Pós-graduação em Enfermagem e Obstetrícia (Pelotas, Rio Grande do Sul)
Universidade Federal de Pelotas
DFP_
Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul
Duração:510 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Histórico do Curso
A criação da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia teve sua origem como Curso de Enfermagem e Obstetrícia atendendo prioridade do Ministério da Educação e Cultura que, à época, recomendava a criação de Cursos de Enfermagem em todas as Universidades Federais, segundo orientação do II PND ( segundo Plano Nacional de Desenvolvimento). A criação do Curso de Enfermagem e Obstetrícia teve sua aprovação no Conselho Universitário em 24/08/76, por Portaria n° 01/76 da UFPEL, sendo reconhecido pelo MEC por Portaria n° 402 de 24.06.80. A educação ministrada pelo Curso de Enfermagem tem por objetivo fundamental formar profissionais que, através da compreensão do homem em constante adaptação ao meio, seja capaz de atuar nas várias fases do ciclo saúde-enfermidade. Desde a graduação de sua primeira turma em dezembro de 1980, até o primeiro semestre de 2006, ofereceu à sociedade, 803 enfermeiros.
Inicialmente, o Curso de Enfermagem e Obstetrícia contava com o Departamento de Enfermagem, que esteve vinculado a Faculdade de Medicina. Atualmente, sua estrutura conta com um Departamento de Enfermagem, um Colegiado de Curso: Graduação, um Conselho Departamental, uma Coordenação de Especialização ( modalidade de expansão através da Rede de Pós Graduação em Enfermagem da Região Sul). Estes são os órgãos responsáveis pelas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Dentre as atividades de ensino possui: Ensino de Graduação – Curso de Enfermagem. Pós Graduação – Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem, e Mestrado em Assistência de Enfermagem a partir de 1993, pela PEN/ UFSC (Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina), através da REPENSUL (Rede de Pós Graduação em Enfermagem da Região Sul) e o Mestrado Interinstitucional em Assistência de Enfermagem (que qualificou 20 enfermeiros), a partir de 1998 até 2000, com o apoio da FAPERGS, tendo a UFSC como promotora, a UFPEL como receptora, a FURG (Fundação Universidade de Rio Grande) e URCAMP ( Universidade Regional da Campanha) como associadas. Em 2003 coordenou em parceria com o Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina a Residência Multiprofissional em Saúde da Família.
O Departamento de Enfermagem ao longo de sua história tem nas atividades docentes o predomínio do ensino de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado expandido e interinstitucional), extensão e pesquisa.
Entretanto, face a preocupação com o desenvolvimento de ensino subsidiado pela pesquisa e extensão, foram implantadas, de forma isolada ou em pequenos grupos, um curso de Especialização em Saúde Comunitária (com 25 egressos) e o Núcleo de Estudos em Saúde, ambos em 1992 e, em 1996. Também foi implantado um Curso de Especialização em Projetos Assistenciais em Enfermagem (105 egressos e 29 alunos matriculados em andamento), estando atualmente na 5° turma, e em 1993 foi criado o Núcleo de Pesquisa em Enfermagem (NEPEn).
A FEO desenvolve suas atividades no prédio 2 do Campus da Saúde; no Hospital Escola da UFPel; no Hospital São Francisco de Paula; nos Centros de Atenção Psicossocial do município (CAPS Fragata e CAPS Castelo), no Hospital Psiquiátrico (Hospital Espírita); em várias Unidades Básicas de Saúde; 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, Departamento de Ações de Saúde, Controle e Avaliação, Regulação, Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, da Prefeitura Municipal; Conselho Municipal de Saúde; comunidades do município e da região.
Encontra-se hoje, bem sedimentada na graduação, com um corpo docente composto por doutores, doutorandos, mestres e especialistas. As atividades de pesquisa da Faculdade abrangem as mais variadas áreas, contando com 3 grupos de pesquisa a saber: Condições Crônicas e suas Interfaces (Linha: Família e Condições Crônicas de Saúde), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Práticas de Saúde e Enfermagem (Linhas: Família e Práticas em Saúde e Processo de Trabalho em saúde), Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental (Linhas: Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental; Avaliação de Serviços; Reabilitação Psicossocial, Saúde Mental e Família). Envolvem-se com pesquisa: docentes, enfermeiros assistenciais e acadêmicos de graduação e pós-graduação. As atividades de extensão constituem-se um dos pontos fortes da nossa unidade de ensino, em média dez projetos/ ano envolvendo docentes e alunos. Os projetos contemplam desde educação em saúde, seminários aos mais variados segmentos da comunidade passando por atividades de prestação de serviços da criança ao idoso, até assessoria e implantação de serviços em Instituições de Ensino e Saúde.
Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas
30 ANOS DE HISTÓRIA
Profa. Elodi dos Santos
Hoje, 24 de agosto de 2006, a Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas comemora 30 anos de existência. No dia 7 de junho de 1976, a Enfermeira Hildete Bahia da Luz, a convite do Médico Naum Kaiserman, veio a Pelotas para organizar a criação da Escola de Enfermagem, junto a Faculdade de Medicina. A Enfermeira Helena Maria da Rocha Conceição, acompanhou a Enfermeira Hildete e em 1977, foi realizado o primeiro vestibular. Inicialmente, era um Curso ligado a um Departamento da Faculdade de Medicina. Em seguida, tornou-se Curso independente e em 1989 passou a Faculdade com estrutura própria, tendo seu reconhecimento pelo MEC em 1979, antes da formatura da primeira turma, em 1980.
O curso iniciou oferecendo 30 vagas em ingresso anual. Com o tempo passou para 50 vagas anuais em dois ingressos, posteriormente, 60 vagas e atualmente oferece 80 vagas, em dois ingressos.
A Faculdade forma o profissional enfermeiro, com título de Bacharel em Enfermagem em 4 anos e 6 meses de curso, com aulas teóricas, práticas e estágios em Unidades Básicas de Saúde, Ambulatórios, Escolas e Hospitais. O enfermeiro é o responsável legal pela equipe de enfermagem ( formada por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem), atentando para a promoção, manutenção e recuperação da saúde de indivíduos, famílias e comunidades. Participa do diagnóstico, planejamento e direcionamento das ações de saúde institucional, municipal, regional e nacional, concretizadas através da assistência, do ensino, da pesquisa e de projetos específicos para grupos ou comunidades.
No século XIX inicia a Enfermagem Moderna. Florence Nightingale, inglesa, nascida em Florença na Itália a 12 de maio de 1820, inicia aos 31 anos, estudos e estágios em vários hospitais, atuando em campos de batalha, organizando hospitais e ensinando através da escrita, da teoria e da prática, como deveria ser o enfermeiro e o cuidado aos doentes. Organiza escolas, escreve livros e difunde seus ensinamentos e métodos para o mundo inteiro.
No Brasil, o sistema de ensino Nightingale, iniciou em 1921, com a vinda da Enfermeira Norte-americana Ethel Parsons a qual estava encarregada de estudar a situação da enfermagem no Brasil e apresentar recomendações ao Governo Brasileiro do programa a ser adotado. Em 1922, foi fundada nestes moldes, a primeira escola no Brasil, Escola de Enfermagem do Departamento Nacional de Saúde, posteriormente Escola de Enfermeiras Ana Néri e hoje, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas, foi criada com base no sistema Nightingale e hoje, já formou 803 profissionias na graduação e 105 na pós-graduação. Conta com 24 Enfermeiros Docentes ( 6 doutores, 6 doutorandos, 10 mestres e 2 especialistas) e 7 Enfermeiros Assistenciais, 4 Técnicos Administrativos , 3 agentes de Portaria e 1 Agente de Limpeza . Oferece o Curso de Graduação em Enfermagem e Curso de Pós-Graduação - Especialização em Projetos Assistenciais; possui 3 Núcleos de Pesquisas e através de Projetos de Extensão amplia sua atuação a grupos de gestantes, idosos, adolescentes, famílias, escolares, pacientes com necessidades especiais bem como oferece cursos a comunidade sobre cuidados básicos em saúde a capacitação profissional na enfermagem e áreas afins.
A História da Enfermagem em Geral e da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas foi escrita com fatos similares, de coragem e persistência, em torno de um mesmo objetivo: o cuidado humanizado, com bases científicas, éticas e legais. Este, é o legado da Faculdade aos seus alunos e um imperativo moral no cuidado à população.
Uma História singular ! É por isto que “as histórias cativam... e não raro nos deixam uma lição para casa...”, (Leocir Pessini), todo tempo, em todos os tempos, em todos os lugares!
DISCIPLINA
Práticas Sociais em Enfermagem e Saúde
Pesquisa em Enfermagem e Saúde
Disciplinas do Bloco Complementar
Seminário de Pesquisa I
Estágio de Docência Orientada
Disciplinas do Bloco Complementar
Seminário de Pesquisa II
DFP_