Objetivo
O curso de ENSINO RELIGIOSO a Distância visa contribuir para que os educadores que trabalham com o ensino do fenômeno religioso consigam vencer os desafios na área através de uma formação acadêmica sólida e estruturada a partir da realidade sócio-religiosa atual, de modo a aproveitar, ao máximo, suas potencialidades como intelectuais visando a formação integral do humano em suas múltiplas relações com a sociedade.
Disciplinas
1 - INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
OBJETIVO: Estudar o processo de surgimento da disciplina ciências da religião. Conhecer teorias e métodos que pesquisam a religião. Aproximar, de modo crítico, das principais contribuições para o estudo da religião, bem como entender como surgiram as ciências da religião, considerando seu status epistemológico. Para tanto será necessário: Conhecer alguns princípios para se estudar o fenômeno religioso; perceber o conflito entre religionismo e reducionismo nos estudos de religião; descrever o significado da religião, tanto em seu sentido amplo quanto estrito; desenvolver uma crítica ao conceito de religião e, diferenciar instituição religiosa de sujeito religioso; entender a situação da religião no Brasil a partir da perspectiva das pessoas refletir sobre o significado da palavra “fiel” nos dias de hoje; conhecer as possibilidades metodológicas de estudo da religião tendo noção das várias disciplinas que fazem parte das ciências da religião; entender como a religião se manifesta, através do estudo de tais temas. EMENTA: Conceitos preliminares nas Ciências da Religião. Estudo das abordagens científicas ao fenômeno religioso. Importância da religião no desenvolvimento da sociedade, avaliação crítica.
2 - FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA RELIGIÃO
OBJETIVOS: Compreender a história do pensamento ocidental, a importância de cada etapa, de cada pensador e de cada conceito estudado. Conhecer e compreender as principais teorias filosóficas e suas implicações para a história do pensamento teológico. Corresponder os temas filosóficos com a dimensão sócio-intelectual de cada pensador e, respectivamente, de cada pensamento abordado e, manejar a literatura filosófica grega e correlacionar este saber com as várias áreas da cultura, da política e da sociedade. Para tanto será percorrido o seguinte caminho: a distinção entre a Filosofia e o Senso Comum compreendendo o surgimento da Filosofia e das Ciências e os seus objetivos de criarem e aperfeiçoarem saberes mais elaborados sobre o mundo, a vida, a sociedade e também sobre o próprio conhecimento; conhecer um pouco das origens da filosofia grega e seu surgimento enquanto saber auto-diferenciado da mitologia e da religião; perceber a revolução provocada pelo avento do pensamento filosófico; conhecer um pouco do desenvolvimento da filosofia na Idade Média e sua relação com a filosofia clássica grega e helenismo; abordar o desenvolvimento da filosofia na Modernidade e seus caminhos e descaminhos no processo de divórcio entre a fé e a razão; perceber a crise da Modernidade e de seu método científico; compreender o desenvolvimento filosófico nos séculos XIX e XX a partir de seus aspectos pós-metafísicos. EMENTA: Formação do pensamento científico frente às concepções religiosas da realidade. Desenvolvimento de sistemas de compreensão da realidade. Relações dialéticas entre fé e razão.
3 - ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO CRISTIANISMO
OBJETIVOS: Distinguir introdutoriamente as discussões sobre as experiências místicas e religiosas; explicar a relação dessas experiências com a dinâmica social; identificar alguns teóricos e obras que tratam desse assunto. Entrar em contato com o curso de Teologia Fundamental. Construir uma percepção da complexidade das Bíblias cristãs. Discutir como a noção de Deus triuno se desenvolveu no Antigo e no Novo Testamento identificando o desenvolvimento histórico da doutrina da Trindade. Distinguir diferentes abordagens à cristologia a partir dos textos canônicos do Novo Testamento. Discutir uma visão panorâmica da construção historiográfica protocristã identificando o substrato do judaísmo, gerador do cristianismo. Explicar a História Social cristã e a multiplicidade de ideias, de escritos e movimentos libertários cristãos. Analisar a institucionalização do cristianismo. EMENTA: Abordagem da experiência como caminho de percepção da realidade. Desenvolvimento de diversos aspectos da teologia cristã. Relações entre as instituições cristãs e a sociedade.
