Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)
Centro Universitário Metodista IPA
DFP_
Localização:Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
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Objetivos
Este Programa de Mestrado Profissional visa atender a necessidade regional de desenvolver conhecimentos científico-tecnológicos e qualificar profissionais com capacidade de desenvolver e implementar processos inovadores em reabilitação integrada a processos educativos. É o primeiro Programa dessa natureza na Região Sul do Brasil e tem como finalidade atender profissionais da área da saúde e da educação que pretendam capacitar-se para atividades profissionais e de pesquisa aplicada. O Programa atende aos egressos dos Cursos de: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Fonoaudiologia, Administração Hospitalar, Pedagogia, Licenciaturas, Enfermagem, Medicina, Psicologia, entre outras.
Construção coletiva: Construir coletivamente a proposta, além de incrementar a implementação da proposta institucional, aumentando a cooperação coletiva e possibilitando o consenso necessário para sua viabilização.
Negociação com a comunidade acadêmica: Todos as etapas realizadas pelo PPG-RI possuem o conhecimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Coordenadoria de Pesquisa, bem como do colegiado do programa. Trata-se de reconhecer que construção ou reconstrução, ou ação de um programa de pós-graduação Stricto Sensu considera as diferenças entre os envolvidos no processo, que serão mais facilmente superadas através da negociação transparente entre todos os responsáveis pela sua execução
Perfil do Egresso: O Programa deve observar o disposto na Ficha de Avaliação dos Programas Profissionais preconizados pelas CAPES, bem como o estabelecido pela área multidisciplinar da agência. Além do desenvolvimento de competências profissionais e da aplicação do conhecimento busca-se contribuir com uma formação para a vida, com ênfase no desenvolvimento de cidadania, solidariedade e senso crítico.
Linhas de Pesquisa: O programa possui suas linhas de pesquisa a partir das linhas de pesquisa dos cursos de graduação, que por sua vez estão relacionados com os projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição. As linhas de pesquisa dos cursos de graduação fomentam as linhas de pesquisa do programa e os projetos de extensão da Instituição.
Disciplinas: A proposta curricular do programa trabalha na perspectiva da transversalidade e integração entre as disciplinas, partindo da aprendizagem significativa (aquela que produz sentidos), provocando a reflexão constante e priorizando a experiência prática, as vivências profissionais.
Histórico
O Programa tem sua origem em atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão que vêm sendo desenvolvidas no Centro Universitário Metodista, do IPA, ao longo de sua trajetória. Na área de ensino, destaca-se o pioneirismo da Instituição na formação de profissionais para a área de saúde já na perspectiva interdisciplinar promovida entre os Cursos de Graduação da área.
Reunir os cursos de Educação Física, de Fisioterapia, de Terapia Ocupacional, de Nutrição e de Fonoaudiologia em atividades continuadas de extensão comunitária, em ações de ensino e em pesquisa, veio a favorecer e a fortificar as relações de contribuição e de interfaces entre estas áreas de concentração. Em decorrência, veio a se estabelecer um processo interdisciplinar nas linhas de pesquisa, formuladas a partir dos cursos de graduação, em atendimento às demandas regionais e considerando as trajetórias institucional e dos pesquisadores.
A compreensão interdisciplinar entre as áreas permitiu uma percepção não fragmentada da área da saúde, o que possibilitou organizar linhas de pesquisa que orientassem ações de prevenção, promoção, manutenção, terapia e reabilitação da saúde, incluindo ações educativas voltadas para a área da saúde.
Finalmente, evidencia-se que a missão institucional volta-se para a inclusão de diferentes grupos étnicos e portadores de necessidades especiais no exercício do ensino superior. Este aspecto vem a favorecer a compreensão e a vivência relacional do acadêmico e do professor, bem como a promoção de um ambiente fértil para a produção de conhecimento na área.
A extensão institucional surge das atividades de ensino que levaram a elaboração de projetos junto às instituições de saúde conveniadas. Ao mesmo tempo foram criadas as Clínicas Integradas que potencializaram, junto com os convênios, as ações de pesquisa entre professores e acadêmicos dos cursos da área da saúde nos atendimentos realizados e da necessidade de integrar os pesquisadores que já vinham desenvolvendo pesquisas na área da reabilitação e saúde.
