Pós-graduação em Arteterapia e Expressões Criativas (São Paulo, São Paulo)
Faculdade de Ciências da Saúde
DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:18 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
JUSTIFICATIVA:
O curso de ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS tem como objetivo capacitar nossos alunos a criarem e despertar a capacidade criativa de seus clientes, dos âmbitos organizacionais, empresariais, industriais, comerciais, educacionais ou clínicos. Para depois, poderem utilizar essas expressões criativas de forma terapêutica, no sentido de buscarem possibilidades de superação das crises, possibilidades transformadoras e a cura biopsicossocial.
Com característica transdisciplinar, o curso de pós-graduação lato-senso de ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS, permeia os campos da ciência psicológica, psiquiátrica, fonoaudiologia, comportamental, corporal, psicológica, sociológica, ocupacional e educacional. O curso irá capacitar os alunos, por meio de intervenções não racionais e das técnicas expressivas, a estabelecerem relações de ajuda no sentido de contribuir para os caminhos de cura dos transtornos psicoafetivos e ou psicossomáticos, numa visão integral de Ser.
Sabemos que a capacidade criativa é um objetivo amplamente desejado e estimulado em todos os âmbitos de expressão humana. Por isso constatamos tantas citações onde o ato criativo acaba sendo o maior responsável das transformações evolutivas e lucrativas nos âmbitos corporativos, acadêmicos, sociais, comerciais, políticos, familiares e espirituais. Então, em função dessa demanda, idealizamos e criamos este curso, pois toda produção criativa advêm, primeiramente, de situações de conflito onde a necessidade e a dificuldade estejam presentes. Ou seja, dessa tensão, alquimicamente, surge o tertium non datur (o terceiro elemento não dado) que transcendente a tensão da polaridade, integrando simbolicamente as polaridades antagônicas ou conflitavas. Porque todas as expressões criativas da psique ou alma humana, são reconhecidamente excelentes instrumentos para diagnóstico e tratamento de diversos tipos de sintomas, além de retratarem o estado emocional e contribuírem para desenvolvimento analítico, crítico, simbólico e abstrato do ser humano.
Com isso, podemos compreender que o ato criativo, que na realidade deveria se chamar de momento inspirador, insight, lampejo, capacidade inventiva ou, simplesmente, idéia genial, para tornar-se realização deve passar pelo verdadeiro processo criador, que exige transpiração, dedicação, determinação e contínua elaboração e cuidado para a concretização e o aprimoramento do que surgiu de forma inovadora e espontânea. Então, neste curso, antes de tudo iremos dar condições para nossos alunos entrarem em contado com suas capacidades ideativas e, conseqüentemente, planejarem conscientemente e realisticamente, o caminho para criá-las. Ou seja, concretizarem suas inspirações, para depois ajudarem as demais pessoas. Desta forma, esse curso também será um meio para que a natureza interior de cada aluno possa se expressar de forma harmoniosa na atual sociedade normótica, que é extremamente especialista, burocrática, rotineira, cumulativa e competitiva.
Para isso, percorreremos as várias formas de expressões criativas utilizadas pelos seres humanos. Das manifestações bidimensionais às penta-dimensionais. Ou seja, das produções expressas no plano, como o desenho e a pintura, passando pelas esculturas ou modelagem, que são tridimensionais, e pelas expressões literárias, musicais, sonoras, corporais e ou das artes cênicas, que são tetradimensionais, por incluírem os quatro elementos da física: energia, movimento, tempo e espaço – ou, junguianamente falando: sentimento, intuição, pensamento e sensação, respectivamente. Até chegarmos ao que estamos denominando de expressão penta-dimensional (ou quinta essencial), que são as expressões de caráter iniciático, dos estados alterados de consciência, que levam o indivíduo às experiências místicas, com numinosiodade, êxtase ou sacralidade, por serem simultaneamente tremendas e fascinantes, semelhantes as experiências relativas ao sagrado, que equivalem ao si mesmo, ou Self.