4 - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA RELIGIÃO
OBJETIVOS: Definir as características principais do Senso Comum, da Filosofia e da Ciência. Entender as diferenças entre Ciências Naturais e Ciências Humanas. Localizar a Sociologia no quadro das Ciências Humanas. Compreender as circunstâncias intelectuais que fundamentaram a Sociologia, bem como as circunstâncias históricas que contribuíram para o surgimento da Sociologia. Identificar os principais eventos históricos que estão relacionados às teorias sociológicas de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber fazendo o seguinte caminho: compreender os principais conceitos desenvolvidos por Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber; compreender a religião como fenômeno social; reconhecer os aspectos da religião que são priorizados nos estudos sociológicos; refletir sobre alguns temas que estão sendo abordados pelos sociólogos na contemporaneidade; refletir sobre o papel ético da sociologia nos dias atuais. EMENTA: A sociologia frente às demais ciências humanas. Os principais representantes da sociologia e seus sistemas teóricos. As relações entre sociologia e religião.
5 - PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
OBJETIVO: Conhecer um pouco das origens históricas da Psicologia enquanto saber filosófico e modelo científico, e o surgimento da Psicologia no Brasil. Saber quais são os possíveis papéis e modos de intervenção do trabalho e do conhecimento psicológico para a compreensão daquilo que chamamos “natureza humana”. Conhecer as diferentes teorias psicológicas sobre a questão da subjetividade humana (consciência), apresentando a biografia e os principais conceitos elaborados por psicólogos preocupados em conhecer a dinâmica da natureza humana. Compreender e reconhecer as diferenças teóricas e metodológicas entre as principais teorias psicológicas de ontem e de hoje para poder utilizar este conhecimento no campo da Teologia. Apresentar a influência da religião na obra de Jung tendo como pano de fundo sua história pessoal e sua compreensão acerca da psique, além de discutir as religiões no mundo contemporâneo que tem conseqüências na forma de vida em sociedade e afeta as relações sociais e políticas. EMENTA: A psicologia e suas relações com o saber filosófico, bem como com os métodos científicos. O desenvolvimento das escolas da psicologia e as distintas teorias sobre o humano. A relação da psicologia com o fenômeno religioso.
6 - MATRIZES RELIGIOSAS DA CULTURA BRASILEIRA
OBJETIVO: Perceber a importância do ensino religioso para a complexidade da religião nas metrópoles e a tensão entre zonas urbanas e periféricas. Analisar a prática religiosa na periferia social, econômica e cultural, bem como compreender a dinâmica socioeconômica e religiosa que torna tensa a relação entre centros e periferias. Educar para políticas de inclusão social e tolerância às nossas matrizes culturais religiosas, a saber: o Candomblé, O Espiritismo, e as religiosidades Populares. Conhecer a relação entre religião e movimentos sociais. Teorizar sobre as novas configurações na religiosidade cristã. EMENTA: Os elementos de formação da matriz religiosa brasileira. As relações histórico-sociais entre a religião e a cultura brasileira. As novas formas de experiência religiosa.
7 - DIDÁTICA DO ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS: Conceituar a didática identificando sua importância no processo de ensino-aprendizagem dentro e foram do âmbito escolar. Definir o contexto do ensino, em sua dinâmica particular e pública. Identificar a dinâmica do trabalho didático na sala de aula: os papéis dos sujeitos envolvidos no trabalho pedagógico, do planejamento, dos recursos materiais e humanos, da avaliação e das novas contribuições e avanços da ciência e da tecnologia. Estruturar os processos e comportamentos planejados e método de ensino. Discutir os pressupostos teóricos para elaboração de projetos em pedagogia e avaliação de projetos de trabalho como forma de repensar a escola. Discutir o conceito de Ensino Religioso no seu novo posicionamento no campo secular, atribuído pelo PCNER. Identificar o Ensino Religioso como substrato as ciências da religião. Identificar as questões que envolvem religião e processo de ensino-aprendizagem. EMENTA: A didática e sua importância para os processos de ensino-aprendizagem. A elaboração de planos de ensino religioso. A atuação dos profissionais de ensino religioso.
8 - FUNDAMENTOS DO ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVO: Conhecer o histórico referente aos modelos de ensino religioso que perpassaram pelas legislações federais, ou seja, Constituições e Leis Especiais (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) até os dias de hoje. Dominar os processos de implementação do ensino religioso em escolas públicas de alguns estados brasileiros, os atores sociais envolvidos, sejam eles representantes do Estado ou representantes da religião. Abordar a relação entre a implementação do ensino religioso em escolas públicas e os sentidos empregados ao termo “laicidade” do Estado. Desenvolver os perfis de filiação religiosa, com ênfase nos principais elementos que caracterizam sua vivência e também sua interface cultural, valorizando o espaço escolar como lugar privilegiado para pensar as identidades religiosas. Avaliar o campo religioso brasileiro atual e interpretações sobre pertencimento religioso no Brasil e seus principais aspectos. EMENTA: O ensino religioso em seu desenvolvimento no Ocidente. A legislação brasileira sobre o ensino religioso. A importância do fenômeno religioso para o processo de formação da pessoa.
9 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
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