Desde o princípio, as ações integraram as áreas da educação e da saúde, em particular através do Curso de Educação Física. As experiências em atividades práticas, em abordagens, programas e tecnologias desenvolvidas pelos professores, bem como o trabalho de cuidado à saúde da população, trouxeram insumos para que professores e acadêmicos desenvolvessem trabalhos de conclusão de curso, projetos de pesquisa, extensão comunitária e palestras, nos diversos cursos da Instituição que estudam saúde e educação.
O grupo de professores pesquisadores, desde a criação dos grupos de pesquisa, passou a ter como objetivo a integração das pesquisas desenvolvidas para investigar melhores técnicas e/ou tratamentos para o auxílio na recuperação, na manutenção e na promoção da saúde, na perspectiva da educação para a inclusão. Concomitante ao processo de desenvolvimento da pesquisa, o crescimento institucional e a qualificação do corpo docente permitiram a organização de linhas de pesquisa nessas áreas de estudo. Nessa perspectiva, o Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Inclusão, na modalidade profissionalizante, possui características inovadoras para a região e o estado do Rio Grande do Sul, uma vez que integra as áreas da saúde e da educação em uma perspectiva interdisciplinar e de unidade em torno do foco reabilitação-inclusão.
O Programa de Pós-Graduação é resultado da institucionalização da pesquisa na Instituição, sendo constituído pelos seguintes grupos e respectivas linhas de pesquisa:
- Reabilitação e Saúde: Reabilitação e Transtornos do desenvolvimento; Processos normais e patológicos do envelhecimento; Saúde coletiva e inclusão social.
- Programas Especiais em Reabilitação: Distúrbios Respiratórios e Reabilitação e Exercício Físico e Reabilitação.
- Políticas Educacionais e Inclusão Social: Avaliação Institucional e Políticas Educacionais; Democratização da Escola: Gestão, Acesso ao Sistema e ao Conhecimento.
Esses grupos já vinham desenvolvendo projetos interdisciplinares que serão ampliados e consolidados a partir da constituição do Programa, cuja organicidade será assegurada pelos projetos de pesquisa, pelo percurso formativo e pela produção científica a partir de suas linhas.
reas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Inclusão e Reabilitação
Área - Saúde e Educação/Multidisciplinar
Investiga fenômenos de inclusão/exclusão que ocorrem na sociedade envolvendo possibilidades e processos de reabilitação. Busca desenvolver artefatos e mentefatos pedagógicos interdisciplinares, quando do estudo de relações sociais, culturais e pedagógicas.
Programas de Reabilitação
Área - Saúde e Educação/Multidisciplinar
Pesquisa ações e programas na perspectiva interdisciplinar de conhecimentos que possam convergir no desenvolvimento de processos e produtos capazes de dotar pessoas com necessidades de reabilitação a vida independente e efetiva socialização inclusiva.
Este Programa de Mestrado Profissional visa atender a necessidade regional de desenvolver conhecimentos científico-tecnológicos e qualificar profissionais com capacidade de desenvolver e implementar processos inovadores em reabilitação integrada a processos educativos. É o primeiro Programa dessa natureza na Região Sul do Brasil e tem como finalidade atender profissionais da área da saúde e da educação que pretendam capacitar-se para atividades profissionais e de pesquisa aplicada. O Programa atende aos egressos dos Cursos de: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Fonoaudiologia, Administração Hospitalar, Pedagogia, Licenciaturas, Enfermagem, Medicina, Psicologia, entre outras.
Construção coletiva: Construir coletivamente a proposta, além de incrementar a implementação da proposta institucional, aumentando a cooperação coletiva e possibilitando o consenso necessário para sua viabilização.
Negociação com a comunidade acadêmica: Todos as etapas realizadas pelo PPG-RI possuem o conhecimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Coordenadoria de Pesquisa, bem como do colegiado do programa. Trata-se de reconhecer que construção ou reconstrução, ou ação de um programa de pós-graduação Stricto Sensu considera as diferenças entre os envolvidos no processo, que serão mais facilmente superadas através da negociação transparente entre todos os responsáveis pela sua execução
Perfil do Egresso: O Programa deve observar o disposto na Ficha de Avaliação dos Programas Profissionais preconizados pelas CAPES, bem como o estabelecido pela área multidisciplinar da agência. Além do desenvolvimento de competências profissionais e da aplicação do conhecimento busca-se contribuir com uma formação para a vida, com ênfase no desenvolvimento de cidadania, solidariedade e senso crítico.
