Pós-graduação em Administração da Tecnologia da Informação (Presidente Prudente, São Paulo)
Universidade do Oeste Paulista
DFP_
Localização:Presidente Prudente - São Paulo
Duração:18 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
Para uma empresa melhorar sua competitividade no mercado e reduzir custos é necessário um eficiente controle das informações que circulam entre seus funcionários, clientes e com outras empresas. A análise criteriosa de dados, internos e externos a uma organização torna-se cada vez mais necessária, dada a escassez de tempo e a sempre crescente necessidade de agilidade e flexibilidade imposta pelo mercado, escassez maximizada pelo significativo crescimento das fontes e volume de informação, gerado, principalmente, pela identificação do conhecimento como diferencial estratégico nas organizações. Sistemas de informação bem projetados e elaborados por profissionais capacitados em tecnologia de informação podem ser o diferencial em um mercado global de concorrência crescente e com clientela cada vez mais exigente. Assim, torna-se imprescindível capacitar profissionais nas novas tecnologias de informação que proporcionem soluções eficientes, amigáveis, rápidas, seguras e de qualidade.
Objetivos
Geral: Proporcionar capacitação aos gestores organizacionais que atuam ou que tenham interesse em atuar com os recursos da tecnologia da informação nas suas decisões estratégicas e operacionais, desenvolvendo uma visão crítica das necessidades da informação e do conhecimento.
Específico: Conhecer e compreender as organizações e seus processos, meios e fim, de negócios, e as relações intra e interorganizacionais. Avaliar e propor estratégias para o uso adequado da tecnologia em sistemas de apoio de decisão. Compreender as organizações, seus processos organizacionais, para fornecer soluções tecnológicas, capazes de ampliar a competitividade das empresas em seus negócios.
Justificativa
A sociedade atual convive com um grande e crescente volume de dados disponibilizados através da tecnologia da informação. Observa-se que tais dados necessitam, cada vez mais de um tratamento especializado que os transformem em informação pertinente. O curso tem como proposta capacitar pessoas para atualizar e/ou gerar inovações, negócios estruturados sob a ótica da inteligência organizacional e administração do conhecimento e infraestrutura em tecnologia de informação.
Público Alvo
Profissionais que atuam ou desejam atuar como gestores nas organizações ou que utilizam a informática como ferramenta de gestão. Diretores, gerentes, coordenadores, consultores, auditores, graduados nas áreas de Sistemas de Informação, Administração, Engenharias e Informática e outros que buscam diferenciais competitivos para atuação profissional na área da tecnologia da informação ou na gestão e execução de projetos.
Para uma empresa melhorar sua competitividade no mercado e reduzir custos é necessário um eficiente controle das informações que circulam entre seus funcionários, clientes e com outras empresas. A análise criteriosa de dados, internos e externos a uma organização torna-se cada vez mais necessária, dada a escassez de tempo e a sempre crescente necessidade de agilidade e flexibilidade imposta pelo mercado, escassez maximizada pelo significativo crescimento das fontes e volume de informação, gerado, principalmente, pela identificação do conhecimento como diferencial estratégico nas organizações. Sistemas de informação bem projetados e elaborados por profissionais capacitados em tecnologia de informação podem ser o diferencial em um mercado global de concorrência crescente e com clientela cada vez mais exigente. Assim, torna-se imprescindível capacitar profissionais nas novas tecnologias de informação que proporcionem soluções eficientes, amigáveis, rápidas, seguras e de qualidade.
Objetivos
Geral: Proporcionar capacitação aos gestores organizacionais que atuam ou que tenham interesse em atuar com os recursos da tecnologia da informação nas suas decisões estratégicas e operacionais, desenvolvendo uma visão crítica das necessidades da informação e do conhecimento.
Específico: Conhecer e compreender as organizações e seus processos, meios e fim, de negócios, e as relações intra e interorganizacionais. Avaliar e propor estratégias para o uso adequado da tecnologia em sistemas de apoio de decisão. Compreender as organizações, seus processos organizacionais, para fornecer soluções tecnológicas, capazes de ampliar a competitividade das empresas em seus negócios.
Justificativa
A sociedade atual convive com um grande e crescente volume de dados disponibilizados através da tecnologia da informação. Observa-se que tais dados necessitam, cada vez mais de um tratamento especializado que os transformem em informação pertinente. O curso tem como proposta capacitar pessoas para atualizar e/ou gerar inovações, negócios estruturados sob a ótica da inteligência organizacional e administração do conhecimento e infraestrutura em tecnologia de informação.
