Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social (São Paulo, São Paulo)
UNIBAN Brasil
DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
APRESENTAÇÃO
O Programa se propõe a capacitar profissionais pós-graduados para incorporar os processos de produção do saber científico e acompanhar os avanços tecnológicos referentes à reabilitação vestibular, bem como as proposições para a inclusão social dos portadores de distúrbios do equilíbrio corporal, para formular projetos e desenvolver técnicas e processos demandados em diferentes níveis de sua atuação, seja em instituições públicas quanto de natureza privadas e avaliar os impactos das intervenções realizadas; conferir o grau de Mestre, de acordo com o regime acadêmico-científico. O ato de integrar, transferir e compartilhar a experiência científica adquirida em diferentes áreas do conhecimento (otoneurologia, neurobiologia, psicologia, gerontologia, educação e inclusão) relacionada à reabilitação vestibular visa gerar conhecimentos inéditos em torno deste tema e proporcionar a formação de um profissional com perfil distinto dos já existentes, com fundamentos consolidados e integradores. O Curso visa produzir conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento do saber científico e das competências profissionais de especialistas na área ampliando as suas possibilidades de inserção no mundo do trabalho.
Desde a sua construção, a proposta do curso de Mestrado Profissional “Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social” constituía uma série de grandes desafios que estão sendo superados. O primeiro desses desafios se referia à concepção inédita do Curso, haja vista que compreende dois eixos distintos, porém não excludentes, mas, complementares e em interação permanente, quais sejam: a reabilitação de pacientes com manifestações de desequilíbrio corporal de origem vestibular e os processos sociais e educacionais destinados a sua inclusão social. Assim concebida, a proposta deste curso continua sendo a única na modalidade de mestrado profissional existente no país. Além da preparação do profissional para a reabilitação vestibular, inclui o princípio da sociedade inclusiva, que considera que todas as pessoas com algum tipo de deficiência devem ter as suas necessidades especiais atendidas, o que se aplica também aos pacientes vestibulopatas. No âmbito do Programa de Mestrado em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social, o conceito de inclusão social é entendido como o processo que contribui (coadjuvante ao tratamento clínico) para o restabelecimento parcial ou total do equilíbrio corporal, permitindo que pacientes com vestibulopatias se conscientizem de suas possibilidades e limites; tenham acesso às informações e orientações sobre saúde, com enfoque para os distúrbios vestibulares; resgatem a autoconfiança para realizar atividades físicas e mentais; readquiram segurança para retornar às atividades sociais; desenvolvam o exercício proativo de trabalhos educacionais e/ou profissionais; exteriorizem as suas dificuldades pessoais sem inibições e sintam-se capazes de elaborar planos de vida.
O segundo desafio enfrentado e decorrente da proposta do Programa diz respeito à formação de sua equipe de docentes, integrada por professores doutores com formação, experiência profissional e referenciais teóricos e práticos diversificados: médicos, psicólogos, farmacólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, gerontóloga, lingüistas e pedagoga. Assim constituída, a equipe vem consolidando uma concepção e uma metodologia de trabalho interdisciplinar que efetivamente supere os limites colocados pela visão tradicional de ciência que delimita de forma rígida os campos dos saberes e dos métodos de trabalho.
No ano de 2007 até meados de 2008, o programa esteve sob a coordenação do Prof. Dr. Maurício Ganança, passando em seguida a ser coordenado pelo Prof. Dr. Ektor Onishi, integrante da equipe de docentes do curso que, eleito por seus pares, teve sua indicação referendada pelo Conselho de Pós- Graduação e Pesquisa da UNIBAN- BRASIL.
LINHAS DE PESQUISA
As dissertações de Mestrado ou outras produções do programa serão desenvolvidas dentro de uma das linhas de pesquisa do Programa, a saber:
Avaliação Funcional do Equilíbrio Corporal e da Audição
Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo de alterações funcionais do Equilíbrio Corporal e da Audição, que possibilitam e orientam a seleção personalizada dos exercícios de reabilitação vestibular. A avaliação da audição é efetuada por meio de audiometria, imitanciometria, emissões otoacústicas, potenciais evocados auditivos, eletrococleografia, testes de processamento auditivo central, audiometria de altas freqüências, etc. Estes exames são fundamentais na avaliação de pacientes que apresentam perda auditiva, zumbido no ouvido, hipersensibilidade a sons e outros sintomas auditivos associados aos distúrbios do equilíbrio corporal. A avaliação do equilíbrio corporal é realizada por meio de testes da função vestibular (nistagmografia e auto-rotação cefálica), posturografia e testes do equilíbrio funcional. Estes testes são essenciais para a avaliação dos pacientes com vertigem e outros tipos de tontura, desequilíbrio, quedas e manifestações neurovegetativas. Os testes auditivos e vestibulares são também valiosos no acompanhamento da evolução clínica dos pacientes submetidos à reabilitação vestibular.
