PROPOSTA
 O curso de pós-graduação em Alfabetização fornece subsídios para o aprofundamento no âmbito da Alfabetização, qualificando os docentes para serem facilitadores do processo de aquisição da leitura e escrita na Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, bem como na Educação de Jovens e Adultos. Para isso o curso proporciona um extenso embasamento teórico e metodológico.
 
 OBJETIVO
 Promover a qualificação de professores, desenvolvendo um conhecimento especializado do processo de alfabetização, na perspectiva do letramento.
 
 MODALIDADE DE ENSINO
 Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
 
 Online + VMP: videoaulas e livros eletrônicos em pdf via internet e mídia em um DVD de dados (VMP) com videoaulas.
 
 Online + Livros: videoaulas via internet, livros eletrônicos em formato PDF e impressos.
 
 Online + VMP + Livros: videoaulas e livros eletrônicos em pdf via internet, livros impressos e mídia em um DVD de dados (VMP) com videoaulas.
 
 Online + MP4 + Livros: Livros impressos, livros eletrônicos em formato PDF, videoaulas via internet e em VMP para serem assistidas no MP4. Você receberá as mídias em um DVD de dados (VMP) para carregar as videoaulas no seu aparelho de MP4 (este será entregue a partir do segundo módulo).
 
 Online + Micro Cartão SD + Livros: conteúdo online e cartão microSD com um adaptador de cartão (mídia para ser assistida em computadores e leitores de mídia no formato AVI) com textos digitais, videoaulas online e livros impressos.
 
 Online + Livros + DVD: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos em formato PDF e impressos.
 
 Online + Tablet*: conteúdo online, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microSD com um adaptador de cartão (mídia para ser assistida em computadores e leitores de mídia no formato AVI).
 
 *O TABLET será entregue ao aluno em comodato, no segundo módulo do curso, com opção de doação ao final do curso. Os valores poderão sofrer alterações sem prévio aviso.
MÓDULO I
 Letramento no Brasil
 Metodologia de Pesquisa 
 Teorias da Aprendizagem 
 Módulo II
 Literatura, Leitura e Aprendizagem 
 Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita: Subsídios para Alfabetização e Letramento
 Didática do Ensino Superior 
 Módulo III
 Linguagem e Pensamento 
 Fundamentoras Teóricos da Língua Portuguesa
 Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
 Módulo IV
 Prática Educativa da Língua Portuguesa na Educação Infantil
 Prática Educativa da Língua Portuguesa
 Prática Educativa da Língua Portuguesa em EJA
PÚBLICO-ALVO
 Pedagogos, licenciados na área educacional ou áreas afins
 Documentos exigidos para realização da matrícula:
 - comprovante de pagamento da matrícula
 - diploma de conclusão de curso do ensino Superior (cópia autenticada em cartório)
 - Certidão de nascimento ou casamento (uma cópia)
 - CPF (uma cópia)
 - carteira de Identidade (uma cópia)
 - comprovante de residência recente (uma cópia)
 - termo de adesão
 REQUISITOS MÍNIMOS PARA FAZER O CURSO VIA INTERNET
 Quais são os requisitos mínimos para assistir às aulas via internet?
 1. Plug-in do Macromedia Flash Player 9.0 ou superior
 2. Windows XP, Vista ou superior com as atualizações mais recentes instaladas
 3. Firefox 3, Internet Explorer 7 ou superiores 
 4. Conexão de banda larga de 1Mbps ou mais.
 
 O vídeo está sendo reproduzido com baixa fluidez, com lentidão. 
 A reprodução de vídeo pode não fluir normalmente pela velocidade da sua conexão. Para melhorar a qualidade da exibição é necessário ter uma conexão de banda larga com pelo menos 1Mbps. 
 
 Configurações recomendadas para o computador 
 1. Processador 2.0 GHz ou superior.
 2. Memória RAM 512 Mb para WIndows XP, 1Gb para Windows Vista ou superior.
 3. Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
 4. HD com 10Gb livres. 
 5. Monitor 800x600 pixels.
