Pós-graduação em A Produção do Livro: do Autor ao Leitor (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:18 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Introdução
O Brasil ocupa hoje lugar de destaque no cenário editorial mundial, mas ainda são poucos os cursos direcionados para a capacitação de profissionais desse segmento.
O curso de pós-graduação (Lato-sensu) A Produção do Livro: do autor ao leitor visa suprir essa demanda, aliando o embasamento teórico ao conhecimento prático de todas as etapas da produção dos livros. Como diferencial, estuda o universo do autor e do leitor, elos vitais na cadeia da indústria livreira.
Objetivo
Capacitar profissionais para atuação no mercado editorial de livros; fornecer uma visão geral das áreas de trabalho desse negócio e transmitir conhecimentos sobre as especificidades das atividades envolvidas no processo de produção e comercialização do livro.
Metodologia
O curso é organizado em nove módulos complementares, que abrangem todo o processo de criação, edição, publicação, comercialização e consumo de livros. Além de um professor titular em cada módulo, serão convidados palestrantes de diferentes áreas e segmentos de cada tema tratado. Considerando-se a diversidade de áreas de atuação do mercado livreiro, buscamos, dessa forma, oferecer uma visão que abranja os vários segmentos e portes de negócio. Além das palestras, o curso propiciará visitas programadas e oficinas práticas.
Programa
A produção do livro, desde a sua concepção pelo autor até o seu encontro com o elo final da cadeia editorial, o leitor. Análise do mercado editorial e das atividades envolvidas na produção do livro como produto cultural.
Módulo I - A história do livro
Módulo II - Linhas editoriais
Módulo III - O negócio do livro
Módulo IV - O mercado editorial do ponto de vista do autor
Módulo V - O produto livro
Módulo VI - Marketing editorial
Módulo VII - Distribuição e comércio de livros
Módulo VIII - O leitor
Módulo IX - Questões atuais do mercado editorial
Observação: será obrigatória a elaboração de um trabalho de conclusão de curso, com tema que se relacione a uma das questões tratadas durante o desenvolvimento dos módulos.
Público Alvo
Editores, editores-assistentes, proprietários de editoras, profissionais da área de arte e design, marketing e da área comercial das editoras, ilustradores, produtores gráficos, escritores, bibliotecários, jornalistas e demais interessados em compreender o funcionamento desse mercado e os processos de produção do livro.
DFP_