Pós-Graduação Lato Sensu a Distância para a Formação de Professores Universitários
Apresentação
O curso de Pós Graduação em Docência na Educação Superior é uma especialização lato sensu para formar e
desenvolver professores universitários, com foco na excelência da educação superior. O currículo do Curso
articula a teoria e a prática com módulos estruturados para oportunizar o desenvolvimento de competências
docentes.
Certificado reconhecido pelo MEC e flexibilidade de horário e local de estudo.
Objetivo do Curso
Formar profissionais graduados para o exercício da docência no ensino, na pesquisa e na extensão da Educação Superior. Como objetivos específicos, temos: Compreender o papel social da Educação Superior no Brasil a partir da análise histórica e crítica das políticas educacionais; Reconhecer as tendências pedagógicas, sociológicas e psicológicas em determinado tempo histórico e suas influências na ação educativa de adultos; Refletir sobre processos que organizam o trabalho pedagógico, compreendendo aspectos relacionados ao planejamento, à didática, metodologia e avaliação da Educação Superior; Assumir uma postura analítica e crítica frente à formação dos futuros profissionais que atuarão na sociedade brasileira; Estudar, pesquisar e investigar sobre o ensino, pesquisa e extensão na Educação Superior.
Coordenação do Curso
Professor Eder Alonso Castro, Dr
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1986), graduação em Educação Artística pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1983), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2004). É professor universitário desde 1986, ja exerceu funções de coordenação de curso de Pedagogia, Direção Acadêmica e Direção Geral de Instituições de Ensino Superior. Tem experiência de pesquisa na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, ética e educação, formação de professores, filosofia para crianças e Avaliação Institucional.
Programa e Cronograma
Ambientação em Educação à Distância
Ementa: Programa e Metodologia do Curso. A avaliação da aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso. Funcionalidades da Plataforma Blackboard. Estratégias e Técnicas de Estudo Individual na Educação a Distância. Atitudes e procedimentos do aluno de EAD do IESB.
Carga Horária: 30 horas
Políticas da Educação Superior
Ementa: A implantação e implementação das políticas da Educação Superior. Função
social da Educação Superior. A formação do profissional para docência superior. A
formação humana. A formação técnico-profissional. O compromisso político e
pedagógico.
Carga Horária: 60 horas
Tendências Pedagógicas da Ação Educativa
Ementa: Fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação. Concepções curriculares.
Organização do Trabalho Pedagógico. Desenvolvimento de Competências e Habilidades.
Carga Horária: 60 horas
Psicologia da Aprendizagem e Docência Superior
Ementa: Processos Básicos de Aprendizagem. Os papéis do feedback na aprendizagem e na motivação do estudante. Métodos de ensino baseados em evidências – Aprendizagem Centrada no Aluno. Aprendizagem significativa: Ciclos de vida, a sala e de aula e o mundo.
Carga Horária: 60 horas
Planejamento da Ação Educativa
Ementa: Planejamento participativo. Planejamento e interdisciplinaridade. Sequência e transposição didática. Estruturação de planos de ensino.
Carga Horária: 60 horas
Didática e Metodologia na Educação Superior
Ementa: Relação professor-estudante no contexto da contemporaneidade. Teoria e prática na gestão de grupos sociais no contexto da sala de aula. Tecnologias Educacionais e Educação a distância. Tipologia dos trabalhos acadêmicos e metodologias de pesquisa. Orientação de trabalhos acadêmicos e normas da ABNT.
Carga Horária: 60 horas
Processos Avaliativos
Ementa: Funções da avaliação. Avaliação como processo de ensino-aprendizagem. Critérios e elaboração de atividades avaliativas. O modelo de Sistema de Avaliação Integrado – Siat. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes.
Carga Horária: 60 horas
Trabalho de Conclusão de Curso
Para efetivação da matrícula, o aluno deverá entregar os seguintes documentos:
* Formulário de inscrição devidamente preenchido
* Exposição sumária das razões que levaram o candidato a se inscrever no curso (até 500 caractéres)
* Currículo Vitae (resumido e atualizado)
* 2 Fotos 3x4 atuais (uma para a emissão da identidade estudantil)
* Cópia autenticada em cartório dos seguintes documentos ou apresentação da cópia mediante os originais na secretaria:
o Diploma de curso superior de Graduação
o Histórico Escolar de Graduação
o Cédula de Identidade de valor legal
o Certidão de nascimento ou de casamento (se houver alteração do nome)
o Cadastro de Pessoa Física – CPF
o Comprovante de residência
o Título de Eleitor
o Comprovante de votação das duas ultimas eleições (pode ser obtido no site do TSE)
o Prova de quitação com o serviço militar (certificado de alistamento militar ou reservista) para classificado do sexo masculino, maior de 18 anos.