Reabilitação dos Distúrbios do Equilíbrio Corporal de Origem Vestibular
Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo dos mecanismos de ação e eficácia de protocolos de reabilitação vestibular habitualmente utilizados e elaboração de novos protocolos que atendam ao tipo de disfunção vestibular de cada paciente, de acordo com os sinais de comprometimento vestibular periférico ou central identificados na vestibulometria. Os protocolos são compostos por exercícios que são periodicamente realizados na clínica e também executados pelo paciente em sua casa.
Reintegração Social e Profissional dos Pacientes com Vestibulopatias
Serão integradas iniciativas de pesquisa que contemplem um entendimento mais acurado de como ocorre a reintegração de pacientes acometidos por vestibulopatias ao convívio social. O conceito de reabilitação que subjaz a esta proposta considera a Saúde, em conformidade com a OMS, como um estado de completo bem-estar físico, mental e social não consistindo somente da ausência (ou superação) de uma doença ou enfermidade. Distúrbios do equilíbrio corporal freqüentemente ocasionam limitações físicas e funcionais. O grau de incapacidade gerado pelos distúrbios do equilíbrio corporal é variável, interferindo na qualidade de vida e estado emocional, comprometendo o desempenho das atividades domésticas, escolares, sociais e profissionais.
Uma intervenção interdisciplinar integrada à reabilitação vestibular, focalizando aspectos psicológicos, sociais e educacionais, contribui para o retorno do paciente às suas atividades habituais, criando condições para que o reabilitando faça a reflexão sobre o vivido como fator significativo na busca da autodeterminação e da cidadania plena. Esta linha de pesquisa tem como eixo central de estudo e de investigação temas referentes à reintegração social e profissional de pacientes com vestibulopatias, em uma perspectiva crítica e emancipadora de educação inclusiva, que contempla os processos de inclusão e/ou exclusão dos pacientes no sistema educacional, no mundo do trabalho e nos demais processos sociais. Destaca-se, no entanto, que esses déficits de funcionalidade, transitórios ou permanentes, não podem transformar-se em desigualdade social. Enfatiza o diálogo com diferentes áreas de conhecimento, privilegiando a interdisciplinaridade como pressuposto necessário à compreensão do paciente com vestibulopatia em sua singularidade, diversidade e complexidade na sociedade contemporânea. Promove a discussão e o aprofundamento sobre questões relacionadas à capacitação e às práticas de docentes e profissionais que atuam no atendimento aos pacientes com vestibulopatia.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
O Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social da UNIBAN está inserido em duas áreas de concentração, descritas abaixo:
Reabilitação Vestibular
Reabilitação vestibular diz respeito ao conjunto de procedimentos utilizado para recuperar o equilíbrio corporal de pacientes com vestibulopatias (doenças do sistema vestibular, que incluem as labirintopatias). Pode ser realizada por meio de exercícios repetitivos de olhos, cabeça e corpo, realidade virtual, métodos de substituição sensorial que estimulam a plasticidade do sistema nervoso central ou, ainda, manobras corporais que atuam mecanicamente sobre a função labiríntica. Há vários protocolos de reabilitação vestibular. A seleção dos exercícios depende das alterações funcionais encontradas na avaliação dos sistemas vestibular e auditivo. A reabilitação vestibular é reconhecida mundialmente como poderosa arma terapêutica, promovendo excelentes resultados nos distúrbios do equilíbrio corporal. Pode ser aplicada na fase aguda ou crônica destes distúrbios, em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Trata-se de método de estimulação fisiológica dos sistemas envolvidos com o equilíbrio corporal, sem os possíveis eventos adversos de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Reabilitação vestibular é um conceito consolidado no Brasil e em outros países (Vestibular Rehabilitation). É uma denominação familiar para fisioterapeutas, fonoaudiólogos, fisiatras e médicos de outras especialidades, público-alvo do nosso programa.
