Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional (Pinheiros, Espírito Santo)
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
DFP_
Localização:Pinheiros - Espírito Santo
Duração:1 Ano
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivo
Capacitar o executivo de mercado a agregar valor ao negócio, por meio do
processo comunicacional, na organização em que atua. Habilitar o profissional em
técnicas de gestão intangíveis de comunicação, no desempenho da especialidade de
Comunicação Organizacional, visando o diferencial competitivo em seu segmento.
Promover o networking entre dirigentes, atuantes e futuros administradores envolvidos
no campo de comunicação organizacional.
Capacitar o executivo de mercado a agregar valor ao negócio, por meio do
processo comunicacional, na organização em que atua. Habilitar o profissional em
técnicas de gestão intangíveis de comunicação, no desempenho da especialidade de
Comunicação Organizacional, visando o diferencial competitivo em seu segmento.
Promover o networking entre dirigentes, atuantes e futuros administradores envolvidos
no campo de comunicação organizacional.
Fundamentos de Marketing e Composto de Comunicação de Marketing
• Marketing: principais conceitos e principais fundamentos.
• Ambientes de Marketing: macro, micro externo e interno.
• Composto de marketing 4 P’S: Produto, Preço, Praça e Promoção
Branding para B2C e B2B
• Introdução ao Branding.
• Identidade, Construção, Gestão e Estratégias.
Opinião Pública, Mídia e Mercado
• Conceitos fundamentais sobre a formação e consolidação da opinião pública.
• Públicos, multidão e massa.
• A opinião pública e a mídia enquanto pólo articulador de sentidos.
• Desvios da opinião pública: manipulação, censura e boatos.
• A importância e influência da opinião pública na sociedade e nas organizações.
• A opinião pública, a democracia e o mercado de livre concorrência.
• A sintonia dos interesses organizacionais e a criação/ manutenção de relacionamento
com a mídia.
Redes e Mídias Sociais para o publico interno e externo
• Introdução a nova era da informação: economia, sociedade e cultura. As ações de
comunicação organizacional em mídias sociais.
• Relações públicas 2.0 e o Marketing 3.0 (Philip Kotler)
• As possibilidades de Marketing Móbile.
• Os novos perfis atuantes nas mídias sociais.
• As ferramentas mais utilizadas de coleta de dados, como webanalytics e social miner.
• Técnicas e ferramentas de análise de conteúdo.
. Comunicação de Risco e em Processo de Crise
• Análise de cenário como etapa para a prevenção e estratégia para a gestão da crise.
• Monitoramento e análise midiática.
• Como construir um diagnóstico e um prognóstico crítico e analítico.
• O plano tático e as estratégias para o gerenciamento de crise.
• O jornalismo hoje. Novos paradigmas.
• A crise e a manutenção da credibilidade da imagem institucional. Estratégias de Assessoria de Imprensa e Técnicas de Media Training
• Como fazer e distribuir notas, sugestões de pauta e releases diferenciados.
• Como treinar as fontes (media training). Conceitos básicos: press release, press kit,
mailing, clipping, coletiva de imprensa.
• O trabalho do assessor (como se relacionar com a mídia, como procurar a mídia
certa, agências Internacionais, fontes de conteúdos, relacionamento fonte, jornalista
e assessor).
• Relações com a mídia: o que são, como acontecem, como funcionam. Como se
relacionar bem com os jornalistas na mídia e emplacar boas pautas.
• Como avaliar e mensurar os resultados de divulgação. Como cobrar (formação de
preços) e como agregar valor.
Relações Públicas e a administração dos inter-relacionamentos
• Objetivos e finalidades da atividade de Relações Públicas.
• Introdução ao comportamento humano nas organizações.
• A construção do conceito de identidade e imagem nas organizações.
• Público e imagem corporativa.
• Gestão dos Relacionamentos corporativos.
• A construção de relacionamentos corporativos.
• Relações Públicas como função estratégica no gerenciamento de negócios e de
relacionamento com os públicos.
