Pós-graduação em Design de Material Didático Através de Experiência Multidisciplinares (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
![Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro](https://d2wu8443505y4l.cloudfront.net/img/institutions/324.webp)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:1 Ano
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Introdução
O curso busca capacitar profissionais envolvidos com questões relativas a ensino-aprendizagem, a trabalhar métodos e técnicas diversos na elaboração de materiais didáticos analógicos e digitais, sob a perspectiva do Design, utilizando dentre outros suportes, a lousa digital.
A PUC-Rio é reconhecida pela sua experiência acadêmica e a qualificação de seu corpo docente. "Design de Material Didático através de experiências multidisciplinares" será coordenado pela equipe professores e pesquisadores do Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio.
Objetivo
O curso "Design de Material Didático: uma experiência multidisciplinar" fomentará o exercício da reflexão, do debate e da crítica proporcionando ao profissional uma visão abrangente da área do Design e suas possíveis aplicações à Educação.
Objetivo Geral
Capacitar profissionais para concepção, desenvolvimento e avaliação de materiais didáticos em situações de ensino formal e não formal, envolvendo diferentes suportes de produção.
Objetivos Específicos
- Fornecer estratégias, à luz de metodologias de Design, para a construção de materiais didáticos concretos e virtuais.
- Proporcionar conhecimentos teóricos que suportem discussões sobre questões de Design e Educação.
- Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos sobre técnicas, materiais, suportes etc. para a elaboração de objetos concretos e virtuais.
- Proporcionar conhecimentos básicos sobre recursos disponibilizados pelas novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas em materiais didáticos.
- Trabalhar o desenvolvimento da criatividade dos participantes.
- Contribuir para a ampliação do alfabetismo visual dos participantes.
- Caracterizar o Design como campo de conhecimento interdisciplinar.
- Apresentar e discutir a linha de trabalho do ‘Design em situações de ensino-aprendizagem’.
Metodologia
Os conteúdos teóricos e práticos das disciplinas serão trabalhados ao longo do curso visando suscitar reflexões sobre o material didático, abordando suas funções, possibilidades de desenvolvimento, conteúdos, aplicações, processo de configuração, aplicabilidade, entre outros aspectos. Além de aulas presenciais expositivas de fundamentação com apoio de suporte visual, lousa digital e outros recursos multimídia o elenco de disciplinas que compõem os módulos acima apresentados engloba, também, atividades a distância, atividades de oficinas e desenvolvimento de objetos sob a perspectiva da metodologia de projeto em Design.
Programa
As disciplinas estão divididas em 5 módulos:
Módulo 1 - Design em situações de ensino - aprendizagem
Reflexões de caráter analítico-crítico, reflexivo-teórico. Fundamentos do Design a partir dos paradigmas históricos, filosóficos, sociológicos e econômicos que constituem o campo do Design. Design como corpo de conhecimento. História do Design: conceitos, teorias, instituições e atividades do Design do século XVIII aos nossos dias. Formas de organização da produção e divulgação do Design no mundo e no Brasil, instâncias de legitimação, as possíveis implicações do desenvolvimento histórico para as práticas sociais. Relações interdisciplinares entre Design e Educação. Postura interdisciplinar enquanto concepção inerente ao campo do Design e sua interface com os campos do conhecimento.
Disciplinas:
- Epistemologia do Design
- Metodologia em Design
- Ensino de Design – Design no Ensino 1
- Ensino de Design – Design no Ensino 2
- Teorias de Aprendizagem
- Projeto em Design 1
- Projeto em Design 2
- Material Didático 1
- Material Didático 2
- Design da Informação
Módulo 2 - Criatividade
Conceituação de criação, inovação e criatividade. Processos criativos e sua exploração no Design. Desenvolvimento e aplicação prática de processos criativos.
Disciplinas:
Processos Criativos 1
Processos Criativos 2
Módulo 3 - Cultura Visual
Discutir a responsabilidade social do designer enquanto produtor e criador de sistemas funcionais, comunicacionais e estéticos tendo como base a análise de instruções, objetos, práticas, valores e crenças que são os recursos por meio dos quais uma estrutura social é produzida, reproduzida e contestada por sua visualidade.
Disciplinas:
- Metodologia Visual 1
- Metodologia Visual 2
- Linguagem da Ilustração
- Representação Gráfica
- Análise Gráfica
Módulo 4 - Novas tecnologias de Informação e comunicado
Design da Informação. Design de interfaces digitais. Ergonomia informacional. Potencial das novas tecnologias no âmbito do ensino-aprendizagem. Desenvolvimento de análises críticas sobre o uso de novas tecnologias na Educação. Possibilidades e recursos disponíveis no campo das novas tecnologias de comunicação e informação para aplicação em projetos de materiais didáticos: site, blog, objeto educacional, animações, recursos colaborativos, recursos multimídia, ambiente virtual de aprendizagem, games, apresentação em suportes digitais, entre outros.
Disciplinas:
Multimídia na Educação 1
Multimídia na Educação 2
Design de Interfaces Digitais
Módulo 5 - Metodologia da Pesquisa Científica
Caracterização conceitual do processo de conhecimento, métodos científicos. Relações entre ciência e tecnologia. Pesquisa científica, tipologia/classificação, métodos e técnicas de coleta de dados. Elaboração e execução de trabalhos didáticos acadêmicos e científicos com base nos fundamentos teórico-metodológicos e nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Disciplinas:
Projeto de pesquisa 1
Projeto de pesquisa 2
Público Alvo
Professores, designers, gestores de política educacional, pedagogos, psicopedagogos, editores de material didático, assim como estudantes de pós-graduação em Educação, Design, Artes e áreas afins.
DFP_