Público Alvo
Profissionais que atuam ou desejam atuar como gestores nas organizações ou que utilizam a informática como ferramenta de gestão. Diretores, gerentes, coordenadores, consultores, auditores, graduados nas áreas de Sistemas de Informação, Administração, Engenharias e Informática e outros que buscam diferenciais competitivos para atuação profissional na área da tecnologia da informação ou na gestão e execução de projetos.
Disciplinas do Programa
a) GESTÃO DE NEGÓCIOS (150 hs)
1. Gestão da Informação: Conceitos básicos. Tipos de Sistemas de Informação. Disponibilidade e acessibilidade à informação na organização. Sistemas e oportunidades existentes no mercado e sua influência no ambiente da TI e na organização. Estudos de Casos.
2. Processos e Modelagem de Negócio – BPM: Conceitos Básicos. Aplicação. Modelagem de Negócio (EKD e outros métodos)
3. Sistemas Integrados de Gestão (ERP): Abordagem aprofundada de sistemas integrados de gestão empresarial (ERP – Enterprise Resource Planning) abrangendo a avaliação, implantação, utilização e aplicação destes sistemas em empresas.
4. Gestão Empreendedora e Plano de Negócios: Parte I Empreendedorismo: definições e tendências. A Organização Empreendedora. Empreendedorismo interno e ambientes favoráveis ao empreendedorismo. O empreendedor empresário. Criatividade e Liderança.
Parte II Plano de Negócio: significado e utilização. Roteiro de Plano de Negócio. Pesquisa de Mercado. Estratégia de marketing. Operações e Processos. Plano financeiro.
5. Sistemas de Gestão Estratégica: Introdução à BSC (Balanced Scorecard). Uso do BSC para tradução da estratégia em termos operacionais. Medição do balanceamento de quatro perspectivas organizacional: Processos Internos do Negócio, Financeira, Cliente e Aprendizado & Crescimento.
6. Gestão de Pessoas nas Organizações: Os desafios das empresas modernas e a visão geral da gestão de pessoas. Cultura organizacional. Construindo e reconstruindo o espírito de equipe no trabalho. Motivação no ambiente de trabalho. Liderança e seus diversos estilos, inteligência emocional, liderança e comunicação. Criatividade e Inovação. Qualidade de vida no trabalho.
7. Inteligência Organizacional: BI – Business Intelligence; KDM – Gestão de Conhecimento. CM – Gestão de Conteúdo. E-learning; Educação Corporativa. DW – Data Warehousing / Data Marts. Mining – Mineração de Dados. CRM – Gestão de Relacionamento com Clientes.
b) GESTÃO DA TI (210 hs)
1. Gerenciamento de Serviços de TI: Suportar e facilitar o entendimento dos fundamentos do Gerenciamento de serviços de TI através das práticas da ITIL® (Information Technology Infrastructure Library) e dos principais assuntos relacionados, ambos voltados aos processos e à organização. Entender a ITIL® e seus benefícios para a organização, conhecer os processos ao longo do ciclo de vida dos serviços de TI, entender as atividades, entradas e saídas dos processos e avaliar fatores de afetam a prestação de serviços de TI.
2. Governança em Tecnologia da Informação: O papel do Administrador da TI (CIO -Chief Information Officer / IT Manager - Gerente de TI). Estruturação da área de TI: Centralização x Descentralização; gerência de desenvolvimento; gerência de equipamentos e manutenção; gerência de implantação. Relacionamento com usuários e com a alta direção. Canais de comunicação com usuários e com a alta direção. Quando comprar x quando desenvolver internamente. TCO (Total Cost of Ownership). O papel da Terceirização de sistemas (Outsourcing). Modalidades de Outsourcing. Fábricas de Software. Métricas de Qualidade e Confiabilidade na Terceirização (Cobit, CMMi, ISO 9000-3).
3. Prática e Gerenciamento de Projetos: O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) em projetos de software: Gerenciamento de integração; Gerenciamento do escopo; Gerenciamento de tempo; Gerenciamento de custos; Gerenciamento da qualidade; Gerenciamento de recursos humanos; Gerenciamento das comunicações; Gerenciamento de riscos; Gerenciamento de suprimentos. Aplicação de sistemas de gestão de projetos (MS-Project).
