Pós-graduação em Educação Especial (Vitória, Espírito Santo)
Centro de Estudos Avançados em Pós-graduação e Pesquisa
DFP_
Localização:Vitória - Espírito Santo
Duração:420 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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Apresentação
O presente Curso visa proporcionar um aprofundamento em temas que estão presentes na prática do Pedagogo, do Psicólogo, do Educador e demais profissionais envolvidos, buscando um entendimento sobre as diferentes deficiências, articulando o diálogo entre as partes: escola, criança e família com vistas à melhoria no processo ensino-aprendizagem e ao sucesso escolar das pessoas com deficiência.
A inclusão escolar de alunos com deficiência demanda modificações profundas no sistema de ensino, para que se efetive uma real política de educação inclusiva. Mas não podemos deixar de considerar que estas mudanças devam ser gradativas, planejadas e contínuas possibilitando as pessoas com necessidades educacionais especiais uma educação de qualidade.
Objetivos
- Formar profissionais para uma prática comprometida com a educação inclusiva.
- Subsidiar para uma prática pedagógica capaz de responder às necessidades da totalidade de seus alunos.
- Compreender as implicações das necessidades educacionais especiais (deficiência mental, auditiva, visual, múltipla e física, altas habilidades, condutas típicas e dificuldade de aprendizagem) para o processo de escolarização.
- Competência para atuar junto a equipes multiprofissionais no planejamento de ações pedagógicas específicas, no encaminhamento educacional, na orientação de familiares e na orientação profissional.
Público Alvo
Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas e outros profissionais com interesse na área da Educação Especial, tanto no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais como na gestão de instituições e de serviços especializados.
O presente Curso visa proporcionar um aprofundamento em temas que estão presentes na prática do Pedagogo, do Psicólogo, do Educador e demais profissionais envolvidos, buscando um entendimento sobre as diferentes deficiências, articulando o diálogo entre as partes: escola, criança e família com vistas à melhoria no processo ensino-aprendizagem e ao sucesso escolar das pessoas com deficiência.
A inclusão escolar de alunos com deficiência demanda modificações profundas no sistema de ensino, para que se efetive uma real política de educação inclusiva. Mas não podemos deixar de considerar que estas mudanças devam ser gradativas, planejadas e contínuas possibilitando as pessoas com necessidades educacionais especiais uma educação de qualidade.
Objetivos
- Formar profissionais para uma prática comprometida com a educação inclusiva.
- Subsidiar para uma prática pedagógica capaz de responder às necessidades da totalidade de seus alunos.
- Compreender as implicações das necessidades educacionais especiais (deficiência mental, auditiva, visual, múltipla e física, altas habilidades, condutas típicas e dificuldade de aprendizagem) para o processo de escolarização.
- Competência para atuar junto a equipes multiprofissionais no planejamento de ações pedagógicas específicas, no encaminhamento educacional, na orientação de familiares e na orientação profissional.
Público Alvo
Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas e outros profissionais com interesse na área da Educação Especial, tanto no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais como na gestão de instituições e de serviços especializados.
DISCIPLINAS
Metodologia da Pesquisa
Didática do Ensino Superior
Fundamentos da Educação Inclusiva
Psicologia do Desenvolvimento
Transtorno Global do Desenvolvimento
Deficiência Intelectual
Deficiência Física e Deficiência Visual
Deficiência Sensorial: surdez
Altas Habilidades/Superdotação
Relações Familiares e criança com deficiência
Estágio Supervisionado
Orientação para atividades complementares e pesquisa
Estudos Orientados para Estágio e Práticas Pedagógicas
Metodologia da Pesquisa
Didática do Ensino Superior
Fundamentos da Educação Inclusiva
Psicologia do Desenvolvimento
Transtorno Global do Desenvolvimento
Deficiência Intelectual
Deficiência Física e Deficiência Visual
Deficiência Sensorial: surdez
Altas Habilidades/Superdotação
Relações Familiares e criança com deficiência
Estágio Supervisionado
Orientação para atividades complementares e pesquisa
Estudos Orientados para Estágio e Práticas Pedagógicas
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