Mestrado Profissional em Planejamento Ambiental (Salvador, Bahia)
Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador
DFP_
Localização:Salvador - Bahia
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Mestrado Profissional em Planejamento Ambiental
A Universidade Católica do Salvador - UCSal, através da Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação - SPPG, apresenta à comunidade baiana o Mestrado Profissional em Planejamento Ambiental, único do gênero no estado da Bahia. O curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no dia 12 de julho de 2006, durante a 92ª Reunião do Conselho Técnico Consultivo - CTC.
O Mestrado é de caráter profissionalizante e integra o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, que tem o objetivo de criar competências acadêmicas em planejamento da cidade e da região, realizando estudos interdisciplinares que inter-relacionam os fenômenos territoriais às questões sociais e ambientais, com ênfase nas formas de intervenção planejada, tendo em vista as condições de vida no território.
OBJETIVOS
• Formar técnicos que - a partir dos respectivos ambientes profissionais e dotados de conhecimento e consciência crítica a respeito das relações entre sociedade, ciência e natureza - sejam capazes de intervir na realidade mediante o planejamento ambiental.
• Capacitar profissionais a acompanhar e avaliar a execução de planos de gestão ambiental, assim como para realizar diagnósticos ambientais e elaborar planos e projetos de planejamento ambiental em diferentes escalas, setores e contextos institucionais.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Planejamento Ambiental - a área prioriza os conhecimentos científico e profissional enquanto recursos para transformação sócio-ambiental das condições de vida no território. Neste sentido, a intervenção tecnicamente planejada dos agentes públicos, dos setores empresariais e da sociedade civil organizada legitima a ação integrada desses agentes frente às diretrizes do desenvolvimento sustentável.
JUSTIFICATIVA
A UCSal com a oferta do MESTRADO PROFISSIONAL EM PLANEJAMENTO AMBIENTAL abre mais um campo de conhecimento em torno das preocupações e oportunidades voltadas à sustentabilidade ambiental. A universidade começa a dar mais um passo no sentido de atender às demandas das organizações públicas, empresariais e da sociedade civil organizada oferecendo formação científica de qualidade àqueles que desejem agregar valor as suas atividades no campo do planejamento e gestão ambiental, sejam estas de perfil mais individual ou mais social.
A capacitação de profissionais do serviço público na área ambiental, até então viabilizada, na UCSal, em nível de especialização, passa a requerer maior qualificação diante das novas especificidades do planejamento ambiental nos planos diretores de desenvolvimento urbano, municipal e territorial em formulação pelas diferentes instâncias governamentais. Além dos impactos ambientais decorrentes da reestruturação produtiva da região, a sua condição metropolitana também constitui elemento gerador de problemas sócio-ambientais em torno das questões do lixo, do esgotamento sanitário e seus impactos na vida da maioria da população. Agrega-se a essa demanda aquela oriunda de diversas organizações não públicas, empresariais e do terceiro setor, no qual se inscrevem também inúmeras organizações não-governamentais ambientalistas, sócio-produtivas, de patrimônio cultural, entre outras entidades e fundações.
LINHAS DE PESQUISA
Identificação e remediação de comprometimentos biológicos, físicos e químicos no planejamento ambiental.
Identificação e remediação de comprometimentos biológicos, físicos e químicos no planejamento ambiental – linha que analisa os processos ambientais naquilo que aponta comprometimentos da natureza em seus aspectos biológicos, físicos e químicos de modo a gerar informações necessárias ao planejamento ambiental com vistas ao uso sustentável dos recursos naturais e à qualidade de vida humana. Os comprometimentos são examinados em seus efeitos sobre o meio ambiente e em suas possibilidades de remediação para o uso sustentável da natureza.
Compreensão e atenuação de constrangimentos históricos, políticos, sócio-econômicos e geográficos no planejamento ambiental.