4. Planejamento Estratégico da TI: a) Estratégia Empresarial. Planejamento Estratégico. Estratégias genéricas. Análise das forças do mercado. Análise SWOT. Matriz BCG. Missão. Visão.Cenários. Valores ou princípios.Análise das funções empresariais. Formulação de estratégias. b) Sistemas estratégicos e reorganizações. Vantagem estratégica e tecnologia da informação. Sistemas de Informação estratégico: alguns exemplos. Reengenharia do processo empresarial. Corporações virtuais.
5. Infraestrutura de TI: Evolução dos sistemas computacionais. Evolução das redes de computadores. Equipamentos de interconexão de redes. Arquitetura das redes de computadores: modelo Internet TCP/IP. Arquiteturas de tecnologia de informação disponíveis no mercado. Redes de integração dos recursos de comunicação.
6. Logística Aplicada a TI: O módulo de Logística visa proporcionar subsídios para a compreensão da logística como um sistema integrado, capaz de proporcionar ganhos de produtividade. A integração das áreas da empresa, bem como a dos agentes que integram a cadeia de distribuição está intimamente relacionada com a estruturação de um sistema de informação logística, responsável pelo registro, tratamento e disponibilidade de informações para tomada de decisão. a) Planejamento em Logística: Logística Integrada; Supply Chain Management – SCM; Contribuição da área de SI no planejamento do SCM; Classificação de Produtos para Distribuição; Perfil de Clientes; Região de atuação; Modais de transporte e intermodalidade; Nível de Serviço Logístico; Estrutura de apoio à Distribuição; Custos Logísticos; Roteirização; Sistema de Informação Logística. b) Administração de Estoques (laboratório): Apuração de Estoques; Tempo de Reposição; Ponto de pedido; Estoque de Segurança; Estoque de Cobertura; Giro dos Estoques; Influência da Adm. de Estoques no Capital de Giro; Retorno do Capital Investido em Estoques.Aplicações nas organizações; Integração; Aplicações Típicas na Produção e Gestão: WMS - Warehouse Management System; VMI - Vendor Managed Inventory; EDI - Electronic Data Interchange; RFID - Radio Frequency Identification; Código de Barras (padrão EAN-13 e padrão interno); ECR - Efficient Consumer Response; SCM - Supply Chain Management; PRM - Partner Relationship Marketing; P2P - Peer to Peer Networking.
7. Segurança em TI: Parte I: Recurso informação. Processo e política de segurança da informação. Privacidade dos usuários no ambiente virtual. Proteção física dos recursos de informação. Acesso e uso da informação no ambiente computacional. Cópias de segurança das informações. Classificação e categorias de ataques em uma rede de computadores. Conceitos de criptografia e segurança digital. Categorias de algoritmos de criptografia. Serviços de segurança dos algoritmos criptográficos. Conscientização dos usuários planejando a continuidade do negócio em situações de contingência. Estruturação da área de segurança da informação. Análise de arquivos de log e auditoria de sistemas.
Parte II: Introdução aos controles de segurança da informação; NBR ISO/IEC 27000-2 - Código de prática para a gestão da segurança da informação. Análise de risco e análise de impacto ao negócio. Auditoria de segurança em sistemas de informação.
8. Negócios na Internet: Características, abrangência, benefícios e limitações. Modelos de CE: B2B, B2C, C2B, C2C. Negócios eletrônicos: G2C, G2B, B2E, P2P, e-learning. Logística do CE, e-CRM, e-PRM. O consumidor virtual: características e processo de decisão. Estratégia e implantação do CE. Privacidade e intimidade no mundo virtual. Conflito de nomes de domínios. Política de privacidade. Crimes pela Internet. Assinatura e Certificação digital. contratos eletrônicos. Código de Defesa do Consumidor aplicado.
9. Métodos e Técnicas de Pesquisa: Classificação de métodos de pesquisa segundo objetivos e procedimentos. Técnicas de pesquisa. Diretrizes para elaboração de um Plano de Negócio. Metodologia de Planejamento Estratégico da área de TI. Estratégia de marketing e diferenciação. Gestão de operações.
a) GESTÃO DE NEGÓCIOS (150 hs)
1. Gestão da Informação: Conceitos básicos. Tipos de Sistemas de Informação. Disponibilidade e acessibilidade à informação na organização. Sistemas e oportunidades existentes no mercado e sua influência no ambiente da TI e na organização. Estudos de Casos.