Linhas de Pesquisa: O programa possui suas linhas de pesquisa a partir das linhas de pesquisa dos cursos de graduação, que por sua vez estão relacionados com os projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição. As linhas de pesquisa dos cursos de graduação fomentam as linhas de pesquisa do programa e os projetos de extensão da Instituição.
Disciplinas: A proposta curricular do programa trabalha na perspectiva da transversalidade e integração entre as disciplinas, partindo da aprendizagem significativa (aquela que produz sentidos), provocando a reflexão constante e priorizando a experiência prática, as vivências profissionais.
Histórico
O Programa tem sua origem em atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão que vêm sendo desenvolvidas no Centro Universitário Metodista, do IPA, ao longo de sua trajetória. Na área de ensino, destaca-se o pioneirismo da Instituição na formação de profissionais para a área de saúde já na perspectiva interdisciplinar promovida entre os Cursos de Graduação da área.
Reunir os cursos de Educação Física, de Fisioterapia, de Terapia Ocupacional, de Nutrição e de Fonoaudiologia em atividades continuadas de extensão comunitária, em ações de ensino e em pesquisa, veio a favorecer e a fortificar as relações de contribuição e de interfaces entre estas áreas de concentração. Em decorrência, veio a se estabelecer um processo interdisciplinar nas linhas de pesquisa, formuladas a partir dos cursos de graduação, em atendimento às demandas regionais e considerando as trajetórias institucional e dos pesquisadores.
A compreensão interdisciplinar entre as áreas permitiu uma percepção não fragmentada da área da saúde, o que possibilitou organizar linhas de pesquisa que orientassem ações de prevenção, promoção, manutenção, terapia e reabilitação da saúde, incluindo ações educativas voltadas para a área da saúde.
Finalmente, evidencia-se que a missão institucional volta-se para a inclusão de diferentes grupos étnicos e portadores de necessidades especiais no exercício do ensino superior. Este aspecto vem a favorecer a compreensão e a vivência relacional do acadêmico e do professor, bem como a promoção de um ambiente fértil para a produção de conhecimento na área.
A extensão institucional surge das atividades de ensino que levaram a elaboração de projetos junto às instituições de saúde conveniadas. Ao mesmo tempo foram criadas as Clínicas Integradas que potencializaram, junto com os convênios, as ações de pesquisa entre professores e acadêmicos dos cursos da área da saúde nos atendimentos realizados e da necessidade de integrar os pesquisadores que já vinham desenvolvendo pesquisas na área da reabilitação e saúde.
Desde o princípio, as ações integraram as áreas da educação e da saúde, em particular através do Curso de Educação Física. As experiências em atividades práticas, em abordagens, programas e tecnologias desenvolvidas pelos professores, bem como o trabalho de cuidado à saúde da população, trouxeram insumos para que professores e acadêmicos desenvolvessem trabalhos de conclusão de curso, projetos de pesquisa, extensão comunitária e palestras, nos diversos cursos da Instituição que estudam saúde e educação.
O grupo de professores pesquisadores, desde a criação dos grupos de pesquisa, passou a ter como objetivo a integração das pesquisas desenvolvidas para investigar melhores técnicas e/ou tratamentos para o auxílio na recuperação, na manutenção e na promoção da saúde, na perspectiva da educação para a inclusão. Concomitante ao processo de desenvolvimento da pesquisa, o crescimento institucional e a qualificação do corpo docente permitiram a organização de linhas de pesquisa nessas áreas de estudo. Nessa perspectiva, o Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Inclusão, na modalidade profissionalizante, possui características inovadoras para a região e o estado do Rio Grande do Sul, uma vez que integra as áreas da saúde e da educação em uma perspectiva interdisciplinar e de unidade em torno do foco reabilitação-inclusão.
O Programa de Pós-Graduação é resultado da institucionalização da pesquisa na Instituição, sendo constituído pelos seguintes grupos e respectivas linhas de pesquisa:
- Reabilitação e Saúde: Reabilitação e Transtornos do desenvolvimento; Processos normais e patológicos do envelhecimento; Saúde coletiva e inclusão social.