Depois disso, capacitaremos nossos alunos a aprenderem a fazer o uso terapêutico das expressões criativas, deles mesmos e das demais pessoas. Porque, para Jung, o si mesmo, ou o Self, para fazer com que o ego, que é o representante da consciência, passe a servir a alma, equivalente a psique, utiliza-se dos sonhos, dos eventos de sincronicidade, dos sintomas e das expressões criativas (artísticas ou científicas). Por isso, a proposta deste curso é fornecer recursos, teóricos e práticos, para que nossos alunos, após aprenderem a estimular o surgimento das expressões criativas, saibam trabalhar terapeuticamente com elas. Ressaltando que essas produções, por surgirem a partir do Self, são legítimas e dotadas de ética. Portanto, são experiências estéticas que podem curar as feridas físicas ou psíquicas de seu executor e até de todos os indivíduos que interajam com esses materiais. Por isso, ainda hoje, ao entrarmos em contato com a opus alquímica, com os ícones sagrados, como a tragédia grega, os contos de fadas, entre outros registros artísticos produzidos pela humanidade, despertamos potenciais curativos em nós.
Neste sentido, este curso está totalmente alinhado com as premissas educacionais propostas pela UNESCO, vislumbrando uma educação voltada para os critérios de autossustentabilidade, inclusão e responsabilidade social, onde os aspectos do bom, do belo e do verdadeiro (espiritualidade, arte e ciência) estejam presentes, por meio dos quatro pilares da pedagogia ideológica: primeiro aprender a ser; depois aprender a aprender; para poder aprender a conviver e então, aprender a realizar, que equivale ao servir para ser.
A partir dessas premissas, trabalharemos a ampliação simbólica e a análise dos desenhos, pinturas, esculturas, expressões literárias, musicais ou cênicas (cinema e teatro), até chegarmos às técnicas expressivas do inconsciente, como o jogo da caixa de areia (sand-play), a imaginação ativa, a produção espontânea de mandalas, a dramatização dos personagens do Self (imagens arquetípicas da persona, sombra e anima/us e do si mesmo), a caixa de auto-retrato, além das produções naturais como os sonhos (lúcidos ou oníricos) e uma enorme gama de possibilidades que podem facilitar para que o ego se renda ao Self e passe a servir a alma (que é o processo de individuação proposto por C. G. Jung).
Nosso modelo educativo compreende aulas expositivas, práticas, debates, participação em eventos científicos, atividades programadas (seminários) e estágio-pesquisa (atelier expressivo-terapêutico-educacional) que possibilitará ao profissional de ajuda o exercício constante da transição entre os vários campos do saber e atender melhor sua clientela perante os problemas contemporâneos, integrando o estético com o ético e o científico – o belo, o bom e o verdadeiro. Com isso, ficamos alinhados com o novo paradigma que está surgindo, que integra a dimensão ética – que é espiritual, com a estética – que é anímica e emocional, e a científica– que é racional (inteligências: racional, emocional e espiritual), para serem expressas livremente e criativamente pelas capacidades e habilidades motoras (inteligência sensório-motora e sinestésica).
Esse curso é uma pós-graduação, lato-senso, que forma e titula especialistas em ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS. Sua duração é de 18 meses e a carga horária de 550hs (sem contabilizar as 100hs do trabalho monográfico de conclusão de curso). O curso é oferecido em aulas mensais que acontecem num sábado das 9hs às 17hs: 45m (em São Paulo teremos a opção de aulas semanais todas às quintas-feiras das 20h às 22hs).
OBJETIVOS:
Capacitar o profissional de nível superior no conhecimento de teorias e técnicas terapêuticas, psicológicas e artísticas visando sua aplicação nas áreas de saúde, educação, recursos-humanos, treinamento e arte-educação, identificando alternativas para solução de problemas de saúde biopsicossocial e espiritual, bem como discutir aspectos genéricos da arte nas relações de ajuda. O curso terá uma estrutura básica teórico-vivencial permitindo que o aluno expresse seu universo interno e externo de forma criativa e construtiva, possibilitando viver com mais espontaneidade e harmonia consigo mesmo e com o outro, capacitando-o para a sua atuação profissional e postura como arteterapeuta ou terapeuta artístico.
