Pós-graduação em Alfabetização (Vitória, Espírito Santo)
Centro de Estudos Avançados em Pós-graduação e Pesquisa
DFP_
Localização:Vitória - Espírito Santo
Duração:420 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
A alfabetização, enquanto área de concentração em pós-graduação, permite ao aluno a compreensão dos diversos problemas sociais, técnicos, psicológicos ou fisiológicos que podem causar problemas neste processo. Assim sendo, o curso promove a qualificação de profissionais para atuar na área de alfabetização, com sólida, avançada e atualizada formação científica, capacidade de análise crítica da problemática educacional contemporânea, capacidade criadora no exercício da atividade docente e com domínio na práxis do ato de tornar possível o aprender a ler de forma total.
Objetivo
Assegurar o treinamento técnico eficaz de trabalhadores da educação para atender às necessidades do desenvolvimento nacional no setor da alfabetização que abrangem a escola e a sociedade;
Desenvolver a competência do diagnóstico de distúrbios de aprendizagem da leitura e do letramento e noções de encaminhamento à intervenção devida;
Fomentar a capacidade de análise crítica dos problemas educacionais contemporâneos, bem como das teorias, propostas e recursos;
Incentivar ao exercício da atividade criativa na prática docente.
Publico Alvo
Diretores, coordenadores, supervisores e demais interessados na carreira da Educação que buscam a compreensão das questões relativas à alfabetização e os complexos meandros da educação nacional.
A alfabetização, enquanto área de concentração em pós-graduação, permite ao aluno a compreensão dos diversos problemas sociais, técnicos, psicológicos ou fisiológicos que podem causar problemas neste processo. Assim sendo, o curso promove a qualificação de profissionais para atuar na área de alfabetização, com sólida, avançada e atualizada formação científica, capacidade de análise crítica da problemática educacional contemporânea, capacidade criadora no exercício da atividade docente e com domínio na práxis do ato de tornar possível o aprender a ler de forma total.
Objetivo
Assegurar o treinamento técnico eficaz de trabalhadores da educação para atender às necessidades do desenvolvimento nacional no setor da alfabetização que abrangem a escola e a sociedade;
Desenvolver a competência do diagnóstico de distúrbios de aprendizagem da leitura e do letramento e noções de encaminhamento à intervenção devida;
Fomentar a capacidade de análise crítica dos problemas educacionais contemporâneos, bem como das teorias, propostas e recursos;
Incentivar ao exercício da atividade criativa na prática docente.
Publico Alvo
Diretores, coordenadores, supervisores e demais interessados na carreira da Educação que buscam a compreensão das questões relativas à alfabetização e os complexos meandros da educação nacional.
DISCIPLINAS
Metodologia da Pesquisa
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
Psicologia do Desenvolvimento
Técnicas de Alfabetização
Psicologia da Educação
Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita
Prática Educativa da Língua Portuguesa na Educação Infantil
Didática do Ensino Superior
Prática de Jogos e Recreação
Prática Educativa da Língua Portuguesa na EJA
Estágio Supervisionado
Orientação para Atividades Complementares e Pesquisa
Estudos Orientados para o Estágio e Práticas Pedagógicas
Metodologia da Pesquisa
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
Psicologia do Desenvolvimento
Técnicas de Alfabetização
Psicologia da Educação
Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita
Prática Educativa da Língua Portuguesa na Educação Infantil
Didática do Ensino Superior
Prática de Jogos e Recreação
Prática Educativa da Língua Portuguesa na EJA
Estágio Supervisionado
Orientação para Atividades Complementares e Pesquisa
Estudos Orientados para o Estágio e Práticas Pedagógicas
DFP_