Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (EJA) (Vitória, Espírito Santo)
Centro de Estudos Avançados em Pós-graduação e Pesquisa
DFP_
Localização:Vitória - Espírito Santo
Duração:420 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade específica da Educação Básica voltada a um público que não teve oportunidade de exercer seu direito à educação durante a infância/adolescência, seja por motivos estruturais do sistema de ensino, como a oferta irregular de vagas, seja pela inadequação particular ao sistema adotado no ensino ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis.
A partir de uma concepção mais ampla da dimensão espaço/tempo da aprendizagem onde educadores e educandos estabeleçam uma relação holística com o entorno social e suas questões, levando em conta que os motivadores de crianças e adolescentes nunca são os mesmos de adultos e jovens, é que compreendemos a fundamentação da educação de jovens e adultos.
A fundamentação da EJA faz-se baseada nos artigos 1o e 2o da LDBEN de 1996 fundamentam essa concepção enfatizando a educação como direito que se afirma independente do limite de idade.
Objetivo
Ampliar fundamentos teóricos que embasam o processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos.
Possibilitar a apropriação de abordagens e metodologias direcionadas para uma maior eficiência das práticas educativas na EJA.
Propiciar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à atividade docente.
Incentivar a prática da pesquisa, da investigação dos modos de aprender e de vida de jovens e adultos, para o favorecimento de processos de sua aprendizagem no ambiente escolar.
Produzir conhecimentos como síntese da formulação e implementação teórico-prática da proposta integrada de educação profissional média e de educação de jovens e adultos.
Publico Alvo
Profissionais com curso de graduação nas diversas áreas de conhecimento, prioritariamente os que atuam na educação básica ou na educação profissional ou na educação de jovens e adultos ou em programas e projetos pedagógicos que integrem esses cursos.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade específica da Educação Básica voltada a um público que não teve oportunidade de exercer seu direito à educação durante a infância/adolescência, seja por motivos estruturais do sistema de ensino, como a oferta irregular de vagas, seja pela inadequação particular ao sistema adotado no ensino ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis.
A partir de uma concepção mais ampla da dimensão espaço/tempo da aprendizagem onde educadores e educandos estabeleçam uma relação holística com o entorno social e suas questões, levando em conta que os motivadores de crianças e adolescentes nunca são os mesmos de adultos e jovens, é que compreendemos a fundamentação da educação de jovens e adultos.
A fundamentação da EJA faz-se baseada nos artigos 1o e 2o da LDBEN de 1996 fundamentam essa concepção enfatizando a educação como direito que se afirma independente do limite de idade.
Objetivo
Ampliar fundamentos teóricos que embasam o processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos.
Possibilitar a apropriação de abordagens e metodologias direcionadas para uma maior eficiência das práticas educativas na EJA.
Propiciar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à atividade docente.
Incentivar a prática da pesquisa, da investigação dos modos de aprender e de vida de jovens e adultos, para o favorecimento de processos de sua aprendizagem no ambiente escolar.
Produzir conhecimentos como síntese da formulação e implementação teórico-prática da proposta integrada de educação profissional média e de educação de jovens e adultos.
Publico Alvo
Profissionais com curso de graduação nas diversas áreas de conhecimento, prioritariamente os que atuam na educação básica ou na educação profissional ou na educação de jovens e adultos ou em programas e projetos pedagógicos que integrem esses cursos.
DISCIPLINAS
Metodologia da Pesquisa Científica
Didática do Ensino Superior
Psicologia do Desenvolvimento
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
Psicologia da Educação
Política e Pedagogia: as Teorias de Paulo Freire
Novas Tecnologias
Técnicas de Produção Textual
Educação Transcultural
Educação para o Trabalho
Estágio Supervisionado
Orientação para Atividades Complementares e Pesquisa
Estudos Orientados para o Estágio e Práticas Pedagógicas
Metodologia da Pesquisa Científica
Didática do Ensino Superior
Psicologia do Desenvolvimento
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
Psicologia da Educação
Política e Pedagogia: as Teorias de Paulo Freire
Novas Tecnologias
Técnicas de Produção Textual
Educação Transcultural
Educação para o Trabalho
Estágio Supervisionado
Orientação para Atividades Complementares e Pesquisa
Estudos Orientados para o Estágio e Práticas Pedagógicas
DFP_