PÚBLICO-ALVO:
O Curso de ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS destina-se a profissionais graduados atuantes nas áreas de humanas e da saúde como psicologia, psiquiatria, fisioterapia, pediatria, terapia ocupacional, fonoaudiologia, assistência social, artes, educação e arte-educação. Este curso também oferece conhecimentos suplementares e titulação àqueles que já têm experiência prática. Sua articulação com outras funções, independente da área, ultrapassa a visão tecnicista do tempo, proporcionando formação geral e complexa aos profissionais.
O curso de ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS tem como objetivo capacitar nossos alunos a criarem e despertar a capacidade criativa de seus clientes, dos âmbitos organizacionais, empresariais, industriais, comerciais, educacionais ou clínicos. Para depois, poderem utilizar essas expressões criativas de forma terapêutica, no sentido de buscarem possibilidades de superação das crises, possibilidades transformadoras e a cura biopsicossocial.
Com característica transdisciplinar, o curso de pós-graduação lato-senso de ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS, permeia os campos da ciência psicológica, psiquiátrica, fonoaudiologia, comportamental, corporal, psicológica, sociológica, ocupacional e educacional. O curso irá capacitar os alunos, por meio de intervenções não racionais e das técnicas expressivas, a estabelecerem relações de ajuda no sentido de contribuir para os caminhos de cura dos transtornos psicoafetivos e ou psicossomáticos, numa visão integral de Ser.
Sabemos que a capacidade criativa é um objetivo amplamente desejado e estimulado em todos os âmbitos de expressão humana. Por isso constatamos tantas citações onde o ato criativo acaba sendo o maior responsável das transformações evolutivas e lucrativas nos âmbitos corporativos, acadêmicos, sociais, comerciais, políticos, familiares e espirituais. Então, em função dessa demanda, idealizamos e criamos este curso, pois toda produção criativa advêm, primeiramente, de situações de conflito onde a necessidade e a dificuldade estejam presentes. Ou seja, dessa tensão, alquimicamente, surge o tertium non datur (o terceiro elemento não dado) que transcendente a tensão da polaridade, integrando simbolicamente as polaridades antagônicas ou conflitavas. Porque todas as expressões criativas da psique ou alma humana, são reconhecidamente excelentes instrumentos para diagnóstico e tratamento de diversos tipos de sintomas, além de retratarem o estado emocional e contribuírem para desenvolvimento analítico, crítico, simbólico e abstrato do ser humano.
Com isso, podemos compreender que o ato criativo, que na realidade deveria se chamar de momento inspirador, insight, lampejo, capacidade inventiva ou, simplesmente, idéia genial, para tornar-se realização deve passar pelo verdadeiro processo criador, que exige transpiração, dedicação, determinação e contínua elaboração e cuidado para a concretização e o aprimoramento do que surgiu de forma inovadora e espontânea. Então, neste curso, antes de tudo iremos dar condições para nossos alunos entrarem em contado com suas capacidades ideativas e, conseqüentemente, planejarem conscientemente e realisticamente, o caminho para criá-las. Ou seja, concretizarem suas inspirações, para depois ajudarem as demais pessoas. Desta forma, esse curso também será um meio para que a natureza interior de cada aluno possa se expressar de forma harmoniosa na atual sociedade normótica, que é extremamente especialista, burocrática, rotineira, cumulativa e competitiva.
Para isso, percorreremos as várias formas de expressões criativas utilizadas pelos seres humanos. Das manifestações bidimensionais às penta-dimensionais. Ou seja, das produções expressas no plano, como o desenho e a pintura, passando pelas esculturas ou modelagem, que são tridimensionais, e pelas expressões literárias, musicais, sonoras, corporais e ou das artes cênicas, que são tetradimensionais, por incluírem os quatro elementos da física: energia, movimento, tempo e espaço – ou, junguianamente falando: sentimento, intuição, pensamento e sensação, respectivamente. Até chegarmos ao que estamos denominando de expressão penta-dimensional (ou quinta essencial), que são as expressões de caráter iniciático, dos estados alterados de consciência, que levam o indivíduo às experiências místicas, com numinosiodade, êxtase ou sacralidade, por serem simultaneamente tremendas e fascinantes, semelhantes as experiências relativas ao sagrado, que equivalem ao si mesmo, ou Self.
