Pós-graduação em Educação Infantil (Vitória, Espírito Santo)
Centro de Estudos Avançados em Pós-graduação e Pesquisa
DFP_
Localização:Vitória - Espírito Santo
Duração:420 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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Apresentação
O momento social, econômico, político e histórico em que vivemos está exigindo um novo perfil de profissional, de cidadão: informado, bem qualificado, crítico, ágil, criativo, reflexivo, autônomo, pesquisador e com capacidade de resolver problemas. Com isso, o nível de escolaridade e a boa qualidade do curso que este frequenta, tornando-se preponderante na sua formação. Contudo, sabemos que a qualidade desta formação perpassa pela qualidade dos profissionais que atuam na Educação Básica, a começar pela Educação Infantil, à qual consideramos o grande "pilar" na formação de todo ser humano.
Quanto menor a criança, maior deve ser o profissional como já nos dizia Pedro Demo (1998), o que nos remete a uma reflexão sobre o perfil do Educador Infantil e do Ensino Fundamental a ser formado por nós, atualmente. Corroborando com este pensamento, e conscientes da nossa responsabilidade, enquanto agência formadora, para com a formação dos profissionais que atuam na primeira infância (Educação Infantil e Ensino Fundamental) é que propomos este projeto, o qual tem como propósito especializar o profissional da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na ciência da criança, abrangendo a faixa-etária de 0 a 12 anos. Para tanto, compreender a especificidade do trabalho pedagógico na Educação Infantil como preparo de uma idade para outra idade, constitui-se o eixo central da discussão de toda a proposta, pois a criança não é um vir a ser; ela é, desde o início de sua criação, uma pessoa que tem o direito de viver com plenitude todos os momentos de sua existência.
Esta proposta norteia-se nos princípios do aprender a aprender, da interdisciplinaridade, da visão integral e integrada da infância. E a finalidade é trabalhar o processo de construção do conhecimento do próprio educador, na perspectiva de que o mesmo se constitui no instrumento principal de produção da sua própria competência, técnica, científica e política vindas a atuar de forma crítica e criativa, na escola e na sociedade, como cidadão. Gostaríamos de ressaltar, ainda, que todo este projeto está respaldado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei Nº. 9394/96), que destaca a “necessidade de formação específica para os profissionais que atuam nestas áreas”.
Resumindo, destacamos que a preocupação com a qualidade do trabalho educativo desenvolvido na educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), a consequente necessidade do desenvolvimento de pesquisa nestas áreas, somada à necessidade de aperfeiçoamento dos profissionais da educação, constituem-se nas razões básicas deste projeto.
Objetivo
Desenvolver conhecimentos teórico-práticos acerca do desenvolvimento e da construção do conhecimento da criança de 0 a 05, básicos ao trabalho de docência, gestão, supervisão e coordenação pedagógica nos Centros de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O eixo norteador de toda proposta é a criança como sujeito histórico, social e cultural - como cidadão, sujeito de direitos - numa perspectiva integral e integrada - visando especializar o educador na ciência da criança.
Contribuir com a consciência política e profissional do educador comprometido com a transformação social.
Transformar a ação metodológica no espírito da investigação.
Contribuir com o profissional da Educação Infantil na busca de um trabalho mais eficiente.
O momento social, econômico, político e histórico em que vivemos está exigindo um novo perfil de profissional, de cidadão: informado, bem qualificado, crítico, ágil, criativo, reflexivo, autônomo, pesquisador e com capacidade de resolver problemas. Com isso, o nível de escolaridade e a boa qualidade do curso que este frequenta, tornando-se preponderante na sua formação. Contudo, sabemos que a qualidade desta formação perpassa pela qualidade dos profissionais que atuam na Educação Básica, a começar pela Educação Infantil, à qual consideramos o grande "pilar" na formação de todo ser humano.
Quanto menor a criança, maior deve ser o profissional como já nos dizia Pedro Demo (1998), o que nos remete a uma reflexão sobre o perfil do Educador Infantil e do Ensino Fundamental a ser formado por nós, atualmente. Corroborando com este pensamento, e conscientes da nossa responsabilidade, enquanto agência formadora, para com a formação dos profissionais que atuam na primeira infância (Educação Infantil e Ensino Fundamental) é que propomos este projeto, o qual tem como propósito especializar o profissional da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na ciência da criança, abrangendo a faixa-etária de 0 a 12 anos. Para tanto, compreender a especificidade do trabalho pedagógico na Educação Infantil como preparo de uma idade para outra idade, constitui-se o eixo central da discussão de toda a proposta, pois a criança não é um vir a ser; ela é, desde o início de sua criação, uma pessoa que tem o direito de viver com plenitude todos os momentos de sua existência.
Esta proposta norteia-se nos princípios do aprender a aprender, da interdisciplinaridade, da visão integral e integrada da infância. E a finalidade é trabalhar o processo de construção do conhecimento do próprio educador, na perspectiva de que o mesmo se constitui no instrumento principal de produção da sua própria competência, técnica, científica e política vindas a atuar de forma crítica e criativa, na escola e na sociedade, como cidadão. Gostaríamos de ressaltar, ainda, que todo este projeto está respaldado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei Nº. 9394/96), que destaca a “necessidade de formação específica para os profissionais que atuam nestas áreas”.
Resumindo, destacamos que a preocupação com a qualidade do trabalho educativo desenvolvido na educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), a consequente necessidade do desenvolvimento de pesquisa nestas áreas, somada à necessidade de aperfeiçoamento dos profissionais da educação, constituem-se nas razões básicas deste projeto.
Objetivo
Desenvolver conhecimentos teórico-práticos acerca do desenvolvimento e da construção do conhecimento da criança de 0 a 05, básicos ao trabalho de docência, gestão, supervisão e coordenação pedagógica nos Centros de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O eixo norteador de toda proposta é a criança como sujeito histórico, social e cultural - como cidadão, sujeito de direitos - numa perspectiva integral e integrada - visando especializar o educador na ciência da criança.
Contribuir com a consciência política e profissional do educador comprometido com a transformação social.
Transformar a ação metodológica no espírito da investigação.
Contribuir com o profissional da Educação Infantil na busca de um trabalho mais eficiente.
DISCIPLINAS
Metodologia da Pesquisa
Fundamentos da Educação Infantil
Psicologia do Desenvolvimento
Distúrbios de Aprendizagem
Projetos da Educação Infantil - Didática
Linguagem Oral e Escrita
Ensino da Matemática
Natureza e Sociedade
Múltiplas Linguagens na Educação Infantil (Literária, Musical, Visual e Cênica)
Prática de Jogos e Recreação
Estágio Supervisionado
Orientação para Atividades Complementares e Pesquisa
Estudos Orientados para o Estágio e Práticas Pedagógicas
Metodologia da Pesquisa
Fundamentos da Educação Infantil
Psicologia do Desenvolvimento
Distúrbios de Aprendizagem
Projetos da Educação Infantil - Didática
Linguagem Oral e Escrita
Ensino da Matemática
Natureza e Sociedade
Múltiplas Linguagens na Educação Infantil (Literária, Musical, Visual e Cênica)
Prática de Jogos e Recreação
Estágio Supervisionado
Orientação para Atividades Complementares e Pesquisa
Estudos Orientados para o Estágio e Práticas Pedagógicas
Publico Alvo
O curso destina-se aos profissionais portadores de diploma de nível superior nas áreas de educação, psicologia, saúde e serviço social.
O curso destina-se aos profissionais portadores de diploma de nível superior nas áreas de educação, psicologia, saúde e serviço social.
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