Planejamento Estratégico de Comunicação Organizacional
• As organizações e comunicação organizacional na nova economia.
• Conceito de planejamento de comunicação.
• Organizações flexíveis.
• Processo de trabalho e flexibilização organizacional.
• A comunicação nas organizações flexibilizadas.
• Sistemas organizacionais.
• Comunicação organizacional e relações públicas.
• Conceitos e níveis de planejamento.
• Modelos de planejamento da comunicação.
• Processos e estrutura do planejamento. Diagnóstico (Públicos, briefing, análise
ambiental). Planos. Programas. Projetos.
Responsabilidade Social e Terceiro Setor
• Conceito de cidadania, globalização e organização.
• O surgimento e os tipos de movimentos sociais.
• Relações Públicas comunitárias: conceitos e abrangência. Terceiro setor: identidade,
natureza, tipologia, papel e tendência.
• O Terceiro Setor e as ONGs no Brasil.
• Como fazer Relações Públicas no Terceiro Setor.
• Marketing Social, Marketing Societal e filantropia empresarial.
• Relações Públicas e Responsabilidade Social.
• Balanço Social.
• As mediações das Relações Públicas e as parcerias entre o público e o privado. Clima e Cultura Organizacional
• O Trabalho e as Pessoas, Socialização, Grupos e Organizações, O Processo de
Socialização Organizacional.
• A Natureza e o Escopo do Comportamento Organizacional
• Liderança, Poder e Comportamento Organizacional
• Avaliação do Desempenho Humano, Identidade do Poder nas Relações do Trabalho
• Gestão de Conflitos Organizacionais Cultura Organizacional, Mudança e
Transformação Organizacional.
Comunicação com Stakeholders e Investidores do mercado
• A função e responsabilidade da comunicação com o mercado investidor.
• As capacitações específicas do profissional de comunicação para atuação com o
mercado investidor.
• O apoio a alta administração no contato com stakeholders sobre a percepção de
valor.
• O relacionamento estratégico com outras áreas: Contabilidade e Controladoria,
Jurídico, Planejamento Estratégico, Marketing, P&D e R.H.
• A Governança Corporativa.
Finanças e métricas para gestores de comunicação
• Introdução à administração financeira.
• Decisões de investimentos em mídia.
• O Planejamento e Controle de ações de comunicação.
• Análise Custo x Volume x Lucro.
• Decisões Táticas de Curto Prazo.
Análise da Gestão Financeira de Empresas de Comunicação
• Marketing: principais conceitos e principais fundamentos.
• Ambientes de Marketing: macro, micro externo e interno.
• Composto de marketing 4 P’S: Produto, Preço, Praça e Promoção
Branding para B2C e B2B
• Introdução ao Branding.
• Identidade, Construção, Gestão e Estratégias.
Opinião Pública, Mídia e Mercado
• Conceitos fundamentais sobre a formação e consolidação da opinião pública.
• Públicos, multidão e massa.
• A opinião pública e a mídia enquanto pólo articulador de sentidos.
• Desvios da opinião pública: manipulação, censura e boatos.
• A importância e influência da opinião pública na sociedade e nas organizações.
• A opinião pública, a democracia e o mercado de livre concorrência.
• A sintonia dos interesses organizacionais e a criação/ manutenção de relacionamento
com a mídia.
Redes e Mídias Sociais para o publico interno e externo
• Introdução a nova era da informação: economia, sociedade e cultura. As ações de
comunicação organizacional em mídias sociais.
• Relações públicas 2.0 e o Marketing 3.0 (Philip Kotler)
• As possibilidades de Marketing Móbile.
• Os novos perfis atuantes nas mídias sociais.
• As ferramentas mais utilizadas de coleta de dados, como webanalytics e social miner.
• Técnicas e ferramentas de análise de conteúdo.
. Comunicação de Risco e em Processo de Crise
• Análise de cenário como etapa para a prevenção e estratégia para a gestão da crise.
