Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios (Ourinhos, São Paulo)
Faculdades Integradas de Ourinhos
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Localização:Ourinhos - São Paulo
Duração:20 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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Módulo I
Gestão
Gestão Empreendedora
Empreendedorismo no Brasil e no Mundo. Comportamento empreendedor. O perfil do empreendedor de sucesso. Desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Negociação, estratégias e tipologias. Intraempreendedorismo. Desenvolvimento de oportunidades. Estratégias Empreendedoras.
Planejamento Estratégico de Negócios
Gestão estratégica. Unidade estratégica de negócios. Estratégias empresariais competitivas. Formação da estratégia. Cenários estratégicos. Modelo SWOT. Metodologias de elaboração de plano estratégico. Elaboração de Planejamento Estratégico de Negócios.
Responsabilidade Socioambiental das Organizações
A relação entre responsabilidade socioambiental e desempenho organizacional. O gerenciamento da responsabilidade sociambiental nas diferentes áreas organizacionais. Normas e ferramentas de gestão da socioambiental.
Fundamentos de Comércio Exterior
Plano de Internacionalização. Tendências, preparação e adequação do produto às exigências internacionais. Incoterms. Formação de Preços. Estabelecimento de Mercados Prioritários. Estratégia de Marketing Internacional. Atuação, negociação, logística, seguros e recebimento das divisas.
Módulo II
Marketing, Vendas e Logística
Gestão de Marketing e Propaganda
Fundamentos de Marketing. Ambiente e sistema de marketing. Os mercados e segmentação de mercado. Sistema de informação de marketing. Visão geral do composto de marketing e da administração de marketing. Marketing estratégico. Plano de Marketing e propaganda.
Gerência de Produtos e Marcas
Composto e Desenvolvimento de Novos Produtos. Ciclo de Vida de Produtos. Portfólio de Produtos. Design e Tecnologia de Embalagem. Estratégia e Posicionamento da Marca. Estudos de casos.
Gestão da Força de Vendas
Relação estratégica entre Gestão de Marketing e Gestão da Força de Vendas. Métodos de organização da força de vendas. Composição da força de vendas. Treinamento, motivação e liderança da equipe de vendas. Controle, análise e avaliação de desempenho de vendedores.
Logística e Canais de Distribuição
Definição do sistema logístico. Estruturas organizacionais em Logística. Componentes da cadeia de logística. Supply chain management. Integração total e parcial. Natureza e estabelecimento dos canais. Distribuição física no atacado e varejo.
Módulo III
Recursos Humanos
Gestão Estratégica de Pessoas
As tendências emergentes nas organizações e nas empresas. Gestão de pessoas e as mudanças. A liderança como diferencial competitivo das organizações. A construção de equipes de alto desempenho. A energização humana para atingir os objetivos organizacionais e pessoais.
Administração de Conflitos
Novas tendências e abordagens na administração de conflitos. Como entender e tolerar as diferenças, diversidades e contradições dos semelhantes no ambiente corporativo. O papel da liderança na administração de conflitos. Práticas de relações interpessoais no trabalho.
Módulo IV
Finanças
Análise de Investimentos
Elementos da matemática financeira e engenharia econômica: princípios e instrumentos para análise de alternativas de investimentos. Operações de Crédito. Análise de equilíbrio e sensibilidade. Substituição de equipamentos. Efeitos da inflação, variação cambial, depreciação e imposto de renda nas análises. Condições de Risco. Estudos de casos.
Administração de Custos
Gereciamento de custos e desempenho. Análise estratégica versus análise convencional de custos. Análise de custos e aplicações gerenciais de cadeia de valor. Análise do ponto de equilíbrio (produção, econômico e administrativo). Utilização da margem de contribuição no processo decisório. Impactos dos custos nas diversas áreas da organização. Custo padrão e suas implicações no controle de empresas. Formação de preços de venda.
Módulo V
Ensino e Pesquisa
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Pesquisa científica. Estrutura de trabalhos científicos. As etapas de um trabalho de pesquisa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Análise e Desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Normas de apresentação de comunicações técnicas e científicas. Ética em pesquisa com seres humanos. Elaboração do projeto de monografia.
Metodologia do Ensino Superior
Teoria e prática na formação do educador. Ensino Superior e seus objetivos. Planejamento de ensino. Métodos e técnicas específicas de ensino. Elaboração e execução de planos de ensino. A pesquisa e o ensino. A prática do magistério em nível superior.
Módulo VI
Tópicos Especiais
Tópicos Especiais
Serão ministrados temas atuais e/ou emergentes, como Globalização da Economia; Direito do Consumidor; Liderança e Gestão; etc.
PÚBLICO ALVO
Graduados em curso superior reconhecido pelo MEC – Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito e afins, profissionais envolvidos com a Gestão das Organizações.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA
a) Uma Fotocópia do RG e do CPF
b) Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
c) Uma Fotocópia do Diploma de Graduação
d) Uma Foto 3x4 recente
e) Curriculum Vitae
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