Depois disso, capacitaremos nossos alunos a aprenderem a fazer o uso terapêutico das expressões criativas, deles mesmos e das demais pessoas. Porque, para Jung, o si mesmo, ou o Self, para fazer com que o ego, que é o representante da consciência, passe a servir a alma, equivalente a psique, utiliza-se dos sonhos, dos eventos de sincronicidade, dos sintomas e das expressões criativas (artísticas ou científicas). Por isso, a proposta deste curso é fornecer recursos, teóricos e práticos, para que nossos alunos, após aprenderem a estimular o surgimento das expressões criativas, saibam trabalhar terapeuticamente com elas. Ressaltando que essas produções, por surgirem a partir do Self, são legítimas e dotadas de ética. Portanto, são experiências estéticas que podem curar as feridas físicas ou psíquicas de seu executor e até de todos os indivíduos que interajam com esses materiais. Por isso, ainda hoje, ao entrarmos em contato com a opus alquímica, com os ícones sagrados, como a tragédia grega, os contos de fadas, entre outros registros artísticos produzidos pela humanidade, despertamos potenciais curativos em nós.
Neste sentido, este curso está totalmente alinhado com as premissas educacionais propostas pela UNESCO, vislumbrando uma educação voltada para os critérios de autossustentabilidade, inclusão e responsabilidade social, onde os aspectos do bom, do belo e do verdadeiro (espiritualidade, arte e ciência) estejam presentes, por meio dos quatro pilares da pedagogia ideológica: primeiro aprender a ser; depois aprender a aprender; para poder aprender a conviver e então, aprender a realizar, que equivale ao servir para ser.
A partir dessas premissas, trabalharemos a ampliação simbólica e a análise dos desenhos, pinturas, esculturas, expressões literárias, musicais ou cênicas (cinema e teatro), até chegarmos às técnicas expressivas do inconsciente, como o jogo da caixa de areia (sand-play), a imaginação ativa, a produção espontânea de mandalas, a dramatização dos personagens do Self (imagens arquetípicas da persona, sombra e anima/us e do si mesmo), a caixa de auto-retrato, além das produções naturais como os sonhos (lúcidos ou oníricos) e uma enorme gama de possibilidades que podem facilitar para que o ego se renda ao Self e passe a servir a alma (que é o processo de individuação proposto por C. G. Jung).
Nosso modelo educativo compreende aulas expositivas, práticas, debates, participação em eventos científicos, atividades programadas (seminários) e estágio-pesquisa (atelier expressivo-terapêutico-educacional) que possibilitará ao profissional de ajuda o exercício constante da transição entre os vários campos do saber e atender melhor sua clientela perante os problemas contemporâneos, integrando o estético com o ético e o científico – o belo, o bom e o verdadeiro. Com isso, ficamos alinhados com o novo paradigma que está surgindo, que integra a dimensão ética – que é espiritual, com a estética – que é anímica e emocional, e a científica– que é racional (inteligências: racional, emocional e espiritual), para serem expressas livremente e criativamente pelas capacidades e habilidades motoras (inteligência sensório-motora e sinestésica).
Esse curso é uma pós-graduação, lato-senso, que forma e titula especialistas em ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS. Sua duração é de 18 meses e a carga horária de 550hs (sem contabilizar as 100hs do trabalho monográfico de conclusão de curso). O curso é oferecido em aulas mensais que acontecem num sábado das 9hs às 17hs: 45m (em São Paulo teremos a opção de aulas semanais todas às quintas-feiras das 20h às 22hs).
OBJETIVOS:
Capacitar o profissional de nível superior no conhecimento de teorias e técnicas terapêuticas, psicológicas e artísticas visando sua aplicação nas áreas de saúde, educação, recursos-humanos, treinamento e arte-educação, identificando alternativas para solução de problemas de saúde biopsicossocial e espiritual, bem como discutir aspectos genéricos da arte nas relações de ajuda. O curso terá uma estrutura básica teórico-vivencial permitindo que o aluno expresse seu universo interno e externo de forma criativa e construtiva, possibilitando viver com mais espontaneidade e harmonia consigo mesmo e com o outro, capacitando-o para a sua atuação profissional e postura como arteterapeuta ou terapeuta artístico.
