Pós-graduação em Educação Religiosa (Vitória, Espírito Santo)
Centro de Estudos Avançados em Pós-graduação e Pesquisa
DFP_
Localização:Vitória - Espírito Santo
Duração:420 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
A Teologia é uma ciência humana dedicada ao estudo acadêmico de definições e conceitos religiosos, aspectos estes de maior complexidade do que a biologia, a sociologia ou a psicologia poderiam interpretar e definir.
A História Social revela fartamente a incessante busca da humanidade por respostas de natureza espiritual, presentes ao longo dos tempos na experiência de todos os povos da terra, explicando o surgimento de inúmeras religiões e formas de exercício confessional existentes.
A análise do cenário social brasileiro mostra claramente a dimensão dessa questão em nosso contexto, desde o catolicismo na história da colonização, acrescido do legado das religiões africanas e mais recentemente as várias correntes protestantes e evangélicas, todas, manifestações significativas na construção do sincretismo religioso em nosso país.
É nesse prisma cultural que se constata a importância da Ciência Teológica. Não obstante ser um dos campos de estudo científico mais antigos da humanidade, é através da Teologia que as pessoas articulam seus anseios e compreensões sobre o divino, tornando essas referências socialmente concretas pela ação dos grupos religiosos e dos Teólogos.
Ligados às várias correntes da religião, os líderes religiosos são formadores de opinião, construtores da fé, da cidadania, da defesa dos valores éticos, da dignidade humana, da reflexão política, e outros valores, além da contribuição social que os grupos confessionais exercem junto às comunidades em que se inserem.
Caberá ao egresso da Pós-Graduação em Teologia e Ensino Religioso, repensando o mundo da religião, contribuir efetivamente, por meio do aprofundamento dos fundamentos da fé, para a resolução da crise ética e de valores que a sociedade moderna enfrenta.
O Ensino Religioso, como área do conhecimento tem uma prática docente específica, baseada no paradigma da reflexão e investigação do fenômeno numinoso como fato social nas diferentes culturas; alicerçada nos princípios éticos do direito à liberdade religiosa, da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
Considerando o previsto na Lei Nº 9475 de 22/07/1997 e as prescrições da Lei Nº9394/96, a necessidade de professores qualificados na área de Ensino Religioso, e a não existência de regulamentação de normas para habilitação e admissão de professores do Ensino Religioso, no Estado e em seus diversos municípios, faz-se necessário a criação de cursos de extensão nesta área do conhecimento na área de pós-graduação, de modo a atender a exigência da LDBEN e contribuir na formação inicial em Ensino Religioso para docentes de diferentes regiões do Estado.
Objetivo
Proporcionar a formação docente no campo do ensino religioso;
Formar profissionais habilitados para o exercício da liderança nas comunidades religiosas, com atuação em diferentes campos e serviços que exigem uma formação teológica qualificada, em especial nos vários segmentos pastorais;
Promover a reflexão teológica e sua interação com outras disciplinas e ciências na aplicação do conhecimento religioso nos mais diferentes campos e ambientes da cultura social contemporânea;
Fomentar a ação social concreta dos diferentes e crescentes grupos religiosos;
Desenvolver no cursista a prática da pesquisa científica e da investigação nas diferentes ciências ligadas ao estudo da religião e assessorias diversas.
Publico Alvo
Educadores, Pastores, Clérigos e demais interessados no aprofundamento de estudos religiosos.
A Teologia é uma ciência humana dedicada ao estudo acadêmico de definições e conceitos religiosos, aspectos estes de maior complexidade do que a biologia, a sociologia ou a psicologia poderiam interpretar e definir.
A História Social revela fartamente a incessante busca da humanidade por respostas de natureza espiritual, presentes ao longo dos tempos na experiência de todos os povos da terra, explicando o surgimento de inúmeras religiões e formas de exercício confessional existentes.
A análise do cenário social brasileiro mostra claramente a dimensão dessa questão em nosso contexto, desde o catolicismo na história da colonização, acrescido do legado das religiões africanas e mais recentemente as várias correntes protestantes e evangélicas, todas, manifestações significativas na construção do sincretismo religioso em nosso país.
É nesse prisma cultural que se constata a importância da Ciência Teológica. Não obstante ser um dos campos de estudo científico mais antigos da humanidade, é através da Teologia que as pessoas articulam seus anseios e compreensões sobre o divino, tornando essas referências socialmente concretas pela ação dos grupos religiosos e dos Teólogos.
Ligados às várias correntes da religião, os líderes religiosos são formadores de opinião, construtores da fé, da cidadania, da defesa dos valores éticos, da dignidade humana, da reflexão política, e outros valores, além da contribuição social que os grupos confessionais exercem junto às comunidades em que se inserem.
Caberá ao egresso da Pós-Graduação em Teologia e Ensino Religioso, repensando o mundo da religião, contribuir efetivamente, por meio do aprofundamento dos fundamentos da fé, para a resolução da crise ética e de valores que a sociedade moderna enfrenta.
O Ensino Religioso, como área do conhecimento tem uma prática docente específica, baseada no paradigma da reflexão e investigação do fenômeno numinoso como fato social nas diferentes culturas; alicerçada nos princípios éticos do direito à liberdade religiosa, da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
Considerando o previsto na Lei Nº 9475 de 22/07/1997 e as prescrições da Lei Nº9394/96, a necessidade de professores qualificados na área de Ensino Religioso, e a não existência de regulamentação de normas para habilitação e admissão de professores do Ensino Religioso, no Estado e em seus diversos municípios, faz-se necessário a criação de cursos de extensão nesta área do conhecimento na área de pós-graduação, de modo a atender a exigência da LDBEN e contribuir na formação inicial em Ensino Religioso para docentes de diferentes regiões do Estado.
Objetivo
Proporcionar a formação docente no campo do ensino religioso;
Formar profissionais habilitados para o exercício da liderança nas comunidades religiosas, com atuação em diferentes campos e serviços que exigem uma formação teológica qualificada, em especial nos vários segmentos pastorais;
Promover a reflexão teológica e sua interação com outras disciplinas e ciências na aplicação do conhecimento religioso nos mais diferentes campos e ambientes da cultura social contemporânea;
Fomentar a ação social concreta dos diferentes e crescentes grupos religiosos;
Desenvolver no cursista a prática da pesquisa científica e da investigação nas diferentes ciências ligadas ao estudo da religião e assessorias diversas.
Publico Alvo
Educadores, Pastores, Clérigos e demais interessados no aprofundamento de estudos religiosos.
DISCIPLINAS
Metodologia da Pesquisa Científica em Teologia e Ensino Religioso
Técnicas Psicanalíticas e Psicologia da Personalidade Aplicadas às Ciências da Religião
História do Pensamento Filosófico
Teologia Latino-americana
Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso
Contemporaneidades em Teologia Pastoral
Antropologia Teológica
Escatologia
Didática do Ensino Superior
Espiritualidade
Estágio Supervisionado
Orientação para Atividades Complementares e Pesquisa
Estudos Orientados para o Estágio e Práticas Pedagógicas
Metodologia da Pesquisa Científica em Teologia e Ensino Religioso
Técnicas Psicanalíticas e Psicologia da Personalidade Aplicadas às Ciências da Religião
História do Pensamento Filosófico
Teologia Latino-americana
Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso
Contemporaneidades em Teologia Pastoral
Antropologia Teológica
Escatologia
Didática do Ensino Superior
Espiritualidade
Estágio Supervisionado
Orientação para Atividades Complementares e Pesquisa
Estudos Orientados para o Estágio e Práticas Pedagógicas
DFP_