Objetivo
O sucesso das organizações, cada vez mais, repousa na qualificação de seus profissionais. Este curso tem o propósito de oferecer a base conceitual para uma reflexão sobre a importância da gestão de pessoas na construção de ambientes organizacionais que tenham sustentabilidade a partir de estratégias de aprendizagem no ambiente organizacional, essencial, para organizações que estão competindo em um mundo globalizado e cada vez mais competitivo. Preparar diferentes profissionais para exercer com naturalidade os múltiplos papéis de Gestão de pessoas exigidos pela complexidade das mudanças e das novas relações profissionais e interpessoais.
Disciplinas
1 - PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
OBJETIVO: Levar o aluno a uma reflexão sobre os novos modelos de administração partindo da análise da sua evolução e passando pelas teorias que formam sua base de sustentação. EMENTA: Evolução da Administração; As Funções do Planejamento; A Organização do Trabalho; A Direção como Ferramenta Administrativa; Controles Administrativos e Análises de Casos Empresariais.
2 - COMPORTAMENTO E CULTURA ORGANIZACIONAL
OBJETIVO: Conhecer o campo do Comportamento Organizacional, sua evolução, enfoques e definições; compreender os níveis do comportamento e suas inter-relações; entender a importância da formação da cultura nas organizações; analisar os processos de mudança organizacional; fazer as conexões entre o campo teórico do comportamento e da cultura organizacional e a sua aplicação prática dentro das Organizações atuais. EMENTA: fundamentos do comportamento organizacional; comportamento microorganizacional; Comportamento mezoorganizacional; comportamento macroorganizacional; cultura organizacional e gestão da mudança.
3 - GESTÃO DO CONHECIMENTO
objetivos: Conceituar e delimitar Sociedade de Conhecimento / Sociedade da Informação; Explicitar como a competitividade é, atualmente, baseada no conhecimento; Relacionar a inteligência competitiva com a gestão do conhecimento; Traçar um histórico da Gestão de conhecimento e definir quais são seus principais conceitos; Definir Capital intelectual; definir Propriedade intelectual e proteção do conhecimento. EMENTA: Sociedade do Conhecimento; Competitividade baseada no conhecimento; Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento: histórico e principais conceitos; Capital Intelectual e Propriedade Intelectual e proteção do conhecimento.
4 - EDUCAÇÃO CORPORATIVA
OBJETIVO: Explicar a evolução histórica da educação no mundo, no Brasil e na sociedade de conhecimento; apresentar a evolução e o desenvolvimento da educação nas organizações; analisar a história da Educação Corporativa e a implementação das Universidades Corporativas nas organizações; Identificar os principais indicadores para mensurar o impacto das ações de Educação Corporativa na estratégia de gestão de pessoas e nos resultados organizacionais; descrever práticas empresariais de sucesso na implantação de Universidades Corporativas no Brasil. EMENTA: Educação no mundo, na realidade Brasileira e no contexto da sociedade do conhecimento; Educação nas Organizações; Educação Corporativa: conceito, histórico, contexto e tecnologias; Educação Corporativa; Gestão de Pessoas e Gestão das Organizações e Experiências de Sucesso em Educação Corporativa.
5 - PRÁTICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
OBJETIVO: Apresentar de forma resumida os diferentes conceitos de Relações com Empregados e o impacto no clima organizacional; Explicar as Relações e negociações Trabalhistas; Descrever o Processo Seletivo com suas diferentes etapas dando ênfase na Admissão do empregado; Apresentar de forma sintética as principais atividades do processo de admissão do empregado; Descrever os diferentes tipos de contrato de trabalho e alguns aspectos fundamentais do processo rescisório; Apresentar algumas orientações a respeito dos direitos e benefícios dos empregados e deveres dos empregadores. EMENTA: relações com empregados e negociações trabalhistas; seleção e admissão do empregado; o contrato de trabalho, suas diferentes formas e a rescisão; orientações trabalhistas; benefícios, saúde e segurança no trabalho.
6 - GESTÃO DE COMPETÊNCIAS
OBJETIVO: Reconhecer os conceitos de Competências Organizacionais e Individuais; Relacionar os conceitos de Competências com atividades estratégicas da Organização; Reconhecer que as pessoas podem ser um diferencial competitivo para as Organizações com base em suas competências individuais; Reconhecer a complementaridade dos processos de Administração de Recursos Humanos entre si; Reconhecer a relação de uma estrutura estratégica da Organização e a relação com as competências individuais geradoras de resultados; Reconhecer a elaboração de um Mapa de competências e os caminhos para realizá-lo. EMENTA: Competências: conceitos e estratégias; atração de pessoas por competências; treinamento e desenvolvimento por competências; avaliação do desempenho por competências; remuneração por competências.
7 - FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA RECURSOS HUMANOS
OBJETIVO: apresentar o conceito e as técnicas do endomarketing; descrever as técnicas e aplicação da pesquisa de clima organizacional; Explicar a avaliação 360º; informar sobre as técnicas e papéis do Coaching; analisar a função e o papel da consultoria interna de Recursos Humanos; analisar a terceirização de serviços de Recursos humanos; explicar o gerenciamento da informação. EMENTA: Endomarketing; pesquisa de clima ornaizacional; avaliação de desempenho; coaching; consultoria Interna; terceirização; gerenciamento de informação.
8 - GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
OBJETIVO: apresentar os fundamentos da gestão estratégica; descrever as técnicas e práticas da gestão estratégica de pessoas; apresentar o planejamento estratégico de gestão de pessoas; apresentar indicadores estratégicos para gestão de pessoas; informar sobre os conceitos e práticas da estratégia de responsabilidade social; explicar a importância da gestão de qualidade de vida no trabalho. EMENTA: elementos da estratégia organizacional; gestão estratégica de recursos humanos; Planejamento estratégico de gestão de pessoas; indicadores para gestão estratégica de pessoas; responsabilidade social na empresa; qualidade de vida no trabalho.
9 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
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