PÚBLICO-ALVO:
O Curso de ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS destina-se a profissionais graduados atuantes nas áreas de humanas e da saúde como psicologia, psiquiatria, fisioterapia, pediatria, terapia ocupacional, fonoaudiologia, assistência social, artes, educação e arte-educação. Este curso também oferece conhecimentos suplementares e titulação àqueles que já têm experiência prática. Sua articulação com outras funções, independente da área, ultrapassa a visão tecnicista do tempo, proporcionando formação geral e complexa aos profissionais.
Abordagem Junguiana do Teatro
- O Espaço Cênico como “Faz de Conta”;
- Relação entre termos do teatro e conteúdos junguianos;
- Leitura junguiana dos elementos teatrais;
- Resultados terapêuticos da técnica teatral;
Construção de Personagens
- Elaboração de papéis e suas gêneses;
- Improvisação de circunstância propostas;
- Leitura terapêutica de personagens.
Construção de cenas
- Elaboração de cenas: variação de temas, sensações, imagens e sentimentos;
- Socialização de produção cênica;
- Leitura terapêutica da cena.
Teatro de Formas Animadas
- Uso de bonecos, fantoches e marionetes como materiais de suporte terapêutico;
- Uso criativo de materiais alternativos;
Estudo aprofundado do Conflito
- A tensão e o embate: nó, clímax e desfecho;
- Mediação de conflito pela cena e pelo personagem.
Elaboração aprofundada de cenas e personagens
- Uso de personagens fictícios de família, trabalho e grupo;
- Jogos de transferências de papéis;
- Uso de imagens oníricas.
Jogos de Imitação
- Construção de personas a partir do outro;
- O outro e o si mesmo em cena;
- Imitação de corpo, voz, sentimentos e sensações;
Máscara Teatral
- Construção e uso da máscara como elemento terapêutico;
- Construção de cenas e personagens com as máscaras;
- Exibição cênica da máscara;
Vivência de Ambientes Cênicos
- Visualização dramática de situações: vivências improvisadas;
- Histórias de personagens: narrativa completa;
Encenação
- Construção de cenas elaboradas: início, meio e fim;
- Apresentação interna;
- Auto-avaliação da vivência
Sumário dos Exercícios Aplicados
- Revisão das práticas e seus níveis de aplicabilidade
- Reflexões sobre os resultados alcançados
3. Psicopatologia, psicossomática, mitologia e neurociências – 40 h/a
Correlacionar os distúrbios psicopatológicos com transtornos culturais e mitológicos, possibilitando a compreensão do processo do adoecer à luz das neurociências e da Psiconeuroendocrinoimunologia, incluindo os marcadores somáticos, doenças auto-imunes e psicogênese das doenças. Estimulando a compreensão de como o organismo reage ao meio ambiente e ao meio psíquico através dos sistemas: neurológico, endócrino e imunológico. Incluindo os conceitos em imunologia e emoção e as propostas de intervenções criativas com o uso das contribuições mitológicas.
Objetivos:
Correlacionar os fatores psicológicos com suas repercussões no corpo físico, integrando os aspectos neurológicos com a bioquímica hormonal e a imunologia e o registro mitológico presente no inconsciente coletivo da humanidade como fonte criativa de cura ou de adoecimento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• A expressão da angústia como criatividade ou como sintoma de adoecimento – neurologia, emoção e imunologia (2 aulas).
• Da emoção a lesão e da lesão a expressão criativa - noções básicas de psicossomática (2 aulas).
• Sintoma como expressão simbólica – doença, cura e as técnicas de visualização e expressão criativa na psicooncologia (2 aulas).
• Psicogenese das doenças mentais -psiquiatria, psicopatologia e arte (2 aulas).
• Oráculo de Delfos, caminhos da cura - da tragédia grega ao juramento hipocrático (2 aulas).
• Porque os deuses tornaram-se doenças? – teatro psicossomático e as transformações da consciência (2 aulas).
• Encarando os deuses e as deusas – diálogos intra e extra psíquicos na construção da identidade humana – vivencias expressivas (2 aulas).
