O curso de pós-graduação em Docência Virtual e Presencial no Ensino Superior da UCBV visa atender a uma demanda das instituições de ensino superior que necessitam de professores com sólida formação didática e competência para lidar com as tecnologias educacionais como suporte à sala de aula e também com ambientes virtuais de aprendizagem cooperativa, além de discutir, sob um novo paradigma, a complexidade do fenômeno educativo no ensino superior.
O curso tem como objetivo principal propiciar a formação de professores pautada na sintonia com as contribuições científicas e nos pressupostos ontológicos, epistemológicos e metodológicos sobre a aprendizagem, avaliação e orientação do processo educativo para práxis pedagógica consciente, intencional e qualitativa no que diz respeito às especificidades da educação a distância e presencial no ensino superior.
Dentre os seus objetivos específicos, destacam-se:
Compreender a relação entre o eu e o outro nos processos de ensino e aprendizagem, considerando o ambiente educativo como um espaço sociocultural onde a diversidade e a reflexão sobre as diferenças se fazem importantes.
Implementar estratégias adequadas e criativas aos processos de ensino e de aprendizagem no ensino superior, tanto na educação presencial quanto a distância, contemplando a postura questionadora, o compromisso social do saber, bem como a perspectiva inclusiva e de desenvolvimento de potencialidades e de autonomia.
Fortalecer uma prática pedagógica que priorize os processos interativos a partir da utilização de metodologias e ferramentas de comunicação (síncrona e assíncrona) para a garantia de uma dinâmica com forte interação entre os atores (estudantes, professores, pessoal de suporte, gestores), conformando uma sólida comunidade de aprendizagem;
Ampliar os conhecimentos no que diz respeito ao desenho e implementação de estratégicas pedagógicas com o objetivo de que os estudantes desenvolvam competências no trabalho cooperativo, na solução de problemas, na investigação crítica e criativa, enfim, na construção de sua autonomia.
Fundamentos da Educação Superior
Conhecimento, Ciência e Mundialização
Aprendizagem e Neurociências
Complexidade, Aprendizagem e Docência
Educação por Competência
Intermediações Tecnológicas no Ensino Superior
Laboratório de Ensino Superior
Trabalho de Conclusão de Curso