• Monitoramento e análise midiática.
• Como construir um diagnóstico e um prognóstico crítico e analítico.
• O plano tático e as estratégias para o gerenciamento de crise.
• O jornalismo hoje. Novos paradigmas.
• A crise e a manutenção da credibilidade da imagem institucional. Estratégias de Assessoria de Imprensa e Técnicas de Media Training
• Como fazer e distribuir notas, sugestões de pauta e releases diferenciados.
• Como treinar as fontes (media training). Conceitos básicos: press release, press kit,
mailing, clipping, coletiva de imprensa.
• O trabalho do assessor (como se relacionar com a mídia, como procurar a mídia
certa, agências Internacionais, fontes de conteúdos, relacionamento fonte, jornalista
e assessor).
• Relações com a mídia: o que são, como acontecem, como funcionam. Como se
relacionar bem com os jornalistas na mídia e emplacar boas pautas.
• Como avaliar e mensurar os resultados de divulgação. Como cobrar (formação de
preços) e como agregar valor.
Relações Públicas e a administração dos inter-relacionamentos
• Objetivos e finalidades da atividade de Relações Públicas.
• Introdução ao comportamento humano nas organizações.
• A construção do conceito de identidade e imagem nas organizações.
• Público e imagem corporativa.
• Gestão dos Relacionamentos corporativos.
• A construção de relacionamentos corporativos.
• Relações Públicas como função estratégica no gerenciamento de negócios e de
relacionamento com os públicos.
Planejamento Estratégico de Comunicação Organizacional
• As organizações e comunicação organizacional na nova economia.
• Conceito de planejamento de comunicação.
• Organizações flexíveis.
• Processo de trabalho e flexibilização organizacional.
• A comunicação nas organizações flexibilizadas.
• Sistemas organizacionais.
• Comunicação organizacional e relações públicas.
• Conceitos e níveis de planejamento.
• Modelos de planejamento da comunicação.
• Processos e estrutura do planejamento. Diagnóstico (Públicos, briefing, análise
ambiental). Planos. Programas. Projetos.
Responsabilidade Social e Terceiro Setor
• Conceito de cidadania, globalização e organização.
• O surgimento e os tipos de movimentos sociais.
• Relações Públicas comunitárias: conceitos e abrangência. Terceiro setor: identidade,
natureza, tipologia, papel e tendência.
• O Terceiro Setor e as ONGs no Brasil.
• Como fazer Relações Públicas no Terceiro Setor.
• Marketing Social, Marketing Societal e filantropia empresarial.
• Relações Públicas e Responsabilidade Social.
• Balanço Social.
• As mediações das Relações Públicas e as parcerias entre o público e o privado. Clima e Cultura Organizacional
• O Trabalho e as Pessoas, Socialização, Grupos e Organizações, O Processo de
Socialização Organizacional.
• A Natureza e o Escopo do Comportamento Organizacional
• Liderança, Poder e Comportamento Organizacional
• Avaliação do Desempenho Humano, Identidade do Poder nas Relações do Trabalho
• Gestão de Conflitos Organizacionais Cultura Organizacional, Mudança e
Transformação Organizacional.
Comunicação com Stakeholders e Investidores do mercado
• A função e responsabilidade da comunicação com o mercado investidor.
• As capacitações específicas do profissional de comunicação para atuação com o
mercado investidor.
• O apoio a alta administração no contato com stakeholders sobre a percepção de
valor.
• O relacionamento estratégico com outras áreas: Contabilidade e Controladoria,
Jurídico, Planejamento Estratégico, Marketing, P&D e R.H.
• A Governança Corporativa.
Finanças e métricas para gestores de comunicação
• Introdução à administração financeira.
• Decisões de investimentos em mídia.
• O Planejamento e Controle de ações de comunicação.
• Análise Custo x Volume x Lucro.
• Decisões Táticas de Curto Prazo.
Análise da Gestão Financeira de Empresas de Comunicação
DFP_