam os valores e normas que definem o lugar da cultura na constituição do social, ora revelam os medos e temores, a fragilidade e a precariedade de uma sociedade e de uma cultura que são as nossas.
LINHA DE PESQUISA CULTURA E NARRATIVAS
Novos interesses e novos encaminhamentos são suscitados pelo reconhecimento das instâncias discursivas e dos elementos narrativos como componentes intrínsecos ao conhecimento das denominadas ciências sociais e humanas. Por esse viés, a linha de pesquisa Cultura e Narrativas busca os aspectos histórico e cultural da sociedade, considerando a exigência de permanente reflexão em torno de seus suportes e estatutos, enfim de suas verdades estabelecidas, pois, se cada vez mais se reconhece que os discursos de seus estudiosos se caracterizam como narrativas, tal percepção parece ampliar e ao mesmo tempo questionar a própria noção de narrativa. A linha de pesquisa se volta assim para os aspectos do próprio papel desempenhado pelos procedimentos da mediação dos relatos no campo das ciências humanas, o que obriga o pesquisador a refletir continuamente sobre seu próprio discurso e sua confecção, ao mesmo tempo em que se abre para outras práticas de narração. Com efeito, caracterizam-se como ato: narrativas que constroem, apresentam, representam, legitimam, fundam e refundam realidades, gerando e sendo geradas por diversos e diferentes universos simbólicos e representacionais. Buscar compreendê-las a partir de suas próprias racionalidades, de seus lugares de enunciação, bem como do papel desempenhado pelos sujeitos narradores em sua identidade, trajetória e autoridade, aproxima os discursos da história, marcadamente das histórias culturais, dos da antropologia interpretativa ou hermenêutica, assim como das novas sociologias.
Ao mesmo tempo em que essas disciplinas parecem ter despertado para novos atores e enunciações, a partir de sua preocupação com outras possibilidades discursivas acerca do mundo, parecem também despertar para o aspecto necessariamente inventivo de seus discursos e de suas possíveis vinculações.
ESTRUTURA CURRICULAR
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Cultura e Sociedade: Abordagens Interdisciplinares
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Seminário de Pesquisa I
Seminário de Pesquisa II
TÓPICOS ESPECIAIS
Biografias, Trajetórias e Identidades
Cultura, Linguagens e Leituras
Epistemologia das Ciências Humanas
Estudos culturais
Experiência e sociabilidade
Intelectuais e Sociedade: enfoques e problemas
Interdisciplinaridade e Ciências Humanas
Interpretação e Cultura
Migração e processos identitários
Narrativa e Memória
Poder e Instituições
Religião e religiosidade: enfoques interdisciplinares
Sociabilidades urbanas
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Cultura e Sociedade: Abordagens Interdisciplinares
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Seminário de Pesquisa I
Seminário de Pesquisa II
TÓPICOS ESPECIAIS
Biografias, Trajetórias e Identidades
Cultura, Linguagens e Leituras
Epistemologia das Ciências Humanas
Estudos culturais
Experiência e sociabilidade
Intelectuais e Sociedade: enfoques e problemas
Interdisciplinaridade e Ciências Humanas
Interpretação e Cultura
Migração e processos identitários
Narrativa e Memória
Poder e Instituições
Religião e religiosidade: enfoques interdisciplinares
Sociabilidades urbanas
DOCUMENTAÇÃO
Do candidato será exigida, no prazo do edital, a entrega na Secretaria do PPGCH, dos seguintes documentos:
ficha de inscrição, devidamente preenchida;
3 (três) fotos 3 x 4, recentes;
fotocópia do documento de identidade;
fotocópia do CPF;
fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar de curso de graduação reconhecido pelo MEC;
currículo no formato Lattes, em três vias;
projeto de pesquisa em três vias, conforme roteiro abaixo (na folha de rosto do Projeto deverá constar o nome da linha de pesquisa de que o candidato pretende participar);
comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
A documentação poderá ser entregue na Secretaria do PPGCH, ou enviada pelo correio via SEDEX, (observada a data limite de postagem).
Os candidatos não selecionados deverão retirar os documentos entregues no ato da inscrição, no prazo de 60 (sessenta) dias, após o período da matrícula. Os documentos não retirados nesse prazo serão inutilizados.
Do candidato será exigida, no prazo do edital, a entrega na Secretaria do PPGCH, dos seguintes documentos:
ficha de inscrição, devidamente preenchida;
3 (três) fotos 3 x 4, recentes;
fotocópia do documento de identidade;
fotocópia do CPF;
fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar de curso de graduação reconhecido pelo MEC;
currículo no formato Lattes, em três vias;
projeto de pesquisa em três vias, conforme roteiro abaixo (na folha de rosto do Projeto deverá constar o nome da linha de pesquisa de que o candidato pretende participar);
comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
A documentação poderá ser entregue na Secretaria do PPGCH, ou enviada pelo correio via SEDEX, (observada a data limite de postagem).
Os candidatos não selecionados deverão retirar os documentos entregues no ato da inscrição, no prazo de 60 (sessenta) dias, após o período da matrícula. Os documentos não retirados nesse prazo serão inutilizados.
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