DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:1 Ano
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Com ênfase em Educação Inclusiva, o curso de Educação Especial tem como preocupação a formação do profissional competente para atuar em contextos comuns e especiais de ensino, promovendo o desenvolvimento cognitivo e psicossocial das pessoas com necessidades educacionais especiais.
Para tanto, durante o curso serão apresentados os fundamentos políticos, filosóficos, socioculturais e biológicos presentes na educação das pessoas com deficiências, bem como procedimentos e estratégias que possibilitem desenvolver uma prática pedagógica inclusiva em sala de aula .
Para tanto, durante o curso serão apresentados os fundamentos políticos, filosóficos, socioculturais e biológicos presentes na educação das pessoas com deficiências, bem como procedimentos e estratégias que possibilitem desenvolver uma prática pedagógica inclusiva em sala de aula .
Núcleo de Formação Específica Geral (1º semestre)
Política Nacional de Educação Especial
Educação Inclusiva e o educador em Educação Especial
Princípios éticos e pedagógicos da Educação Especial
Tecnologias Assistivas
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem: a construção do sujeito social
Identificação das necessidades educacionais especiais
Fundamentos da Psicomotricidade
O trabalho com projetos
Jogos e Brincadeiras na Educação Especial
Seminário Avançado: Interface Educação e Saúde
Metodologia Científica
Núcleo de Formação Específica (2º semestre)
Conceito de deficiência: uma visão crítica
Educação especial: da segregação à inclusão
Deficiência Intelectual: práticas pedagógicas e avaliativas
Deficiência visual e cegueira: práticas pedagógicas e avaliativas
Deficiência auditiva e surdez: a abordagem bilingue
Deficiência física e neurológica: as dificuldades de linguagem e de comunicação
Altas Habildades: reflexões e processo educacional
Fundamentos teóricos metodológicos da educação de pessoas com transtorno global do desenvolvimento
Fundamentos teóricos metodologicos de pessoas com deficiência múltipla
Didática no Ensino Superior
Política Nacional de Educação Especial
Educação Inclusiva e o educador em Educação Especial
Princípios éticos e pedagógicos da Educação Especial
Tecnologias Assistivas
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem: a construção do sujeito social
Identificação das necessidades educacionais especiais
Fundamentos da Psicomotricidade
O trabalho com projetos
Jogos e Brincadeiras na Educação Especial
Seminário Avançado: Interface Educação e Saúde
Metodologia Científica
Núcleo de Formação Específica (2º semestre)
Conceito de deficiência: uma visão crítica
Educação especial: da segregação à inclusão
Deficiência Intelectual: práticas pedagógicas e avaliativas
Deficiência visual e cegueira: práticas pedagógicas e avaliativas
Deficiência auditiva e surdez: a abordagem bilingue
Deficiência física e neurológica: as dificuldades de linguagem e de comunicação
Altas Habildades: reflexões e processo educacional
Fundamentos teóricos metodológicos da educação de pessoas com transtorno global do desenvolvimento
Fundamentos teóricos metodologicos de pessoas com deficiência múltipla
Didática no Ensino Superior
A quem se destina: Pedagogos, Psicopedagogos, Professores e demais profissionais graduados em nivel superior interessados no tema, principalmente recém-formados que buscam uma especialização acadêmica.
documentos:
- Fotocópia do Diploma ou Atestado de Conclusão do Curso de Graduação;
- Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação;
- Fotocópia da Cédula de Identidade;
- Fotocópia do CPF;
- "Curriculum Vitae";
- 1 foto recente 3x4.
documentos:
- Fotocópia do Diploma ou Atestado de Conclusão do Curso de Graduação;
- Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação;
- Fotocópia da Cédula de Identidade;
- Fotocópia do CPF;
- "Curriculum Vitae";
- 1 foto recente 3x4.
DFP_