2. Processos e Modelagem de Negócio – BPM: Conceitos Básicos. Aplicação. Modelagem de Negócio (EKD e outros métodos)
3. Sistemas Integrados de Gestão (ERP): Abordagem aprofundada de sistemas integrados de gestão empresarial (ERP – Enterprise Resource Planning) abrangendo a avaliação, implantação, utilização e aplicação destes sistemas em empresas.
4. Gestão Empreendedora e Plano de Negócios: Parte I Empreendedorismo: definições e tendências. A Organização Empreendedora. Empreendedorismo interno e ambientes favoráveis ao empreendedorismo. O empreendedor empresário. Criatividade e Liderança.
Parte II Plano de Negócio: significado e utilização. Roteiro de Plano de Negócio. Pesquisa de Mercado. Estratégia de marketing. Operações e Processos. Plano financeiro.
5. Sistemas de Gestão Estratégica: Introdução à BSC (Balanced Scorecard). Uso do BSC para tradução da estratégia em termos operacionais. Medição do balanceamento de quatro perspectivas organizacional: Processos Internos do Negócio, Financeira, Cliente e Aprendizado & Crescimento.
6. Gestão de Pessoas nas Organizações: Os desafios das empresas modernas e a visão geral da gestão de pessoas. Cultura organizacional. Construindo e reconstruindo o espírito de equipe no trabalho. Motivação no ambiente de trabalho. Liderança e seus diversos estilos, inteligência emocional, liderança e comunicação. Criatividade e Inovação. Qualidade de vida no trabalho.
7. Inteligência Organizacional: BI – Business Intelligence; KDM – Gestão de Conhecimento. CM – Gestão de Conteúdo. E-learning; Educação Corporativa. DW – Data Warehousing / Data Marts. Mining – Mineração de Dados. CRM – Gestão de Relacionamento com Clientes.
b) GESTÃO DA TI (210 hs)
1. Gerenciamento de Serviços de TI: Suportar e facilitar o entendimento dos fundamentos do Gerenciamento de serviços de TI através das práticas da ITIL® (Information Technology Infrastructure Library) e dos principais assuntos relacionados, ambos voltados aos processos e à organização. Entender a ITIL® e seus benefícios para a organização, conhecer os processos ao longo do ciclo de vida dos serviços de TI, entender as atividades, entradas e saídas dos processos e avaliar fatores de afetam a prestação de serviços de TI.
2. Governança em Tecnologia da Informação: O papel do Administrador da TI (CIO -Chief Information Officer / IT Manager - Gerente de TI). Estruturação da área de TI: Centralização x Descentralização; gerência de desenvolvimento; gerência de equipamentos e manutenção; gerência de implantação. Relacionamento com usuários e com a alta direção. Canais de comunicação com usuários e com a alta direção. Quando comprar x quando desenvolver internamente. TCO (Total Cost of Ownership). O papel da Terceirização de sistemas (Outsourcing). Modalidades de Outsourcing. Fábricas de Software. Métricas de Qualidade e Confiabilidade na Terceirização (Cobit, CMMi, ISO 9000-3).
3. Prática e Gerenciamento de Projetos: O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) em projetos de software: Gerenciamento de integração; Gerenciamento do escopo; Gerenciamento de tempo; Gerenciamento de custos; Gerenciamento da qualidade; Gerenciamento de recursos humanos; Gerenciamento das comunicações; Gerenciamento de riscos; Gerenciamento de suprimentos. Aplicação de sistemas de gestão de projetos (MS-Project).
4. Planejamento Estratégico da TI: a) Estratégia Empresarial. Planejamento Estratégico. Estratégias genéricas. Análise das forças do mercado. Análise SWOT. Matriz BCG. Missão. Visão.Cenários. Valores ou princípios.Análise das funções empresariais. Formulação de estratégias. b) Sistemas estratégicos e reorganizações. Vantagem estratégica e tecnologia da informação. Sistemas de Informação estratégico: alguns exemplos. Reengenharia do processo empresarial. Corporações virtuais.
5. Infraestrutura de TI: Evolução dos sistemas computacionais. Evolução das redes de computadores. Equipamentos de interconexão de redes. Arquitetura das redes de computadores: modelo Internet TCP/IP. Arquiteturas de tecnologia de informação disponíveis no mercado. Redes de integração dos recursos de comunicação.
