Objetivo
O curso de Educação Ambiental a Distância visa contribuir para que os educadores ambientais consigam vencer os desafios na área através de uma formação acadêmica sólida e estruturada a partir da realidade sócio-ambiental atual, de modo a aproveitar, ao máximo, suas potencialidades como intelectuais transformadores ambientalmente responsáveis e agentes de transformação social.
Disciplinas
1 - ELEMENTOS DA ECOLOGIA
OBJETIVO: Examinar a importância da Ecologia para a compreensão das diferentes dinâmicas ambientais do planeta, bem como da crise ambiental vigente; Analisar conceitos essenciais da área de Ecologia que servem de base para os mais diferentes debates e discussões abordadas neste curso; Compreender melhor quais seriam os principais recursos hídricos do planeta, os impactos sócio-ambientais que estes sofreram no decorrer do processo civilizatório e as medidas tomadas em diferentes âmbitos para conter tais impactos; Entender melhor o espaço urbano como um ecossistema rico e complexo que problemas sócio-ambientais específicos e finalmente conscientizar a todos, a partir de uma ótica ecológica, sobre como os desafios ambientais atuais são complexos e como a solução destes demanda o trabalho conjunto de profissionais dos mais diferentes setores. EMENTA: Conceitos preliminares na Ecologia. Estudo de ecossistema. Biomas brasileiros. Recursos hídricos. Problemática ambiental urbana.
2 - MEIO AMBIENTE, CULTURA E DESENVOLVIMENTO
OBJETIVOS: Examinar os dilemas e perspectivas que envolvem o binômio desenvolvimento x respeito e preservação ambiental; Analisar em profundidade o que seja o desenvolvimento sustentável e as chamadas dimensões da sustentabilidade ambiental; Promover uma reflexão sobre o meio ambiente a partir da perspectiva cultural; Discutir sobre o exercício da cidadania num universo cultural plural e as conseqüências deste para o alcance da sustentabilidade; Discutir o papel da comunicação e da mídia como facilitadoras ou não de uma relação de equilíbrio e sustentabilidade ambiental. EMENTA: Dilemas e perspectivas do desenvolvimento para o Meio Ambiente. Desenvolvimento Sustentável. Dimensões da Sustentabilidade. Meio ambiente na perspectiva cultural. Cidadania, interculturalidade e meio ambiente. Comunicação mídia e maio ambiente.
3 - POLÍTICAS AMBIENTAIS
OBJETIVOS: Conhecer os principais princípios do Direito Ambiental Brasileiro tais como os da: precaução, prevenção, educação ambiental, poluidor pagador, obrigatoriedade de intervenção estatal e o da cooperação, participação ou informação; Examinar alguns preceitos legais relativos aos Estudos Prévios de Impacto Ambiental (EPIA) e os RIMAs e seus desafios; Reconhecer o papel e a importância da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9795/99) para a consolidação da Educação Ambiental no país a partir de um trabalho de parceira dos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação; Analisar alguns dos principais aspectos do Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA) e do Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA) e a repercussão destes no contexto nacional; Aprofundar conhecimentos sobre o papel da Agenda 21 Global e das Agendas 21 Locais a partir de seus principais princípios e diretrizes e sua importância para a promoção da sustentabilidade; Entender a importância da LCA enquanto um dispositivo legal que permitiu a reunião de vários temas ambientais antes dispersos em termos da legislação brasileira a partir de seus pontos fracos e fortes. EMENTA: Introdução ao Direito Ambiental. Aspectos legais do meio ambiente. Princípios da política Nacional de educação ambiental. As políticas de educação ambiental: PIEA ao PRONEA. Agenda 21 e o desafio da sustentabilidade. Os desafios da agenda 21 local. Examinando a lei de crimes ambientais.
4 - ECOLOGIA SOCIAL
OBJETIVO: Definir o que seja a Ecologia Social a partir de uma compreensão ampla e diversificada da área; Compreender o contexto que permitiu o surgimento e desenvolvimento da Ecologia Social; Conhecer alguns dos principais autores e as discussões por estes apresentadas na área de Ecologia Social que se refletem diretamente no âmbito da Educação Ambiental. Refletir sobre a dimensão ético-política da Ecologia, a partir do papel ocupado por esta área no mundo atual. EMENTA: O que é Ecologia Social. História da Ecologia Social: Das correntes ecológicas. A interferência do homem na natureza. Evolução do pensamento ambientalista.