Inclusão Social
Inclusão social é o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais, cidadãos que dela foram excluídos, no sentido de terem sido privados do acesso aos seus direitos fundamentais, a fim de formar um lugar viável para convivência entre pessoas de todos os tipos e inteligências na realização dos seus direitos, necessidades e potencialidades. O termo inclusão é aplicado clinicamente em nosso meio e no exterior (inclusion) para pacientes em diversos tipos de reabilitação (rehabilitation and inclusion). O princípio fundamental da sociedade inclusiva é o de que todas as pessoas com algum tipo de deficiência devem ter as suas necessidades especiais atendidas, o que se aplica também ao paciente com alteração crônica do equilíbrio causada por vestibulopatia. O paciente com vestibulopatia crônica e incapacidade parcial ou total em realizar suas atividades domésticas, escolares e/ou profissionais, além de reabilitação vestibular, frequentemente necessita reintegrar-se socialmente.
PÚBLICO ALVO
Profissionais das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Otorrinolaringologia, Neurologia, Geriatria, Ortopedia, Fisiatria, Reumatologia, Medicina Esportiva, Pediatria e Clínica Médica. Demais profissões que tenham relevância para a área de Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social serão analisadas individualmente pelo Colegiado do Programa na ocasião do processo seletivo.
O Programa se propõe a capacitar profissionais pós-graduados para incorporar os processos de produção do saber científico e acompanhar os avanços tecnológicos referentes à reabilitação vestibular, bem como as proposições para a inclusão social dos portadores de distúrbios do equilíbrio corporal, para formular projetos e desenvolver técnicas e processos demandados em diferentes níveis de sua atuação, seja em instituições públicas quanto de natureza privadas e avaliar os impactos das intervenções realizadas; conferir o grau de Mestre, de acordo com o regime acadêmico-científico. O ato de integrar, transferir e compartilhar a experiência científica adquirida em diferentes áreas do conhecimento (otoneurologia, neurobiologia, psicologia, gerontologia, educação e inclusão) relacionada à reabilitação vestibular visa gerar conhecimentos inéditos em torno deste tema e proporcionar a formação de um profissional com perfil distinto dos já existentes, com fundamentos consolidados e integradores. O Curso visa produzir conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento do saber científico e das competências profissionais de especialistas na área ampliando as suas possibilidades de inserção no mundo do trabalho.
Desde a sua construção, a proposta do curso de Mestrado Profissional “Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social” constituía uma série de grandes desafios que estão sendo superados. O primeiro desses desafios se referia à concepção inédita do Curso, haja vista que compreende dois eixos distintos, porém não excludentes, mas, complementares e em interação permanente, quais sejam: a reabilitação de pacientes com manifestações de desequilíbrio corporal de origem vestibular e os processos sociais e educacionais destinados a sua inclusão social. Assim concebida, a proposta deste curso continua sendo a única na modalidade de mestrado profissional existente no país. Além da preparação do profissional para a reabilitação vestibular, inclui o princípio da sociedade inclusiva, que considera que todas as pessoas com algum tipo de deficiência devem ter as suas necessidades especiais atendidas, o que se aplica também aos pacientes vestibulopatas. No âmbito do Programa de Mestrado em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social, o conceito de inclusão social é entendido como o processo que contribui (coadjuvante ao tratamento clínico) para o restabelecimento parcial ou total do equilíbrio corporal, permitindo que pacientes com vestibulopatias se conscientizem de suas possibilidades e limites; tenham acesso às informações e orientações sobre saúde, com enfoque para os distúrbios vestibulares; resgatem a autoconfiança para realizar atividades físicas e mentais; readquiram segurança para retornar às atividades sociais; desenvolvam o exercício proativo de trabalhos educacionais e/ou profissionais; exteriorizem as suas dificuldades pessoais sem inibições e sintam-se capazes de elaborar planos de vida.
