Pós-graduação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (On-line)
Universidade de Santo Amaro
Apresentação
Considerando que a educação especial hoje vive uma mudança nos paradigmas de atendimento, este curso tem por objetivo favorecer a discussão acerca das políticas e legislação que permeiam a Educação Especial/Inclusiva, com foco em ações pedagógicas sustentadas no aprofundamento das deficiências/transtornos e suas peculiaridades. Procura-se uma consonância com o movimento mundial pela inclusão que implica uma ação política, educacional e social, desencadeada para que todos os alunos possam estar juntos tendo direito a um desenvolvimento pleno, aprendendo e participando sem discriminação.
Objetivos
Discutir aspectos de planejamento e avaliação no trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais.
Analisar e desenvolver propostas pedagógicas que atendam os alunos com necessidades educacionais especiais, com vistas a apropriação do conhecimento a partir de adaptações curriculares e avaliações processuais.
Construir o processo de inclusão do aluno com necessidades especiais, a partir de uma visão sistêmica que englobe escola-família-comunidade.
Desenvolver competências para planejar e executar projetos pedagógicos individuais ou em grupos que favoreçam os processos de inclusão.
Perfil do egresso
O curso de pós-graduação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pretende favorecer o desenvolvimento de intervenções pedagógicas significativas para atender às necessidades educacionais de alunos com deficiências, atuando conscientemente na perspectiva da inclusão social/educacional.
Público alvo
Graduados em Cursos Superiores nas áreas de educação ou saúde, que atuam ou pretendem atuar na rede regular de ensino ou outras instituições, em trabalhos educativos com alunos com necessidades especiais subsidiados por uma formação generalista.
Núcleo de Disciplinas
Fundamentos da Educação do Aluno com Deficiência Intelectual
Fundamentos da Educação do Aluno com Surdez e LIBRAS
Didática do Ensino Superior
Aspectos Cognitivos e Neurológicos da Aprendizagem
Metodologia Científica
Ensino-aprendizagem na Deficiência Auditiva
Instituição Escolar e Inclusão
Ensino-aprendizagem da Língua na Deficiência Intelectual
Ensino-aprendizagem da Matemática na Deficiência Intelectual
A Prática Escolar nos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento
Deficiência Física e Adaptações Curriculares
Deficiência Visual e Adaptações Curriculares
Documentos para matrícula
Xerox do RG e CPF;
Diploma de graduação ou certificado de conclusão com data de colação de grau*;
Histórico Escolar;
Currículo profissional (Lattes ou Vitae);
1 foto 3x4.
*Até o final do curso, o aluno deverá apresentar o diploma de graduação