5 - EDUCAÇÃO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
OBJETIVOS: Entender com maior clareza por que a saúde da humanidade está diretamente associada à saúde do ambiente onde esta vive e do qual é parte integrante; Entender o que seja a chamada ecologia da corpo a partir de uma perspectiva ecológica pautada nos estudos de Maturana, Capra e Morin; Compreender o que seja epidemiologia e a importância desta área de conhecimento para o desenvolvimento de pesquisas e o aprimoramento de instrumentos voltados para a identificação, quantificação e prevenção dos principais riscos ambientais em termos de prejuízos para a saúde; Analisar a importância da criação e implementação das chamadas Políticas Públicas Saudáveis (PPS) para o homem e o ambiente do qual faz parte. EMENTA: Saúde e Meio Ambiente: Questões atuais. Ecologia do corpo. Epidemiologia ambiental. Políticas públicas saudáveis. Promoção da saúde e qualidade de vida.
6 - ELABORAÇÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS
OBJETIVO: Compreender com clareza o que seja um projeto, bem como aprender todas as etapas que o envolvem: Elaboração, captação de recursos, implementação, execução/gestão e avaliação; Se posicionar diante do papel do terceiro setor no atual debate ambiental e como este contribuiu para o avanço da Educação Ambiental; Conhecer diferentes tipos de planejamento como é o caso do planejamento estratégico, tecnicista e participativo; Elaborar um projeto na sua íntegra, considerando os elementos estruturadores: apresentação, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma, recursos, custos, monitoramento e avaliação; Analisar criticamente um projeto no que se refere ao grau de importância e viabilidade em sua íntegra. EMENTA: Projetos ambientais e sua relação com o Estado, o mercado e o terceiro setor. Planejamento estratégico. O sentido do planejamento na elaboração de projetos. Como elaborar um projeto. Finalização do projeto.
7 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
OBJETIVOS: Introduzir e aprofundar conceitos e práticas na área de Educação Ambiental, permitindo, assim, o conhecimento de sua importância no atual momento de crise ambiental que o planeta atravessa; Favorecer a compreensão da história da Educação Ambiental desde os grandes encontros e congressos internacionais até sua atual legitimação na esfera governamental facultada pela Lei 9795/99; Analisar as diferentes esferas da educação ambiental e as práticas diferenciadas associadas a estas no âmbito urbano e no rural; Refletir sobre a Educação Ambiental como uma filosofia de vida que compactua com a idéia de que a crise socioambiental é um reflexo direto de uma crise ética; Analisar as inter-relações entre Educação e Sustentabilidade nos planos local e global. EMENTA: Dimensão sócio-ambiental da educação. Contextualizando a educação ambiental. Âmbitos de atuação da educação ambiental. Comunidade e meio ambiente: Examinando a teia sócio-ambiental. Educação ambiental nas cidades. Comunidade e meio ambiente: examinando a teoria sócio-ambiental. O papel ético do educador ambiental.
8 - DIDÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
OBJETIVO: Examinar o conceito de didática no âmbito da pedagogia e sua importância para tornar as práticas educativas mais eficazes; Analisar o papel do planejamento no âmbito da implementação de estratégias de Educação Ambiental em seus diferentes âmbitos de atuação, mas particularmente no âmbito Formal; Reconhecer através do estudo de exemplos práticos algumas estratégias pedagógicas didaticamente concebidas facilitadoras da prática em Educação Ambiental; Reconhecer o papel do PPP de uma instituição de ensino e a importância de que o mesmo reflita uma ampla preocupação ecológica em relação a consciência ambiental; Analisar algumas práticas e instrumentos avaliativos que podem ser aplicados à área de Educação Ambiental; Refletir sobre suas próprias práticas educativas no que diz respeito a sua eficácia pedagógica. EMENTA: Didática que temos e a que queremos. Procedimentos e recursos de ensino. Metodologia do ensino na sala de aula. Planejamento: desafios para a educação. Pedagogia de projetos. Avaliação de processos em Educação Ambiental.
9 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
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