DFP_
Diploma oferecido:Mestre Profissional em Ciências e Matemática
Localização:Itajubá - Minas Gerais
Duração:360 Horas
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Mestrado Profissional (PPGEC), da Universidade Federal de Itajubá, foi aprovado pela CAPES em 2010, tendo como principal finalidade a formação, em nível de mestrado profissional, de professores atuantes na educação básica nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática ou outras afins. Segundo o parecer CNE/CES 0079/2002, “Mestrado Profissional” é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.
Voltado para o desenvolvimento de alto nível de qualificação profissional por meio do estudo de práticas intrínsecas à atuação dos professores de ciências, o PPGEC pretende contribuir para a produção de conhecimentos da área a partir da vivência daqueles que se encontram em sala de aula.
Tal objetivo pode ser alcançado por meio da integração da formação didático-pedagógica e a formação específica da área, que se dá pelo aperfeiçoamento e atualização de conhecimentos científicos contemporâneos, bem como de aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos do Ensino de Ciências. Para tanto, o curso conta com a participação de professores pesquisadores atuantes em duas linhas de pesquisa: Ensino e aprendizagem no Ensino de Ciências e Tecnologias da informação e comunicação no Ensino de Ciências. A meta central do PPGEC consiste na preparação para a atuação em sala de aula e no sistema de ensino a partir do desenvolvimento de processos e produtos educacionais que visem à melhoria do Ensino de Ciências.
Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências
Análise e proposição de materiais instrucionais inovadores para utilização em diferentes espaços e modalidades. Estudo crítico de estratégias contemporâneas de ensino. Diagnóstico dos fatores cognitivos e motivacionais envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem.
Linha de Pesquisa: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências
A análise e produção de softwares e materiais multimídias visando espaços formais e não formais. Desenvolvimento e implementação de estratégias metodológicas que privilegiem as Tecnologias da Informação e Comunicação.
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Mestrado Profissional (PPGEC), da Universidade Federal de Itajubá, foi aprovado pela CAPES em 2010, tendo como principal finalidade a formação, em nível de mestrado profissional, de professores atuantes na educação básica nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática ou outras afins. Segundo o parecer CNE/CES 0079/2002, “Mestrado Profissional” é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.
Voltado para o desenvolvimento de alto nível de qualificação profissional por meio do estudo de práticas intrínsecas à atuação dos professores de ciências, o PPGEC pretende contribuir para a produção de conhecimentos da área a partir da vivência daqueles que se encontram em sala de aula.
Tal objetivo pode ser alcançado por meio da integração da formação didático-pedagógica e a formação específica da área, que se dá pelo aperfeiçoamento e atualização de conhecimentos científicos contemporâneos, bem como de aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos do Ensino de Ciências. Para tanto, o curso conta com a participação de professores pesquisadores atuantes em duas linhas de pesquisa: Ensino e aprendizagem no Ensino de Ciências e Tecnologias da informação e comunicação no Ensino de Ciências. A meta central do PPGEC consiste na preparação para a atuação em sala de aula e no sistema de ensino a partir do desenvolvimento de processos e produtos educacionais que visem à melhoria do Ensino de Ciências.
Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências
Análise e proposição de materiais instrucionais inovadores para utilização em diferentes espaços e modalidades. Estudo crítico de estratégias contemporâneas de ensino. Diagnóstico dos fatores cognitivos e motivacionais envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem.
Linha de Pesquisa: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências
A análise e produção de softwares e materiais multimídias visando espaços formais e não formais. Desenvolvimento e implementação de estratégias metodológicas que privilegiem as Tecnologias da Informação e Comunicação.
Disciplinas
ENSINO DE CIÊNCIAS
Astrofísica e cosmologia
Atividades experimentais no ensino de ciências
Avaliação de recursos computacionais
Ciência, tecnologia e sociedade
Didática das ciências
Divulgação científica
Estatística fundamental
Física nuclear e partículas elementares
Fundamentos de álgebra
Fundamentos de biologia molecular
Fundamentos de física moderna
Fundamentos especiais em análise
Interação humano-computador
Linguagem, discurso e ensino de ciências
Materiais cerâmicos: conceitos e aplicações
Metodologia da pesquisa
Prática docente supervisionada
Práticas de educação a distância
Práticas freirianas no ensino de ciências
Príncipios e fundamentos da biotecnologia
Processos contemporâneos de tratamento de água, ar e efluentes
Química ambiental
Seminários temáticos
Tecnologias computacionais avançadas
Tecnologias da informação e comunicação no ensino de ciências
Tendências contemporanêas de currículo
Tendências em educação matemática
Teorias da aprendizagem no ensino de ciências
Outros Componentes Curriculares
Estágio de docência
Estudo orientado
Proficiência em língua estrangeira
Seminário e/ou Trabalho de Dissertação
ENSINO DE CIÊNCIAS
Astrofísica e cosmologia
Atividades experimentais no ensino de ciências
Avaliação de recursos computacionais
Ciência, tecnologia e sociedade
Didática das ciências
Divulgação científica
Estatística fundamental
Física nuclear e partículas elementares
Fundamentos de álgebra
Fundamentos de biologia molecular
Fundamentos de física moderna
Fundamentos especiais em análise
Interação humano-computador
Linguagem, discurso e ensino de ciências
Materiais cerâmicos: conceitos e aplicações
Metodologia da pesquisa
Prática docente supervisionada
Práticas de educação a distância
Práticas freirianas no ensino de ciências
Príncipios e fundamentos da biotecnologia
Processos contemporâneos de tratamento de água, ar e efluentes
Química ambiental
Seminários temáticos
Tecnologias computacionais avançadas
Tecnologias da informação e comunicação no ensino de ciências
Tendências contemporanêas de currículo
Tendências em educação matemática
Teorias da aprendizagem no ensino de ciências
Outros Componentes Curriculares
Estágio de docência
Estudo orientado
Proficiência em língua estrangeira
Seminário e/ou Trabalho de Dissertação
DFP_