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Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:18 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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Apresentação
No século 20, a indústria automotiva desempenhou papel fundamental no desenvolvimento da economia mundial. O impacto dos seus produtos no meio social desencadeou a quebra de vários padrões sociais, contribuindo para o desenvolvimento industrial e tecnológico de muitos países. Culturas e a geografia social foram alteradas, assim como o meio ambiente sofreu forte impacto.
No Brasil, não foi diferente, com a chegada da indústria automobilística na década de 50, ocorreu uma grande transformação, principalmente no aumento do Produto Interno Bruto, que no ano de 2000 participou com 10,2 %.
Segundo dados da Anfavea, de 1994 até o ano 2000 foram investidos 13,8 bilhões de dólares em novas fábricas de veículos.
Deve-se acrescentar a isto os investimentos de 11,2 bilhões de dólares, feitos na indústria de autopeças, e que somados elevaram este valor para 25 bilhões de dólares, que em termos de produção significa algo em torno de 4 milhões de veículos por ano.
Com a inserção do país no mercado globalizado, tivemos a ocorrência de investimentos internacionais, atraídos pelas potencialidades de uma nação jovem, com grandes extensões territoriais, apresentando um campo fértil para o crescimento das exportações automotivas. No Brasil estão instaladas 25 grandes OEMs- Original Equipment Manufacturers, vindas de todos os continentes e seduzidas pelas potencialidades de crescimento. Estes esforços fizeram da nação um forte polo exportador de produtos automotivos.
A configuração Geopolítica do Brasil transformou o sistema rodoviário de transporte de passageiros em sistema predominante, assumindo importância estratégica.
Dados Estatísticos Relativos aos Serviços de Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional de Passageiros oferecidos pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, mostram que em 2007 foram transportados mais de 131 milhões de passageiros, percorrendo aproximadamente 1,4 bilhão de quilômetros e realizadas quase 4,3 milhões de viagens.
Em face deste crescimento, desenvolveu-se no Brasil uma forte indústria construtora destes equipamentos e implementos rodoviários, incluindo os chamados “encarroçadores”, montadores de chassis, fabricantes de motores e sistemistas especializados, que transformaram o país em um dos maiores produtores mundiais neste tipo de produto.
Observou-se ainda que os sistemas construtivos estagnaram durante estes anos de desenvolvimento, embora possam apresentar pequenas variações de forma, são – na maioria das vezes - construídas sob os mesmos critérios. O produto automotivo tornou-se atualmente inadequado para a realidade do planeta. Para resolver este problema se faz necessário estabelecer um novo paradigma para o produto.
Os consumidores nos países com tecnologia mais avançada estão cobrando, produtos limpos, politicamente corretos, leves, movidos por energia renovável, econômicos e baratos.
Os designers, engenheiros e projetistas automotivos, se veem à frente de um novo e grande desafio: transformar o produto automotivo em um objeto de transporte individual, coletivo ou de carga, que atenda aos novos requisitos da sociedade pós- moderna.
A palavra de ordem é: Criar e produzir estes novos paradigmas do transporte rodoviário.
Neste sentido o Curso de Especialização em Design de Transporte (Automotivo), pretende formar profissionais com competência para intervir nesta realidade.
O Estado de São Paulo, contexto no qual estamos inseridos, aparece como um dos maiores polos produtores automotivos e com uma população já aculturada à realidade das tecnologias de ponta.
O objetivo é preparar o profissional para o setor automotivo, fazendo uso de modernos recursos tecnológicos, e para atuar dentro dos novos paradigmas da Produção Industrial como a Lean Manufacturing, a Qualidade Total, Kanban, Kaizem, e Just in Time.
Objetivo
O curso de Design Automotivo (Mobilidade Rodoviária) do Centro Universitário Belas Artes, tem como objetivo formar profissionais que atendam ao desafio de romper com o atual modelo do setor automotivo, alargando os horizontes da competitividade brasileira no mercado globalizado. Este desafio associa criatividade, domínio das técnicas de planejamento e desenvolvimento de novos produtos, bem como espírito crítico para a implantação de um novo padrão do produto para transporte. O setor automotivo, entendido como um grande impulsionador da economia, trabalha como uma cadeia produtiva que se estende da produção até a comercialização de produtos e serviços inerentes aos produtos finais, razão pela qual apresenta-se como um dos mais importantes geradores de riqueza para uma nação.
Metodologia
Criar, inovar conceitos e produzir novos paradigmas. Neste sentido se concentra o Curso Design Automobilístico: Novos Paradigmas para a Mobilidade pretende formar profissionais com competência para intervir na realidade.
Sistema de avaliação
A avaliação de cada disciplina é composta 50% por trabalhos práticos realizados em sala de aula e 50% por meio de uma prova de avaliação final de conhecimentos adquiridos. A prova deverá ser realizada sempre individualmente e sem consulta, em um tempo mínimo de 60 minutos e máximo de 90 minutos. Ela deverá ser aplicada, pelo(a) próprio(a) professor(a), na segunda parte do último encontro da disciplina. A média mínima para aprovação é 7,0 (sete).
Matriz curricular
* Balanço Energético para Propulsão Veicular - 60 horas
* Computação Gráfica CAD Aplicada ao Design Automotivo - 60 horas
* Metodologia de Projeto Automotivo - 60 horas
* Metodologia do Trabalho Científico e Gestão do Design ( Projeto de Graduação) - 60 horas
* Orientação para o Trabalho Final
* Representação e Expressão Tridimensional – Oficina de Maquetes e Modelação Automotiva - 60 horas
* Representação Gráfica Automotiva: Hand made sketching & renderings, Geometria Descritiva Aplicada, Estética e História do Design Automotivo - 60 horas
Público
Graduados em Design (Produto, Gráfico, Embalagens, entre outros), Engenharia Automobilística e Mecânica, Arquitetos.
Processo Seletivo
A seleção é constituída das seguintes etapas:
• Envio, pelo candidato, da ficha de inscrição, que deverá ser preenchida via Internet.
• Envio, pelo candidato, dos documentos necessários para análise.
• Análise do currículo e da ficha de inscrição (em alguns casos serão realizadas entrevistas).
• Aos candidatos aprovados serão solicitados documentos complementares para efetivação de matrícula
Matrícula
Para efetivar a matrícula, além do preenchimento do formulário on-line, o candidato deverá apresentar, na secretaria da Pós-Graduação, os seguintes documentos:
• 1 Cópia do Diploma (graduação);
• 1 Cópia do Histórico Escolar;
• Currículo;
• 1 Cópia do RG e do CPF;
• 1 Cópia da certidão de nascimento; se casado(a), certidão de casamento;
• 1 Cópia do comprovante de residência (conta de água, luz, telefone);
• 1 Fotos 3x4
Obs.: as cópias devem ser autenticadas ou podem ser simples desde que sejam apresentados os originais.
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