- Programas Especiais em Reabilitação: Distúrbios Respiratórios e Reabilitação e Exercício Físico e Reabilitação.
- Políticas Educacionais e Inclusão Social: Avaliação Institucional e Políticas Educacionais; Democratização da Escola: Gestão, Acesso ao Sistema e ao Conhecimento.
Esses grupos já vinham desenvolvendo projetos interdisciplinares que serão ampliados e consolidados a partir da constituição do Programa, cuja organicidade será assegurada pelos projetos de pesquisa, pelo percurso formativo e pela produção científica a partir de suas linhas.
reas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Inclusão e Reabilitação
Área - Saúde e Educação/Multidisciplinar
Investiga fenômenos de inclusão/exclusão que ocorrem na sociedade envolvendo possibilidades e processos de reabilitação. Busca desenvolver artefatos e mentefatos pedagógicos interdisciplinares, quando do estudo de relações sociais, culturais e pedagógicas.
Programas de Reabilitação
Área - Saúde e Educação/Multidisciplinar
Pesquisa ações e programas na perspectiva interdisciplinar de conhecimentos que possam convergir no desenvolvimento de processos e produtos capazes de dotar pessoas com necessidades de reabilitação a vida independente e efetiva socialização inclusiva.
Disciplinas
Aspectos da Reabilitação Aplicada ao Sistema Respiratório
Atividades Complementares
Avaliação de Processos e Produtos
Avaliação dos Processos Inflamatórios
Bioética
Cuidado à Saúde do Trabalhador
Cuidado Humanizado em Saúde
Elaboração e análise crítica de artigo científico
Epidemiologia e Bioestatística
Fisiologia Aplicada ao Exercício e Doenças Multi-fatoriais
História e Filosofia da Ciência Catalisando ações transdisciplinares
Neuroaprendizagem e Reabilitação
Oficina de Projetos e Métodos de Pesquisa
Programas Especiais em Reabilitação
Reabilitação e Educação
Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento I
Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento II
Seminário Interdisciplinar em Biociências e Reabilitação
Seminário Teoria e Prática de Inclusão
Seminários de Pesquisa
Treinamento Físico Aplicado na Prevenção e Reabilitação de Disfunções Cardiovasculares
Aspectos da Reabilitação Aplicada ao Sistema Respiratório
Atividades Complementares
Avaliação de Processos e Produtos
Avaliação dos Processos Inflamatórios
Bioética
Cuidado à Saúde do Trabalhador
Cuidado Humanizado em Saúde
Elaboração e análise crítica de artigo científico
Epidemiologia e Bioestatística
Fisiologia Aplicada ao Exercício e Doenças Multi-fatoriais
História e Filosofia da Ciência Catalisando ações transdisciplinares
Neuroaprendizagem e Reabilitação
Oficina de Projetos e Métodos de Pesquisa
Programas Especiais em Reabilitação
Reabilitação e Educação
Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento I
Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento II
Seminário Interdisciplinar em Biociências e Reabilitação
Seminário Teoria e Prática de Inclusão
Seminários de Pesquisa
Treinamento Físico Aplicado na Prevenção e Reabilitação de Disfunções Cardiovasculares
Informações Gerais:
1) Preencher formulário de inscrição;
2) Realizar o pagamento da taxa de inscrição (o boleto bancário é gerado logo após o preenchimento do formulário de inscrição, se houver algum problema, pode-se imprimir uma 2ª via);
3) Entregar os documentos na secretaria: os documentos deverão ser entregues pessoalmente, ou mediante procuração registrada em cartório, na Secretaria de Pós-Graduação do Centro Universitário Metodista, do IPA.
4) Consultar o resultado do processo seletivo no Portal;
5) Realizar a matrícula.
1) Preencher formulário de inscrição;
2) Realizar o pagamento da taxa de inscrição (o boleto bancário é gerado logo após o preenchimento do formulário de inscrição, se houver algum problema, pode-se imprimir uma 2ª via);
3) Entregar os documentos na secretaria: os documentos deverão ser entregues pessoalmente, ou mediante procuração registrada em cartório, na Secretaria de Pós-Graduação do Centro Universitário Metodista, do IPA.
4) Consultar o resultado do processo seletivo no Portal;
5) Realizar a matrícula.
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