O CURSO
O Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências, ofertado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), pretende integrar professores que ministram as disciplinas de Biologia, Física, Matemática e Química para que se tornem promotores de mudanças no contexto da sala de aula. Ao trabalhar a proposta de utilização de projetos como aspecto transversal do curso, os professores vivenciarão metodologias de ensino inovadoras e que os façam refletir e discutir acerca dos conteúdos e das alternativas didáticas envolvidas.
OBJETIVOS
1 Geral
Oferecer aos professores do Ensino Fundamental e Médio capacitação, em nível de especialização, na área de Ensino de Ciências (Biologia, Física, Química e Matemática), de forma a torná-los promotores de mudanças no cenário atual das escolas em que estão inseridos, buscando assim maior qualidade na educação de seus alunos e melhor formação para o exercício da cidadania.
2 Específicos
- Oportunizar aos professores das redes pública e privada de Santa Catarina o contato com discussões sobre a pesquisa em Ensino de Ciências;
- Propiciar aos professores das redes pública e privada um espaço de discussão e aperfeiçoamento profissional caracterizando a educação continuada e permanente;
- Disponibilizar aos professores das redes pública e privada de Santa Catarina o espaço de discussão sobre a evolução do conhecimento tecnológico e suas aplicações;
- Promover a discussão de tendências metodológicas atuais em cada uma das unidades curriculares oferecidas;
- Contribuir para a formação de professores especialistas para atuarem na educação básica de forma crítica e inovadora, acompanhando os atuais paradigmas da educação brasileira.
PÚBLICO ALVO
Professores que ministram as disciplinas de Biologia, Física, Matemática e Química, que têm Graduação nessas áreas e atuam no Ensino Fundamental e Médio em escolas das redes municipal, estadual, federal e particular de Santa Catarina.
Unidade curricular
Introdução ao estudo à distância e ambiente virtual de ensino-aprendizagem (AVEA)
Introdução à pesquisa em ensino de ciências
Fundamentos da didática das ciências e da matemática
Leitura e produção textual
Ciência, tecnologia e sociedade
História e filosofia da ciência e implicações para o ensino
Construtivismos e a aprendizagem de conceitos científicos
Tópicos especiais em ciências I
Tópicos especiais em ciências II
Tópicos especiais em metodologia de projetos em ciências I
Metodologia de projetos em ciências II
Metodologia da pesquisa