6. Logística Aplicada a TI: O módulo de Logística visa proporcionar subsídios para a compreensão da logística como um sistema integrado, capaz de proporcionar ganhos de produtividade. A integração das áreas da empresa, bem como a dos agentes que integram a cadeia de distribuição está intimamente relacionada com a estruturação de um sistema de informação logística, responsável pelo registro, tratamento e disponibilidade de informações para tomada de decisão. a) Planejamento em Logística: Logística Integrada; Supply Chain Management – SCM; Contribuição da área de SI no planejamento do SCM; Classificação de Produtos para Distribuição; Perfil de Clientes; Região de atuação; Modais de transporte e intermodalidade; Nível de Serviço Logístico; Estrutura de apoio à Distribuição; Custos Logísticos; Roteirização; Sistema de Informação Logística. b) Administração de Estoques (laboratório): Apuração de Estoques; Tempo de Reposição; Ponto de pedido; Estoque de Segurança; Estoque de Cobertura; Giro dos Estoques; Influência da Adm. de Estoques no Capital de Giro; Retorno do Capital Investido em Estoques.Aplicações nas organizações; Integração; Aplicações Típicas na Produção e Gestão: WMS - Warehouse Management System; VMI - Vendor Managed Inventory; EDI - Electronic Data Interchange; RFID - Radio Frequency Identification; Código de Barras (padrão EAN-13 e padrão interno); ECR - Efficient Consumer Response; SCM - Supply Chain Management; PRM - Partner Relationship Marketing; P2P - Peer to Peer Networking.
7. Segurança em TI: Parte I: Recurso informação. Processo e política de segurança da informação. Privacidade dos usuários no ambiente virtual. Proteção física dos recursos de informação. Acesso e uso da informação no ambiente computacional. Cópias de segurança das informações. Classificação e categorias de ataques em uma rede de computadores. Conceitos de criptografia e segurança digital. Categorias de algoritmos de criptografia. Serviços de segurança dos algoritmos criptográficos. Conscientização dos usuários planejando a continuidade do negócio em situações de contingência. Estruturação da área de segurança da informação. Análise de arquivos de log e auditoria de sistemas.
Parte II: Introdução aos controles de segurança da informação; NBR ISO/IEC 27000-2 - Código de prática para a gestão da segurança da informação. Análise de risco e análise de impacto ao negócio. Auditoria de segurança em sistemas de informação.
8. Negócios na Internet: Características, abrangência, benefícios e limitações. Modelos de CE: B2B, B2C, C2B, C2C. Negócios eletrônicos: G2C, G2B, B2E, P2P, e-learning. Logística do CE, e-CRM, e-PRM. O consumidor virtual: características e processo de decisão. Estratégia e implantação do CE. Privacidade e intimidade no mundo virtual. Conflito de nomes de domínios. Política de privacidade. Crimes pela Internet. Assinatura e Certificação digital. contratos eletrônicos. Código de Defesa do Consumidor aplicado.
9. Métodos e Técnicas de Pesquisa: Classificação de métodos de pesquisa segundo objetivos e procedimentos. Técnicas de pesquisa. Diretrizes para elaboração de um Plano de Negócio. Metodologia de Planejamento Estratégico da área de TI. Estratégia de marketing e diferenciação. Gestão de operações.
Processo Seletivo
Ordem de inscrição, análise de curriculum vitae e entrevista.
Documentos para Matrícula
- Cópia do boleto bancário quitado referente a inscrição (o boleto bancário será gerado no ato da inscrição on-line);
- Cópia da cédula de identidade;
- Cópia do CPF;
- Cópia do título de eleitor;
- Cópia do diploma ou atestado de conclusão do curso superior;
- Cópia do histórico escolar;
- Cópia do certificado de reservista;
- Curriculum vitae documentado;
- 2 fotos 3x4 (recentes).
Ordem de inscrição, análise de curriculum vitae e entrevista.
Documentos para Matrícula
- Cópia do boleto bancário quitado referente a inscrição (o boleto bancário será gerado no ato da inscrição on-line);
- Cópia da cédula de identidade;
- Cópia do CPF;
- Cópia do título de eleitor;
- Cópia do diploma ou atestado de conclusão do curso superior;
- Cópia do histórico escolar;
- Cópia do certificado de reservista;
- Curriculum vitae documentado;
- 2 fotos 3x4 (recentes).
DFP_