Bibliografia:
BALLONE, Geraldo e col. – Da Emoção à Lesão - um Guia de Medicina Psicossomática, São Paulo, Manole, 2001
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega, Petrópolis, Vozes, 1989
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito, SP, Palas Athena, 1990
CAPSANO H.F. Doença – Episódio da Vida, Porto Alegre, Artes Médicas, 1993
CHIOZZA L.A. (org). Os Sentimentos Ocultos em..., SP, Casa do Psicólogo, 1998
CONGER, J. P. Jung e Reich, SP, Summus, 1993
DAMASIO A.R. O Erro de Descartes, SP, Companhia das Letras, 1996
DARWIN, C. A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, SP, Companhia das Letras, 2000
FIERZ, Heinrich Karl. Psiquiatria junguiana, SP, Paulus, 1997
Bibliografia complementar:
HILLMAN, J. O mito da análise, RJ, Paz e Terra, 1984
KERÉNYI, Karl. Os Deuses Gregos/Os Heróis Gregos, SP, Cultrix, 1994
MINDELL, Arnold, O Corpo Onírico, SP, Summus, 1989
PAIVA, L.M. Medicina Psicossomática, Porto Alegre, Artes Médicas, 1992.
PINHEIRO, R. Medicina psicossomática – uma abordagem clínica. SP, Fundação BYK, 1992
PORTELLANO, José Antonio. Indroción a la neuropsicobiologia, Madrid, McGraw-Hill, 2005
RAMOS, D.G. A Psique do Corpo, SP, Summus, 1994
ROSSI, E. A Psicobiologia da Cura Mente Corpo, SP, PSI, 1997
RUBY, Paulo, As Faces do Humano: Estudos de Tipologias Junguiana e Psicossomática, SP, Oficina de Textos, 1998
SACHS, O. Tempo de Despertar. SP, Companhias das Letras, 1997
SALAND, N. S. A Personalidade limítrofe, SP, Cultrix, 1989
SANVITO, L.O. Cérebro e suas Vertentes. SP, Roca, 199
SEGRE, M.; Cohen, C. (org). Bioética, SP, EDUSP, 1995
SILVA M.A.D. Quem Ama não Adoece, SP, Editora Best Seller, 1994
SONTAG, Susan. A Doença como Metáfora, SP, Graal ,1984
STANLEY, K. Anatomia emocional. SP, Summus , 1992
VON FRANZ, Marie-Louise. Reflexos da alma, SP, Cultrix, 1992
4. Teorias e técnicas expressivas
Artes Plásticas: recurso expressivo e criativo. Espaço para reflexões sobre a arte e a teoria analítica. Objetos de estudo: o desenho , a colagem, a pintura e a modelagem.
Objetivos:
Promover no aluno a expressão plástica através de técnicas artísticas; Permitir um espaço aberto a discussões sobre a relação existente entre o material (plástico) expressivo e a teoria analítica; Desenvolver no aluno a percepção para os conteúdos simbólicos existentes nos seus trabalhos artísticos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Desenho
- Percepção Visual Gráfica através do desenvolvimento do Hemisfério Direito Cerebral;
- Desenho de Observação – registro pessoal no papel (ampliação, proporção, enquadramento);
- Elementos Plásticos Visuais (a linha, superfície/plano, forma/volume, luz e cor);
- Compreensão das estreitas inter-relações dos fenômenos psíquicos e da expressão plástica;
Colagem
- A Colagem como recurso para atingir níveis afetivos possibilitando o autoconhecimento;
- Criação de histórias (ou reconto das suas próprias histórias) a partir das imagens escolhidas;
- Possibilidade de despertar o aluno para a sensorialidade e explorar texturas, formas e a singularidade de cada material expressivo.
Pintura
- Auto-expressão através da pintura onde o aluno enfrentará o limite do não domínio técnico, da superfície a ser explorada e o limite da valoração das tonalidades e das cores;
- Explorar técnicas de pintura variadas;
- Simbolismo das cores através, inicialmente do sujeito, amplificando para o contexto cultural.
Modelagem
- Auto-expressão através da manifestação da criatividade registrada na modelagem;
- Estudo das características particulares desse recurso expressivo
- Materialização e leitura dos conteúdos do imaginário;
- Reconstrução dos símbolos emergentes.
