Pós-graduação em Alfabetização e Letramento: Múltiplas Perspectivas (Osasco, São Paulo)
Centro Universitário FIEO
DFP_
Diploma oferecido:Especialista em Alfabetização e Letramento: Múltiplas Perspectivas
Localização:Osasco - São Paulo
Duração:1 Ano
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivo do curso
Formar especialistas no ensino e aprendizagem da leitura e escrita (alfabetização) nas diferentes faixas etárias através do conhecimento deste processo, suas propostas, conseqüências e implicações;
Habilitar profissionais de nível superior para o magistério de 3º grau, em áreas afins;
Conhecer os processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem;
Aprofundar o conhecimento das propostas didáticas e metodológicas através do processo de evolução da história da humanidade;
Descrever e analisar as diferentes dimensões (lingüística, social e política, psicológica e educacional) envolvidas no processo de aquisição da leitura e da escrita;
Desenvolver habilidades para manter um relacionamento eficaz na aprendizagem, em especial a mediação no processo de alfabetização;
Verificar o como pode ser atendido o aluno em função de sua dificuldade em ler e escrever;
Elaborar e desenvolver propostas de oficinas de leitura e escrita, com acompanhamento teórico e prático.
Justificativa
A proposta deste curso é de formar Especialistas em Alfabetização e pretende atender a carência detectada ao propor um aprofundamento de estudos da aquisição de aprendizagem da leitura e da escrita, para atender às necessidades de capacitação e atualização de profissionais que atuam ou pretendem atuar neste processo.
Uma parte da população que ingressa no sistema educacional possui dificuldade em acompanhar o processo de ensino, principalmente nas séries iniciais.
A alfabetização tem sido um tema bastante discutido pelos que se preocupam com a educação, a habilidade de ler e escrever, pode ser desenvolvida com facilidade ou encontrar dificuldades diante de uma proposta de atuação inadequada neste processo. Por ser um momento significativo no processo de aprendizagem e conseqüentemente no desenvolvimento da escolaridade, os alunos que encontram dificuldades nem sempre conseguem ultrapassar este momento, que é complexo e exige atuação de um profissional competente.
Público-Alvo
Destina-se a profissionais de nível universitário, em especial: professores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e demais áreas da educação, e aos profissionais interessados no desenvolvimento do processo de alfabetização (em empresas, ONGs).
Certificação
O candidato ao Certificado de Especialização deve obter aprovação nas disciplinas do programa assistindo a 360 horas de aulas, eleger um tema de pesquisa e desenvolver um trabalho de monografia, o qual será avaliado ao final do curso.
Formar especialistas no ensino e aprendizagem da leitura e escrita (alfabetização) nas diferentes faixas etárias através do conhecimento deste processo, suas propostas, conseqüências e implicações;
Habilitar profissionais de nível superior para o magistério de 3º grau, em áreas afins;
Conhecer os processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem;
Aprofundar o conhecimento das propostas didáticas e metodológicas através do processo de evolução da história da humanidade;
Descrever e analisar as diferentes dimensões (lingüística, social e política, psicológica e educacional) envolvidas no processo de aquisição da leitura e da escrita;
Desenvolver habilidades para manter um relacionamento eficaz na aprendizagem, em especial a mediação no processo de alfabetização;
Verificar o como pode ser atendido o aluno em função de sua dificuldade em ler e escrever;
Elaborar e desenvolver propostas de oficinas de leitura e escrita, com acompanhamento teórico e prático.
Justificativa
A proposta deste curso é de formar Especialistas em Alfabetização e pretende atender a carência detectada ao propor um aprofundamento de estudos da aquisição de aprendizagem da leitura e da escrita, para atender às necessidades de capacitação e atualização de profissionais que atuam ou pretendem atuar neste processo.
Uma parte da população que ingressa no sistema educacional possui dificuldade em acompanhar o processo de ensino, principalmente nas séries iniciais.
A alfabetização tem sido um tema bastante discutido pelos que se preocupam com a educação, a habilidade de ler e escrever, pode ser desenvolvida com facilidade ou encontrar dificuldades diante de uma proposta de atuação inadequada neste processo. Por ser um momento significativo no processo de aprendizagem e conseqüentemente no desenvolvimento da escolaridade, os alunos que encontram dificuldades nem sempre conseguem ultrapassar este momento, que é complexo e exige atuação de um profissional competente.
Público-Alvo
Destina-se a profissionais de nível universitário, em especial: professores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e demais áreas da educação, e aos profissionais interessados no desenvolvimento do processo de alfabetização (em empresas, ONGs).
Certificação
O candidato ao Certificado de Especialização deve obter aprovação nas disciplinas do programa assistindo a 360 horas de aulas, eleger um tema de pesquisa e desenvolver um trabalho de monografia, o qual será avaliado ao final do curso.
DISCIPLINAS
Alfabetização de Jovens e Adultos
Aprendizagem e Mediação
Desenvolvimento e Aprendizagem
Didática da Alfabetização I
Didática da Alfabetização II
Didática da Alfabetização III
História da Escrita: Processos e Consequências
Literatura Infanto-juvenil
Metodologia da Pesquisa Científica
Oficina de Leitura e Escrita
Políticas Públicas e Alfabetização
Problemas de Aprendizagem Na Alfabetização
Psicolinguística e A Alfabetização
Supervisão e Acompanhamento Pedagógico
SUBTOTAL
Alfabetização de Jovens e Adultos
Aprendizagem e Mediação
Desenvolvimento e Aprendizagem
Didática da Alfabetização I
Didática da Alfabetização II
Didática da Alfabetização III
História da Escrita: Processos e Consequências
Literatura Infanto-juvenil
Metodologia da Pesquisa Científica
Oficina de Leitura e Escrita
Políticas Públicas e Alfabetização
Problemas de Aprendizagem Na Alfabetização
Psicolinguística e A Alfabetização
Supervisão e Acompanhamento Pedagógico
SUBTOTAL
DFP_