DFP_
Diploma oferecido:Especialista em História, Educação e Cultura
Localização:Osasco - São Paulo
Duração:1 Ano
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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Objetivo do curso
O curso de História, Educação e Cultura tem como intuito contribuir para a qualificação profissional de seus envolvidos como também para o desenvolvimento científico, a criação cultural, a reflexão crítica, premissas fundantes de uma educação integral que envolve a apropriação de valores éticos e humanos na conquista da cidadania.
Obetivos específicos
Promover a interdisciplinaridade na produção e ensino da História;
Incentivar e articular ensino-pesquisa, comprometendo esta ação à participação social;
Garantir pluralismo de idéias e metodologias no ensino e na pesquisa em História;
Incentivar a formação de professores de todos os níveis de ensino e pesquisadores dinâmicos, criativos, participativos;
Aperfeiçoar processos de ensino utilizando o eixo temático na orientação de estudos da realidade brasileira.
Justificativa
O aumento das expectativas e demandas da sociedade brasileira com relação à educação exige maior e melhor qualificação de profissionais das diferentes áreas do conhecimento que, direta ou indiretamente, participam do sistema educacional.
Está implícita nas políticas públicas para a educação a necessidade de se investir na ampliação dos horizontes do professor, evitando que ele seja um mero transmissor de conhecimentos, mas que também os produza; que não seja um receptor passivo de informações, mas que tenha uma postura investigativa e crítica; e que domine conhecimentos, além das técnicas educacionais.
O crescimento do setor terciário, e particularmente das atividades ligadas à educação e cultura no estado de São Paulo, tem gerado a procura por formados nas diversas ciências humanas capacitados tanto em pesquisa quanto em ensino, com um entendimento aprofundado da realidade presente, criativos e dinâmicos.
O historiador contemporâneo depara-se constantemente com exigências como: a ampliação de seu olhar para diferentes áreas, a diversificação de seus métodos de pesquisa e ensino, o aprofundamento de seu entendimento da realidade presente, dentre outras. A sua atualização se apresenta como condição para o exercício profissional consciente e significativo.
Todas essas afirmações feitas acima indicam que a formação permanente é um imperativo de mercado e imprescindível ao ofício de historiador-pesquisador e educador – o que justifica, portanto, a pertinência deste curso de especialização.
Público-Alvo
Graduados em História, Geografia, Letras, Artes, Jornalismo, Turismo e outras formações ligadas a Educação e Cultura.
Certificação
O candidato ao Certificado de Especialização deve obter aprovação nas disciplinas do programa assistindo a 360 horas de aulas, eleger um tema de pesquisa e desenvolver um trabalho de monografia, o qual será avaliado ao final do curso.
O curso de História, Educação e Cultura tem como intuito contribuir para a qualificação profissional de seus envolvidos como também para o desenvolvimento científico, a criação cultural, a reflexão crítica, premissas fundantes de uma educação integral que envolve a apropriação de valores éticos e humanos na conquista da cidadania.
Obetivos específicos
Promover a interdisciplinaridade na produção e ensino da História;
Incentivar e articular ensino-pesquisa, comprometendo esta ação à participação social;
Garantir pluralismo de idéias e metodologias no ensino e na pesquisa em História;
Incentivar a formação de professores de todos os níveis de ensino e pesquisadores dinâmicos, criativos, participativos;
Aperfeiçoar processos de ensino utilizando o eixo temático na orientação de estudos da realidade brasileira.
Justificativa
O aumento das expectativas e demandas da sociedade brasileira com relação à educação exige maior e melhor qualificação de profissionais das diferentes áreas do conhecimento que, direta ou indiretamente, participam do sistema educacional.
Está implícita nas políticas públicas para a educação a necessidade de se investir na ampliação dos horizontes do professor, evitando que ele seja um mero transmissor de conhecimentos, mas que também os produza; que não seja um receptor passivo de informações, mas que tenha uma postura investigativa e crítica; e que domine conhecimentos, além das técnicas educacionais.
O crescimento do setor terciário, e particularmente das atividades ligadas à educação e cultura no estado de São Paulo, tem gerado a procura por formados nas diversas ciências humanas capacitados tanto em pesquisa quanto em ensino, com um entendimento aprofundado da realidade presente, criativos e dinâmicos.
O historiador contemporâneo depara-se constantemente com exigências como: a ampliação de seu olhar para diferentes áreas, a diversificação de seus métodos de pesquisa e ensino, o aprofundamento de seu entendimento da realidade presente, dentre outras. A sua atualização se apresenta como condição para o exercício profissional consciente e significativo.
Todas essas afirmações feitas acima indicam que a formação permanente é um imperativo de mercado e imprescindível ao ofício de historiador-pesquisador e educador – o que justifica, portanto, a pertinência deste curso de especialização.
Público-Alvo
Graduados em História, Geografia, Letras, Artes, Jornalismo, Turismo e outras formações ligadas a Educação e Cultura.
Certificação
O candidato ao Certificado de Especialização deve obter aprovação nas disciplinas do programa assistindo a 360 horas de aulas, eleger um tema de pesquisa e desenvolver um trabalho de monografia, o qual será avaliado ao final do curso.
DISCIPLINAS
Arte e Política
Estado, Ideologia, Mobilização Popular
História e Cinema
História, Memória e Cotidiano
Literatura e Política Na América Latina Contemporânea
Metodologia e Fundamentos da Pesquisa
Movimentos Sociais Na Cidade
Movimentos Sociais No Campo
Tendências da Historiografia Contemporânea
Tópicos Avançados de Pesquisa e Ensino
Arte e Política
Estado, Ideologia, Mobilização Popular
História e Cinema
História, Memória e Cotidiano
Literatura e Política Na América Latina Contemporânea
Metodologia e Fundamentos da Pesquisa
Movimentos Sociais Na Cidade
Movimentos Sociais No Campo
Tendências da Historiografia Contemporânea
Tópicos Avançados de Pesquisa e Ensino
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