BIBLIOGRAFIA
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Allan. Dicionário de Símbolos, editora José Olympio;
GRINBERG, Luiz Paulo; Jung, O Homem Criativo, FTD editora;
OSTROWER, Fayga, Universos da Arte, editora Campus;
PHILIPPINI, Ângela; Para entender Arteterapia- Cartografias da Coragem; editora WAK;
EDWARDS, Betty; Desenhando com o lado Direito do Cérebro; editora Ediouro;
RONECKER, Jean-Paul; O Simbolismo Animal; editora Paulus;
STRICKLAND, Carol; Arte Comentada da Pré-História ao Pós- Moderno; editora Ediouro
5. Práxis da arteterapia e das terapias artísticas
Campos de atuação da arteterapia. As manifestações artísticas e seu potencial terapêutico. Trabalho com grupos. Arteterapia com crianças. Imagens simbólicas. Relações entre a arteterapia e a psicologia junguiana. Arquétipos na arteterapia. Vivências artísticas terapêuticas. Organização de atividades de arteterapia.
Objetivos:
Aprofundar, através de vivências, a ponte entre arteterapia e psicologia junguiana.
Direcionar a atenção para a prática da arteterapia: modelos de ateliês, áreas de atuação.
Reconhecer a dinâmica do trabalho arteterapêutico direcionado a públicos específicos (criança/adulto, individual/grupos)
Estimular e capacitar o aluno para uma leitura sensível das imagens simbólicas emergentes nas dinâmicas propostas.
Possibilitar o trabalho com os arquétipos em arteterapia através de oficinas práticas.
Orientar e capacitar os discentes para a realização de um projeto de ateliês expressivos, visando facilitar a inserção profissional dos mesmos.
Possibilitar a criação de atividades arteterapêuticas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Pensar o espaço arteterapêutico
• Especificidades do trabalho com Grupos
• O trabalho de arteterapia com crianças
• Simbologia das cores
• Símbolos, Imaginação Ativa, Mitos e Contos de Fadas : recursos aplicados à arteterapia
• Mandala: símbolo de centramento e ordenação
• Vivências arteterapêuticas a partir dos arquétipos da persona, sombra, anima e animus e self.
Bibliografia:
ALT, Cleide Becarini. Contos de Fadas e Mitos: um trabalho com grupos, numa abordagem junguiana. São Paulo : Vetor, 2000.
ANGEL, Adamo. Meditando com as Fadas. São Paulo : Gaia, 1997.
BONAVENTURE, Jette. O Que Conta o Conto?. São Paulo : Paulus, 1992.
CHAGAS, Edna Christo e SILVA, Graça Maria dias da. Criatividade em Arteterapia. Rio de Janeiro : Wak, 2006.
CIORNAI, Selma (org.). Percursos em Arteterapia (3 Volumes), São Paulo, Summus, 2004.
CORUMBA, Rosa e RAMALHO, Cybele. Descobrindo Enigmas de Heróis e Contos de Fadas : entre a Psicologia Analítica e o Psicodrama. Aracajú : Profint, 2008.
COUTINHO, Vanessa. Arteterapia com Crianças. Rio de Janeiro : Wak, 2007.
FORDHAM, Michael. A Criança como Indivíduo. São Paulo: Cultrix, 1994.
FURTH, Gregg M. O Mundo Secreto dos Desenhos – uma abordagem junguiana da cura pela arte. São Paulo : Paulus, 2004.
GOUVÊA, Álvaro de Pinheiro. Sol da terra. São Paulo : summus, 1989.
GREIG, Philippe. A criança e seu desenho. Porto Alegre : Artmed, 2004
JOHNSON, Robert A. A Chave do Reino Interior. São Paulo: Mercúrio, 1989.
KAST, V. A dinâmica dos símbolos. São Paulo, edições Loyola, 1997.
------------ A Ansiedade e formas de lidar com ela nos contos de fadas. São Paulo : Paulus, 2006.
________ A Imaginação como espaço de liberdade. São Paulo: Loyola, 1997.
LIEBMANN, Marian. Exercícios de Arte para grupos. São Paulo : Summus, 2000.
MORENO, Maria Teresa Nappi. A Bela Adormecida e a Adolescência – um enfoque junguiano. São Paulo : Vetor, 2002.
OAKLANDER, Violet. Descobrindo crianças. São Paulo : Summus, 1980.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis : Vozes, 2007.
