Pós-graduação em Alfabetização e Letramento (São José dos Campos, São Paulo)
Universidade do Vale do Paraíba
DFP_
Localização:São José dos Campos - São Paulo
Duração:18 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivo:
- Desenvolver estratégias e intervenções eficientes e eficazes no trabalho de alfabetização para crianças com dificuldades de aprendizagem;
- Compreender a natureza científica da alfabetização e letramento, na aquisição da leitura e da escrita;
- Relacionar ensino e pesquisa no processo de aprendizagem e aquisição da língua materna;
- Viabilizar fundamentação teórica e autores contemporâneos à aquisição da leitura e da escrita;
- Identificar e valorizar o letramento como ponto de partida para o trabalho de aquisição da leitura e da escrita.
- Desenvolver estratégias e intervenções eficientes e eficazes no trabalho de alfabetização para crianças com dificuldades de aprendizagem;
- Compreender a natureza científica da alfabetização e letramento, na aquisição da leitura e da escrita;
- Relacionar ensino e pesquisa no processo de aprendizagem e aquisição da língua materna;
- Viabilizar fundamentação teórica e autores contemporâneos à aquisição da leitura e da escrita;
- Identificar e valorizar o letramento como ponto de partida para o trabalho de aquisição da leitura e da escrita.
Disciplinas:
- Concepção de Alfabetização e Letramento: Espaços de Letramento Escolar - da Cognição à Ação
- Práticas para Aprender e Ensinar com Textos Didáticos e Paradidáticos
- Teorias Sócio-Interacionistas e a Aquisição da Língua Escrita
- A História da Construção da Escrita: As Diversas Formas de Linguagens
- Práticas e Estratégias Educativas Interdisciplinares de Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
- Práticas e Estratégias Educativas Interdisciplinares no Desenvolvimento da Competência Leitora
- Práticas e Estratégias Educativas Interdisciplinares de Educação de Jovens e Adultos
- Práticas e Estratégias Educativas Interdisciplinares na Identificação e Intervenção de Problemas de Aprendizagem
- Políticas Públicas para Alfabetização e Letramento
- O Ambiente Alfabetizador: Como Organizar a Prática Pedagógica e a Sala de Aula
- Metodologia de Pesquisa Científica
- Atividades Complementares
- Concepção de Alfabetização e Letramento: Espaços de Letramento Escolar - da Cognição à Ação
- Práticas para Aprender e Ensinar com Textos Didáticos e Paradidáticos
- Teorias Sócio-Interacionistas e a Aquisição da Língua Escrita
- A História da Construção da Escrita: As Diversas Formas de Linguagens
- Práticas e Estratégias Educativas Interdisciplinares de Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
- Práticas e Estratégias Educativas Interdisciplinares no Desenvolvimento da Competência Leitora
- Práticas e Estratégias Educativas Interdisciplinares de Educação de Jovens e Adultos
- Práticas e Estratégias Educativas Interdisciplinares na Identificação e Intervenção de Problemas de Aprendizagem
- Políticas Públicas para Alfabetização e Letramento
- O Ambiente Alfabetizador: Como Organizar a Prática Pedagógica e a Sala de Aula
- Metodologia de Pesquisa Científica
- Atividades Complementares
Público-alvo:
Profissionais com formação em nível superior que atuam em instituições públicas, particulares e comunitárias que tratam do processo de alfabetização e letramento.
Profissionais com formação em nível superior que atuam em instituições públicas, particulares e comunitárias que tratam do processo de alfabetização e letramento.
DFP_