Linha que relaciona o planejamento ambiental e as dimensões históricas, políticas, sócio-econômicas e geográficas da sociedade, na perspectiva do desenvolvimento com sustentabilidade sócio-ambiental. As relações são apreendidas em pesquisas que analisam criticamente constrangimentos decorrentes das correlações de forças que condicionam programas, acompanhamentos e inventários ambientais, em todas as fases do processo de planejamento protagonizado por agentes sociais que partilham ou antagonizam interesses.
DIRETRIZ
O Mestrado Profissional em Planejamento Ambiental tem como diretriz o estabelecimento de parcerias com organizações públicas, empresariais e da sociedade civil como condição essencial para que os objetivos do curso entrem em sintonia com os objetivos dos órgãos, empresas e demais organizações da sociedade interessados nessa formação, fazendo com que os alunos egressos tenham a possibilidade de obter e/ou consolidar suas habilidades profissionais atuando de forma integrada e não de forma isolada ou alheia a princípios éticos de responsabilidade sócio-ambiental.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Os egressos do curso terão formação qualificada de MESTRE EM PLANEJAMENTO AMBIENTAL, aptos a desenvolver atividades técnicas em planejamento e pesquisa sobre ambiente natural; integrar equipes multidisciplinares de pesquisa, planejamento de políticas e monitoramento ambientais. Também estarão qualificados para analisar dados e indicadores, formular, elaborar, monitorar e executar tarefas de pesquisa, planos e projetos sócio-ambientais junto a empresas, ao Estado e a organizações sociais.
As pessoas e profissionais formados sob essa perspectiva serão capazes de desenvolver as seguintes habilidades:
• Integrar equipes de elaboração e avaliação de planos e projetos ambientais.
• Prestar consultorias, avaliar, analisar e monitorar políticas e planos ambientais para territórios.
• Formular e desenvolver projetos ambientais.
• Apoiar e assessorar a sociedade civil organizada em questões relativas às condições ambientais.
• Participar da promoção de ações de educação ambiental junto à população em geral, associações de moradores, organizações não-governamentais, técnicos de governo, dentre outras.
Disciplinas
I. Disciplinas Obrigatórias
Planejamento e Gestão Ambiental
Políticas Públicas e Meio Ambiente
Análise Integrada de Impactos Ambientais
Metodologia de Estudos e Projetos
Seminários de acompanhamento do trabalho final (sem creditação)
II. Disciplinas Optativas
Auditoria Ambiental
Caracterização e Dinâmica dos Sistemas Costeiros
Legislação Ambiental
Análise de Dados e Cartografia Temática
Geoprocessamento
Desenvolvimento Sustentável
Microbiologia Ambiental
Ecologia e Biodiversidade
Engenharia Ambiental
Gestão de Bacias Hidrográficas
III. Tópicos Especiais
IV. Trabalho Final
PÚBLICO ALVO
O Mestrado destina-se a profissionais graduados em cursos superiores provenientes de empresas, órgãos públicos e organizações não governamentais com algum envolvimento prévio com questões ambientais; destina-se também a graduados ou recém graduados ainda não integrados ao mercado de trabalho, mas que tenham como objetivo profissional atuar na área de planejamento ambiental.
Documentação necessária
• formulário de inscrição preenchido;
• cópia autenticada do diploma de graduação obtido em curso de duração plena devidamente registrado ou, excepcionalmente, certidão de conclusão de curso de graduação de duração plena, regularmente autenticada, com a indicação da data de colação de grau;
• cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação plena;
• cópia autenticada do Registro Geral de Identificação / RG e do CPF;
• comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
• 01(uma) foto recente, 3 x 4;
• Curriculum Vitae, comprovado, gerado na plataforma LATTES do CNPq (http://lattes.cnpq.br); e
• anteprojeto de estudo relacionado com questões de planejamento e gestão ambiental, com, no mínimo, 5 (cinco) e, no máximo, 8 (oito) laudas, apresentado em 3 (três) vias, sendo 01(uma) via com identificação completa e 02 (duas) vias sem identificação de autor, observadas as normas vigentes na ABNT e seguindo o formato sugerido pelo Programa.
DFP_