Duração:390 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:On-line
Apresentação
Para atender às transformações observadas na realidade educacional, a partir da legislação em vigor, o curso aborda o trabalho da Gestão Educacional em uma perspectiva interdisciplinar, que articula as ações dos gestores no contexto educativo.
Modalidade: Semipresencial
As atividades de aprendizagem serão basicamente assíncronas – o aluno poderá estudar as disciplinas do seu curso nos dias, horários e locais de acordo com a sua disponibilização. As aulas digitais (material didático) estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ULBRA, 24 horas por dia, sete dias por semana, durante o período de realização da disciplina. Esta metodologia prevê encontros presenciais quinzenais no Polo para o desenvolvimento do plano de ensino elaborado pelo professor da Universidade. Nestes encontros ocorrerá aprofundamento de conteúdos contidos no material didático e exibição de videoaulas, sempre com a mediação de um professor tutor do Polo.
A avaliação será composta por uma nota atribuída pelo tutor do Polo e uma prova presencial por disciplina.
Trabalho de Conclusão: a socialização do Trabalho de Conclusão, prevista no manual de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC - Pós-Graduação/ EAD será realizada, conforme prevê a resolução do CNE n°1 de 08/06/2007, na forma presencial, no Polo de Apoio Presencial citados no item 5.2 do edital.
Objetivos
Contribuir para o processo de formação continuada dos profissionais, que atuam como gestores educacionais nas instituições escolares e não-escolares, para a atualização de suas funções;
Aperfeiçoar o exercício das funções de gestores educacionais, por meio de abordagens com vistas a uma atuação otimizada, para melhor enfrentar os desafios da produção cultural da contemporaneidade;
Analisar criticamente processos de gestão educacional em ambientes escolares e não- escolares, propiciando o desenvolvimento de intervenções integradas que problematizem, contextualizem e respondam aos desafios dinâmicos e complexos da atualidade;
Articular relações teórico-práticas e de investigação-ação, tendo em vista as realidades multiculturais e a diversidade de áreas do conhecimento intercambiáveis na produção e na reflexão do fazer educativo.
Público-alvo
O candidato deverá possuir título de bacharelado ou licenciatura e ter interesse nos processos de gestão em ambientes educativos (escolas, empresas, ONGs, hospitais, igrejas, dentre outros).
Perfil do Aluno Egresso
O egresso deverá desenvolver competências para dominar o referencial teórico básico correspondente aos conhecimentos de gestão educacional, transferir esses conhecimentos aplicando-os de maneira adequada nos ambientes educativos formais e não-formais.
O especialista deverá reunir um conjunto de conhecimentos e vivências no curso que o subsidiem a realizar funções gestoras no seu âmbito de atuação de modo a torná-lo um agente propulsor de cidadania.
Componentes Curriculares
Gestão das Organizações Contemporâneas
Legislação e Políticas em Educação
Gestão em Ambientes Escolares
O Trabalho Pedagógico em seus Diferentes Processos
Construção Metodológica Científica no Ensino Superior
Trabalho de Conclusão de Curso: Gestão Educacional
Interatividade em Gestão Educacional
Gestão Pedagógica
Intervenções e Gestão Educacional