Apresentação
Necessidade de capacitar docentes para o ensino superior, bem como promover uma atualização dos conhecimentos de graduados nas ciências humanas, buscando uma melhor compreensão do Brasil contemporâneo, seus impasses e possibilidades.
Objetivos
Discutir e compreender alguns fenômenos sociais e culturais da história recente do Brasil.
Refletir e verificar a consolidação do regime democrático, a sua face econômica e os seus desdobramentos quanto à inclusão e à exclusão social.
Analisar as resistências ao mundo globalizado, os novos movimentos sociais: caracterização, organização, métodos de ação e limitações.
Compreender a transformação cultural que se opera a partir do processo de universalização da cultura.
Possibilitar aos alunos subsídios para a compreensão da realidade brasileira e, em especial, dos problemas atuais, bem como suscitar o debate acerca das perspectivas para o século XXI em relação a um crescimento sustentável e socialmente justo, ao meio ambiente, à educação e às manifestações culturais nacionais.
Discutir o emprego e a empregabilidade diante da revolução tecnológica;
Analisar o papel da mídia no processo de globalização. Aspectos éticos e perspectivas de transformação.
Discutir o processo de desterritorialização e suas implicações.
Analisar as perspectivas para o meio ambiente no mundo globalizado.
Explorar as possibilidades oferecidas pela comunicação e mídia (cinema, rádio, televisão, vídeo, fotografia, informática) para o desenvolvimento do trabalho docente e de pesquisa.
Atualizar-se nas novas abordagens didático-pedagógicas para o ensino nas ciências humanas, com a utilização da nova tecnologia, revertendo esse conhecimento para sua prática docente.
Perfil do egresso
O aluno deverá ser capaz de compreender e produzir uma análise conjuntural e estrutural da sociedade, da política e da economia brasileira. Compreender a realidade e pensar formas de intervenção no sentido de montar projetos para superação ou redução dos problemas básicos da sociedade brasileira. Além disso, estará apto para o magistério superior.
Público alvo
Graduados em geral, que buscam um maior conhecimento da história recente do Brasil, bem como dos debates e reflexões acerca das questões econômicas, sociais e culturais relativas ao Brasil no mundo globalizado, visando a uma melhor qualificação profissional e pessoal.
Núcleo de Disciplinas
Formação ideológica do Estado Brasileiro: a realidade histórica e os intérpretes do Brasil no século XIX e XX.
Metodologia Científica
História e cultura afro indígena brasileira
Educação, sociedade e políticas públicas no Brasil contemporâneo
Didática do Curso Superior
Historiografia Brasileira no século XXI: paradigmas e dilemas"
História do pensamento econômico brasileiro
Metrópoles e urbanização no Brasil contemporâneo.
Cultura e Conflito: Novas Modalidades de Intervenção Social na “resistência Mundializada”.
Impasses e avanços da política brasileira na contemporaneidade.
Meio ambiente, sociedade e sustentabilidade.
História Oral: metodologia e fontes
Núcleo de Pesquisa e/ou Estágios
Prática de Pesquisa nas Ciências Humanas
Acompanhamento de Monografia
Documentos para matrícula
Xerox do RG e CPF;
Diploma de graduação ou certificado de conclusão com data de colação de grau*;
Histórico Escolar;
Currículo profissional (Lattes ou Vitae);
1 foto 3x4.
*Até o final do curso, o aluno deverá apresentar o diploma de graduação