Pós-graduação em Educação, Diversidade e Cultura Indígena (São Leopoldo, Rio Grande do Sul)
Faculdades EST
DFP_
Localização:São Leopoldo - Rio Grande do Sul
Duração:400 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
Qualificar professoras(es), educadoras(es), lideranças e profissionais de outras áreas para prática em educação na diversidade, com ênfase nas culturas indígenas.
Objetivos Específicos:
1. Proporcionar aprofundamento teórico e metodológico em diversidade para atuação no contexto multiétnico e pluricultural brasileiro.
2. Oportunizar atualização de conhecimentos sobre história e cultura indígena e sobre as dimensões étnico-culturais-religiosas do conhecimento.
3. Proporcionar formação de multiplicadores para o exercício de seu papel trasformador na sociedade e para construir práticas educativas na perspectiva da alteridade.
Por que fazer este curso?
A Constituição Federal de 1988 é como um divisor de águas. Pela primeira vez, o Brasil se reconhece como um país multiétnico e pluricultural. A sociedade brasileira abre-se para a reflexão inclusiva sobre suas origens históticas e formação social diversa. Esse processo precisa ser difundido no tecido social. Nessa difusão, escolas, universidades, igrejas, ONGs e movimentos sociais são atores preferenciais. Para isso, é necessaria formação e sensibilização, mudança de paradigmas e reorientação de olhares.
O curso também é oportuno para atender a Lei Federal n°.11.645 de março de 2008, que torna obrigatória a inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" no currículo oficial da rede de ensino (pública e privada). Este curso aprsenta conteúdos e metodologias que possibilitam importante contribuição neste processo.
Público-Alvo: Professoras e professores da rede pública e privada, educadoras e educadores de ONGs e movimentos sociais, lideranças e interessados em geral.
Realização: O curso é oferecido pela Faculdades EST através do Programa de Pós-Graduação (PPG), São Leopoldo, RS em parceria com o COMIN - Conselho de Missão entre Indígenas. O PPG da EST é reconhecido pelo parecer CNE nº 33/2008, Portaria MEC nº 524 de 29/04/2008 - DOU de 30/04/2008. O curso atende às exigências da Resolução CES/CNE n. 01/2007.
Qualificar professoras(es), educadoras(es), lideranças e profissionais de outras áreas para prática em educação na diversidade, com ênfase nas culturas indígenas.
Objetivos Específicos:
1. Proporcionar aprofundamento teórico e metodológico em diversidade para atuação no contexto multiétnico e pluricultural brasileiro.
2. Oportunizar atualização de conhecimentos sobre história e cultura indígena e sobre as dimensões étnico-culturais-religiosas do conhecimento.
3. Proporcionar formação de multiplicadores para o exercício de seu papel trasformador na sociedade e para construir práticas educativas na perspectiva da alteridade.
Por que fazer este curso?
A Constituição Federal de 1988 é como um divisor de águas. Pela primeira vez, o Brasil se reconhece como um país multiétnico e pluricultural. A sociedade brasileira abre-se para a reflexão inclusiva sobre suas origens históticas e formação social diversa. Esse processo precisa ser difundido no tecido social. Nessa difusão, escolas, universidades, igrejas, ONGs e movimentos sociais são atores preferenciais. Para isso, é necessaria formação e sensibilização, mudança de paradigmas e reorientação de olhares.
O curso também é oportuno para atender a Lei Federal n°.11.645 de março de 2008, que torna obrigatória a inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" no currículo oficial da rede de ensino (pública e privada). Este curso aprsenta conteúdos e metodologias que possibilitam importante contribuição neste processo.
Público-Alvo: Professoras e professores da rede pública e privada, educadoras e educadores de ONGs e movimentos sociais, lideranças e interessados em geral.
Realização: O curso é oferecido pela Faculdades EST através do Programa de Pós-Graduação (PPG), São Leopoldo, RS em parceria com o COMIN - Conselho de Missão entre Indígenas. O PPG da EST é reconhecido pelo parecer CNE nº 33/2008, Portaria MEC nº 524 de 29/04/2008 - DOU de 30/04/2008. O curso atende às exigências da Resolução CES/CNE n. 01/2007.
Componente curricular: História dos povos indígenas no Brasil - 30hrs
História dos povos ameríndios - 30hrs
Expressões simbólico-culturais indígenas - 30hrs
Educação no contexto indígena - 30hrs
Tradições religiosas indígenas - 30hrs
Parentesco e relações de gênero no contexto indígena - 30hrs
Direitos, legislação e políticas públicas - 30hrs
Territorialidade, meio ambiente e sustentabilidade indígena - 30hrs
Fundamentos da antropologia - 30hrs
Fundamentos da ética - 30hrs
Pedagogias e alteridade na diversidade - 30hrs
Metodologia de pesquisa - 30hrs
História dos povos ameríndios - 30hrs
Expressões simbólico-culturais indígenas - 30hrs
Educação no contexto indígena - 30hrs
Tradições religiosas indígenas - 30hrs
Parentesco e relações de gênero no contexto indígena - 30hrs
Direitos, legislação e políticas públicas - 30hrs
Territorialidade, meio ambiente e sustentabilidade indígena - 30hrs
Fundamentos da antropologia - 30hrs
Fundamentos da ética - 30hrs
Pedagogias e alteridade na diversidade - 30hrs
Metodologia de pesquisa - 30hrs
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