O segundo desafio enfrentado e decorrente da proposta do Programa diz respeito à formação de sua equipe de docentes, integrada por professores doutores com formação, experiência profissional e referenciais teóricos e práticos diversificados: médicos, psicólogos, farmacólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, gerontóloga, lingüistas e pedagoga. Assim constituída, a equipe vem consolidando uma concepção e uma metodologia de trabalho interdisciplinar que efetivamente supere os limites colocados pela visão tradicional de ciência que delimita de forma rígida os campos dos saberes e dos métodos de trabalho.
No ano de 2007 até meados de 2008, o programa esteve sob a coordenação do Prof. Dr. Maurício Ganança, passando em seguida a ser coordenado pelo Prof. Dr. Ektor Onishi, integrante da equipe de docentes do curso que, eleito por seus pares, teve sua indicação referendada pelo Conselho de Pós- Graduação e Pesquisa da UNIBAN- BRASIL.
LINHAS DE PESQUISA
As dissertações de Mestrado ou outras produções do programa serão desenvolvidas dentro de uma das linhas de pesquisa do Programa, a saber:
Avaliação Funcional do Equilíbrio Corporal e da Audição
Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo de alterações funcionais do Equilíbrio Corporal e da Audição, que possibilitam e orientam a seleção personalizada dos exercícios de reabilitação vestibular. A avaliação da audição é efetuada por meio de audiometria, imitanciometria, emissões otoacústicas, potenciais evocados auditivos, eletrococleografia, testes de processamento auditivo central, audiometria de altas freqüências, etc. Estes exames são fundamentais na avaliação de pacientes que apresentam perda auditiva, zumbido no ouvido, hipersensibilidade a sons e outros sintomas auditivos associados aos distúrbios do equilíbrio corporal. A avaliação do equilíbrio corporal é realizada por meio de testes da função vestibular (nistagmografia e auto-rotação cefálica), posturografia e testes do equilíbrio funcional. Estes testes são essenciais para a avaliação dos pacientes com vertigem e outros tipos de tontura, desequilíbrio, quedas e manifestações neurovegetativas. Os testes auditivos e vestibulares são também valiosos no acompanhamento da evolução clínica dos pacientes submetidos à reabilitação vestibular.
Reabilitação dos Distúrbios do Equilíbrio Corporal de Origem Vestibular
Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo dos mecanismos de ação e eficácia de protocolos de reabilitação vestibular habitualmente utilizados e elaboração de novos protocolos que atendam ao tipo de disfunção vestibular de cada paciente, de acordo com os sinais de comprometimento vestibular periférico ou central identificados na vestibulometria. Os protocolos são compostos por exercícios que são periodicamente realizados na clínica e também executados pelo paciente em sua casa.
Reintegração Social e Profissional dos Pacientes com Vestibulopatias
Serão integradas iniciativas de pesquisa que contemplem um entendimento mais acurado de como ocorre a reintegração de pacientes acometidos por vestibulopatias ao convívio social. O conceito de reabilitação que subjaz a esta proposta considera a Saúde, em conformidade com a OMS, como um estado de completo bem-estar físico, mental e social não consistindo somente da ausência (ou superação) de uma doença ou enfermidade. Distúrbios do equilíbrio corporal freqüentemente ocasionam limitações físicas e funcionais. O grau de incapacidade gerado pelos distúrbios do equilíbrio corporal é variável, interferindo na qualidade de vida e estado emocional, comprometendo o desempenho das atividades domésticas, escolares, sociais e profissionais.