PAÏN, Sara, JARREAU, Gladys. Teoria e técnica da arte-terapia – a compreensão do sujeito , Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.
PHILIPPINI, Angela. Para entender Arte Terapia - Cartografias da Coragem. Rio de Janeiro : Wak, 2004.
-------------------------- (org.). Arte Terapia - Métodos, Projetos e Processos. Rio de Janeiro : Wak, 2007.
--------------------------. Imagens da Transformação. Rio de Janeiro : Pomar, 1998.
SILVA, Luciana Pellegrini Baptista (org.). Bruxas e Fadas, Sapos e Príncipes – Os contos de fadas em experiências arteterapêuticas. Rio de Janeiro : Wak Ed., 2006.
SILVEIRA, Nise da (1981). Imagens do Inconsciente, Brasília,Alhambra, 1981.
URRUTIGARAY, Maria Cristina. Arteterapia – A transformação pessoal pelas imagens. Rio de Janeiro, Wak Editora, 2003.
VALADARES, Ana Cláudia A.(org.). Arteterapia : um novo paradigma de atenção em saúde mental. Vetor Editora Psico-Pedagógica Ltda
VON FRANZ, ML. A Interpretação dos Contos de Fada. São Paulo: Paulus, 1990.
6. Metodologia do trabalho científico – 30 h/a
Conceitos básicos de metodologia científica. Ciências e conhecimento. Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos. A análise textual, temática e interpretativa. Pesquisa e projeto de pesquisa. Subsídios para a elaboração de uma monografia.
Objetivos:
Fornecer os elementos básicos necessários para capacitar o aluno para o trabalho científico, desde o desenvolvimento da pesquisa, análise de textos, elaboração de projeto, até os subsídios para a elaboração de uma monografia científica. Compreensão dos métodos correntes mais utilizados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Apresentação das normas da ABNT para confecção do trabalho monográfico, de acordo com as orientações do colegiado da FACIS (2 aulas).
• Elaboração do trabalho monográfico (objeto, objetivos, justificativa, problematização, hipóteses, quadro teórico, estruturação da monografia, conclusão, etc..) e preparação do pré-projeto(2 aulas).
• Entrega do pré-projeto, com apresentações e discussões em sala de aula (2 aulas)
Bibliografia:
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico, SP, Cortez, 2000
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, SP, Ática, 1995
METODOLOGIA:
Vivências em sala de aula, atendimento clinico/educacional/institucional supervisionado. O curso terá uma estrutura básica teórico-vivencial permitindo que o aluno expresse seu universo interno e externo de forma criativa e construtiva, possibilitando viver com mais espontaneidade e harmonia consigo mesmo e com o outro, preparando, portanto para a sua atuação profissional e postura como terapeuta artístico.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
Visita a museus específicos, a empresas e clínicas. Elaboração de projetos, estudos de caso, viagens, workshops, participação em eventos e outras. Num espaço de reflexão e debates que transcende os limites do curso, os pós-graduandos são incentivados pela coordenação e professores do curso de EXPRESSÕES CRIATIVAS E TERAPIAS ARTÍSTICAS, à apresentação de trabalhos em eventos científicos como seminários, encontros, congressos e mostras, promovidos pela instituição e por outras instituições. Despertará assim o interesse para o exercício da pesquisa, ao mesmo tempo em que promoverá contato e discussões com pesquisadores e especialistas da área. A coordenação do curso de pós-graduação em ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS se propõe a elaboração dos eventos técnico-científicos no espaço acadêmico da universidade aberto à comunidade.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A MATRÍCULA
01 Fotos 3 X 4 iguais e recentes
01 Cópia simples do RG.
01 Cópia simples do CPF
01 Cópia simples da Certidão de Nascimento ou Casamento
01 Cópia simples do Diploma de Graduação frente e verso
01 Cópia simples da Carteira do Conselho de Classe
01 01 Cópia simples do comprovante de residência
01 Fotos 3 X 4 iguais e recentes
01 Cópia simples do RG.
01 Cópia simples do CPF
01 Cópia simples da Certidão de Nascimento ou Casamento
01 Cópia simples do Diploma de Graduação frente e verso
01 Cópia simples da Carteira do Conselho de Classe
01 01 Cópia simples do comprovante de residência
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