Pós-Graduação em Gestão em Negócios Internacionais (São Paulo, São Paulo)
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:1 Ano
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivo
Capacitar os participantes para gestão de negócios internacionais, desenvolvendo
suas habilidades para o desenvolvimento e implantação de projetos de
internacionalização, condução e gerenciamento de operações de comércio
internacional em empresas de pequeno, médio e grande porte.
Capacitar os participantes para gestão de negócios internacionais, desenvolvendo
suas habilidades para o desenvolvimento e implantação de projetos de
internacionalização, condução e gerenciamento de operações de comércio
internacional em empresas de pequeno, médio e grande porte.
Estrutura do Comércio Exterior Brasileiro e os Controles das Operações de
Exportação e Importação
• O desenvolvimento do comércio internacional;
• A evolução do comércio internacional brasileiro e a atuação governamental;
• Acordos internacionais de comércio e a classificação das mercadorias
• O sistema brasileiro de comércio exterior;
• O controle governamental das operações brasileiras de exportação e
importação.
Transportes, Seguros e Termos de Entrega no Comércio Internacional
• Sistemas de transportes internacionais;
• Cargas: natureza, tipos, fator de estiva, riscos, cargas perigosas e contêineres;
• Seguros no transporte internacional de cargas – avarias;
• Termos internacionais de comércio;
• Contratos comerciais internacionais.
Modalidades de Pagamentos Internacionais e Operações de Câmbio
• Riscos do comércio internacional;
• Principais modalidades de pagamentos internacionais;
• Garantias bancárias utilizadas nas transações comerciais;
• Mercado de moedas e operações de câmbio no Brasil e no mercado financeiro
internacional.
Tributação no Comércio Exterior Brasileiro
• Isenção tributária nas exportações brasileiras;
• Imposto de exportação;
• Tributos incidentes nas importações brasileiras;
• Regimes aduaneiros especiais.
Gestão de Operações Internacionais
• Negócios internacionais e a globalização;
• Comércio e investimentos internacionais;
• O papel do gestor de comércio internacional;
• Métodos de entrada em mercados estrangeiros;
• Gestão de operações de exportação e importação. Gestão de Marketing e Negociação Internacional
• Ambiente empresarial globalizado;
• Decisões de produto e comunicação em nível internacional;
• Decisão de distribuição internacional;
• Promoções, feiras e rodadas de negócios internacionais;
• Estratégias de marketing para cada processo de internacionalização.
Gestão de Logística Internacional e Global Supply Chain
• Introdução ao estudo da logística;
• Trade-offs e as atividades logísticas;
• Global Supply Chain e a tecnologia da informação;
• A logística como fator de competitividade no comércio internacional;
• Logística, comércio internacional e a terceirização do setor.
Gestão de Contratos Internacionais e Acordos de Comércio
• Conceito de obrigação, como surge modifica e extingue;
• Conceito de formação do contrato, proposta e pré-contrato;
• Contratos internacionais: lex mercatoria;
• Evolução do processo de negociações comerciais multilaterais, rodadas de
negociações;
• Evolução do programa de liberalização comercial brasileiro
• Objetivos e princípios da defesa comercial, acordos da OMC de defesa
comercial;
• Política antidumping, medidas de salvaguarda, subsídios e medidas
compensatórias.
Economia Internacional
• Crescimento em uma economia aberta;
• Balanço de Pagamentos e o mercado cambial, taxa de câmbio e o Balanço de
Contas Correntes;
• Taxas de juros e a conta de capital;
• Política econômica, mercado de títulos e a taxa de câmbio.
Matemática Financeira e Estatística Básica
• Juros simples e compostos, taxas nominal e efetiva, taxas proporcionais e
equivalentes, fluxo de caixa e taxas de retorno;
• Precificação de títulos públicos no mercado global;
• Análise exploratória de dados, probabilidade, amostra e variáveis aleatórias;
• Testes de hipóteses, correlação e análise de variância.
Planejamento Estratégico e Plano de Negócios Internacionais
• Gestão estratégica;
• A metodologia de planejamento;
• A importância da visão, missão e valores: teoria e prática;
• Estudo de cenários, modelo SWOT e análise da indústria;
• Desenvolvimento de plano de ação
DFP_