Uma intervenção interdisciplinar integrada à reabilitação vestibular, focalizando aspectos psicológicos, sociais e educacionais, contribui para o retorno do paciente às suas atividades habituais, criando condições para que o reabilitando faça a reflexão sobre o vivido como fator significativo na busca da autodeterminação e da cidadania plena. Esta linha de pesquisa tem como eixo central de estudo e de investigação temas referentes à reintegração social e profissional de pacientes com vestibulopatias, em uma perspectiva crítica e emancipadora de educação inclusiva, que contempla os processos de inclusão e/ou exclusão dos pacientes no sistema educacional, no mundo do trabalho e nos demais processos sociais. Destaca-se, no entanto, que esses déficits de funcionalidade, transitórios ou permanentes, não podem transformar-se em desigualdade social. Enfatiza o diálogo com diferentes áreas de conhecimento, privilegiando a interdisciplinaridade como pressuposto necessário à compreensão do paciente com vestibulopatia em sua singularidade, diversidade e complexidade na sociedade contemporânea. Promove a discussão e o aprofundamento sobre questões relacionadas à capacitação e às práticas de docentes e profissionais que atuam no atendimento aos pacientes com vestibulopatia.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
O Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social da UNIBAN está inserido em duas áreas de concentração, descritas abaixo:
Reabilitação Vestibular
Reabilitação vestibular diz respeito ao conjunto de procedimentos utilizado para recuperar o equilíbrio corporal de pacientes com vestibulopatias (doenças do sistema vestibular, que incluem as labirintopatias). Pode ser realizada por meio de exercícios repetitivos de olhos, cabeça e corpo, realidade virtual, métodos de substituição sensorial que estimulam a plasticidade do sistema nervoso central ou, ainda, manobras corporais que atuam mecanicamente sobre a função labiríntica. Há vários protocolos de reabilitação vestibular. A seleção dos exercícios depende das alterações funcionais encontradas na avaliação dos sistemas vestibular e auditivo. A reabilitação vestibular é reconhecida mundialmente como poderosa arma terapêutica, promovendo excelentes resultados nos distúrbios do equilíbrio corporal. Pode ser aplicada na fase aguda ou crônica destes distúrbios, em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Trata-se de método de estimulação fisiológica dos sistemas envolvidos com o equilíbrio corporal, sem os possíveis eventos adversos de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Reabilitação vestibular é um conceito consolidado no Brasil e em outros países (Vestibular Rehabilitation). É uma denominação familiar para fisioterapeutas, fonoaudiólogos, fisiatras e médicos de outras especialidades, público-alvo do nosso programa.
Inclusão Social
Inclusão social é o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais, cidadãos que dela foram excluídos, no sentido de terem sido privados do acesso aos seus direitos fundamentais, a fim de formar um lugar viável para convivência entre pessoas de todos os tipos e inteligências na realização dos seus direitos, necessidades e potencialidades. O termo inclusão é aplicado clinicamente em nosso meio e no exterior (inclusion) para pacientes em diversos tipos de reabilitação (rehabilitation and inclusion). O princípio fundamental da sociedade inclusiva é o de que todas as pessoas com algum tipo de deficiência devem ter as suas necessidades especiais atendidas, o que se aplica também ao paciente com alteração crônica do equilíbrio causada por vestibulopatia. O paciente com vestibulopatia crônica e incapacidade parcial ou total em realizar suas atividades domésticas, escolares e/ou profissionais, além de reabilitação vestibular, frequentemente necessita reintegrar-se socialmente.
PÚBLICO ALVO
Profissionais das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Otorrinolaringologia, Neurologia, Geriatria, Ortopedia, Fisiatria, Reumatologia, Medicina Esportiva, Pediatria e Clínica Médica. Demais profissões que tenham relevância para a área de Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social serão analisadas individualmente pelo Colegiado do Programa na ocasião do processo seletivo.
DISCIPLINAS:
OBRIGATÓRIAS
Metodologia científica e bioestatística
Modelos metodológicos de avaliação do equilíbrio corporal
Protocolos de reabilitação vestibular
ELETIVAS
Neuropsicologia das habilidades cognitivas. Implicações para protocolos de reabilitação
Neurobiologia do estresse
Métodos de avaliação da audição
Qualidade de vida dos pacientes com vestibulopatias
Didática
Gerontologia social
OBRIGATÓRIAS
Metodologia científica e bioestatística
Modelos metodológicos de avaliação do equilíbrio corporal
Protocolos de reabilitação vestibular
ELETIVAS
Neuropsicologia das habilidades cognitivas. Implicações para protocolos de reabilitação
Neurobiologia do estresse
Métodos de avaliação da audição
Qualidade de vida dos pacientes com vestibulopatias
Didática
Gerontologia social
EXAME DE SELEÇÃO
O ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão da UNIBAN é realizado por processo seletivo. A seleção dos candidatos ao programa é feita por meio de uma prova dissertativa, entrevista e análise do curriculum vitae.
O ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão da UNIBAN é realizado por processo seletivo. A seleção dos candidatos ao programa é feita por meio de uma prova dissertativa, entrevista e análise do curriculum vitae.
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