Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva (São José do Rio Preto, São Paulo)
Centro Universitário de Rio Preto
DFP_
Localização:São José do Rio Preto - São Paulo
Duração:2 Anos
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Mercado de Trabalho
Com a chegada de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas regulares, iniciou-se a procura por professores especializados em Educação Especial e Inclusiva. O diagnóstico da realidade da Educação Especial no país aponta para a necessidade de incrementar os processos de formação nessa área, pelas dimensões gigantescas que o problema assume, quando se considera também o desequilíbrio entre o contingente dos que requerem um atendimento especial e o contingente dos que estão aptos a prestá-lo. Diante deste quadro, o Curso de Educação Especial e Inclusiva pretende proporcionar aos alunos formação para:
- atuar como docente junto à diversidade para a transformação dos sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos, tendo como princípio a garantia do direito dos alunos com necessidades educacionais especiais de acesso e permanência, com qualidade, nas escolas regulares;
- assessoria a programas e serviços de Educação Especial para portadores de necessidades educacionais especiais, o que implicaria em oferecer conhecimento sobre as peculiaridades das instituições e situações de Educação Especial no Brasil, e promover habilidades para treinamento de pessoal, planejamento e avaliação de programas e de recursos tecnológicos para serviços educacionais especializados; docência no ensino superior, oferecendo formação conceitual e nas habilidades requeridas pela educação especial e inclusiva, de forma que o aluno possa analisar as variáveis envolvidas no processo ensino-aprendizagem, planejar, aplicar e avaliar procedimentos e atividades de ensino.
Objetivos
1 - Capacitar profissionais de nível superior, fornecendo-lhes subsídios teóricos, metodológicos e práticos para atuar na área da Educação Especial e da Educação Inclusiva;
2 - Formar profissionais capazes de criar propostas de educação integradora nos diversos níveis de escolarização;
3 - Oportunizar ao profissional o conhecimento específico sobre o processo de educação de alunos com necessidades educacionais especiais e a reflexão sobre a prática pedagógica em uma perspectiva de educação para a diversidade;
4 - Conhecer novas tendências educativas, visando o desenvolvimento e a integração entre os aspectos de ordem cognitiva, física, afetiva e social da criança com necessidades educativas especiais;
5 - Possibilitar ao profissional a compreensão dos pressupostos legais que embasam a prática educativa em todas as áreas da Educação Especial e Inclusiva;
6 - Promover estudos referentes à filosofia e a política de inclusão, planejamento e desenvolvimento e avaliação de serviços de apoio à educação inclusiva;
7 - Preparar profissionais que desenvolvam pesquisas no campo da Educação Especial e Inclusiva.
Com a chegada de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas regulares, iniciou-se a procura por professores especializados em Educação Especial e Inclusiva. O diagnóstico da realidade da Educação Especial no país aponta para a necessidade de incrementar os processos de formação nessa área, pelas dimensões gigantescas que o problema assume, quando se considera também o desequilíbrio entre o contingente dos que requerem um atendimento especial e o contingente dos que estão aptos a prestá-lo. Diante deste quadro, o Curso de Educação Especial e Inclusiva pretende proporcionar aos alunos formação para:
- atuar como docente junto à diversidade para a transformação dos sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos, tendo como princípio a garantia do direito dos alunos com necessidades educacionais especiais de acesso e permanência, com qualidade, nas escolas regulares;
- assessoria a programas e serviços de Educação Especial para portadores de necessidades educacionais especiais, o que implicaria em oferecer conhecimento sobre as peculiaridades das instituições e situações de Educação Especial no Brasil, e promover habilidades para treinamento de pessoal, planejamento e avaliação de programas e de recursos tecnológicos para serviços educacionais especializados; docência no ensino superior, oferecendo formação conceitual e nas habilidades requeridas pela educação especial e inclusiva, de forma que o aluno possa analisar as variáveis envolvidas no processo ensino-aprendizagem, planejar, aplicar e avaliar procedimentos e atividades de ensino.
Objetivos
1 - Capacitar profissionais de nível superior, fornecendo-lhes subsídios teóricos, metodológicos e práticos para atuar na área da Educação Especial e da Educação Inclusiva;
2 - Formar profissionais capazes de criar propostas de educação integradora nos diversos níveis de escolarização;
3 - Oportunizar ao profissional o conhecimento específico sobre o processo de educação de alunos com necessidades educacionais especiais e a reflexão sobre a prática pedagógica em uma perspectiva de educação para a diversidade;
4 - Conhecer novas tendências educativas, visando o desenvolvimento e a integração entre os aspectos de ordem cognitiva, física, afetiva e social da criança com necessidades educativas especiais;
5 - Possibilitar ao profissional a compreensão dos pressupostos legais que embasam a prática educativa em todas as áreas da Educação Especial e Inclusiva;
6 - Promover estudos referentes à filosofia e a política de inclusão, planejamento e desenvolvimento e avaliação de serviços de apoio à educação inclusiva;
7 - Preparar profissionais que desenvolvam pesquisas no campo da Educação Especial e Inclusiva.
A formação profissional nos curso de pós-graduação em Educação
Altas Habilidades: concepções e metodologias
Arte, ludicidade e educação especial
Comunicação assistiva: Língua Brasileira de Sinais
Comunicação assistiva: O Sistema Braille
Condutas Típicas: concepções e metodologias
Deficiência Auditiva: concepções e metodologias
Deficiência Mental: concepções e metodologias
Deficiência Motora: concepções e metodologias
Deficiência Visual: concepções e metodologias
Didática do Ensino Superior
Dificuldades de Aprendizagem: concepções e metodologias
Educação Psicomotora
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
Metodologia da Pesquisa Científica
Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva
Políticas Públicas e Inclusão
Práticas Pedagógicas Inclusivas
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Tópicos em Educação Espeical e Inclusiva
Altas Habilidades: concepções e metodologias
Arte, ludicidade e educação especial
Comunicação assistiva: Língua Brasileira de Sinais
Comunicação assistiva: O Sistema Braille
Condutas Típicas: concepções e metodologias
Deficiência Auditiva: concepções e metodologias
Deficiência Mental: concepções e metodologias
Deficiência Motora: concepções e metodologias
Deficiência Visual: concepções e metodologias
Didática do Ensino Superior
Dificuldades de Aprendizagem: concepções e metodologias
Educação Psicomotora
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
Metodologia da Pesquisa Científica
Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva
Políticas Públicas e Inclusão
Práticas Pedagógicas Inclusivas
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Tópicos em Educação Espeical e Inclusiva
Professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, diretores de escola e profissionais com formação em nível superior que atuam nas interfaces com os sistemas de educação.
Documentos Necessários
- Duas fotos 3x4 recentes;
- Xerox do CPF;
- Xerox do RG;
- Xerox do Diploma de Graduação;
- Comprovante de Residência;
- Curriculum Vitae atualizado;
- Assinatura do Contrato no ato da matrícula;
OBS: Apresentar dos documentos originais no ato da matrícula.
Documentos Necessários
- Duas fotos 3x4 recentes;
- Xerox do CPF;
- Xerox do RG;
- Xerox do Diploma de Graduação;
- Comprovante de Residência;
- Curriculum Vitae atualizado;
- Assinatura do Contrato no ato da matrícula;
OBS: Apresentar dos documentos originais no ato da matrícula.
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