Pós-graduação em História em Quadrinhos, Ilustração, Publicidade e Cinema (Brasília, Distrito Federal)
Grupo Educacional Opet
DFP_
Localização:Brasília - Distrito Federal
Duração:18 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
METODOLOGIA
Metodologia de ensino com aulas expositivas, trabalhos em grupo, temáticas aplicadas de desenhos e roteiros, além de cases com aplicações reais de mercado.
GRADE E CONTEÚDO
Grade curricular atualizada e voltada para o profissional que deseja se reciclar ou que deseja iniciar uma carreira moldada pela arte sequencial em seu ramo de negócios. Disciplinas que envolvem todas as áreas de abrangência das histórias em quadrinhos e suas aplicações.
MODELO DE CAPACITAÇÃO
Aplicação prática de desenhos e roteiros. Abordagem das principais tendências do mercado de quadrinhos, publicidade, educação ou cinema.
INTERCÂMBIO
Seminários e visitas técnicas para aproximar ainda mais o pós-graduando da realidade da área onde pretende atuar. Expertise das Faculdades Opet, instituição referência em ensino superior na área de capacitação.
Perfil do Curso
O curso de História em Quadrinhos, Ilustração, Publicidade e Cinema tem como meta formar profissionais que, por meio do uso da arte sequencial, poderá passar uma mensagem ao seu público, sejam eles discentes, diretores, publicitários ou mesmo leitores de literatura. Para tanto, o aluno aprenderá técnicas de desenho e roteiro, teoria e história, bem como técnicas mercadológicas, novas tendências e possiveis colocações no mercado das histórias em quadrinhos.
VISÃO ABRANGENTE
O profissional pós-graduado em História em Quadrinhos, Ilustração, Publicidade e Cinema, no Centro de Pós-Graduação Opet, está apto para atuar no desenvolvimento e construção de soluções corporativas relacionadas às histórias em quadrinhos, podendo atuar em diferentes áreas, tais como educação, cinema, publicidade, jornalismo, webdesign, ilustração e quaisquer áreas que necessitem storyboard ou montagem de roteiros, além do próprio mercado de quadrinhos, em franca expansão no Brasil.
COMPETÊNCIAS AVANÇADAS
Após a conclusão do curso, o aluno estará apto para:
Discutir e compreender as diferentes relações da linguagem de histórias em quadrinhos;
Conhecer a história das histórias em quadrinhos e saber como se deu sua aplicação no mercado profissional ao longo do tempo;
Desenhar personagens e suas características, bem como cenas, figurantes e paisagens que compõem as histórias; Desenvolver roteiros de histórias;
Desenvolver personagens e seus aspectos de identificação com o leitor;
Colorir quadrinhos digitalmente;
Letreirar histórias em quadrinhos;
Conhecer o mercado de histórias em quadrinhos, sua força e as formas de penetração na sociedade;
Criar e publicar webcomics;
A QUEM SE DESTINA
Pessoas interessadas em desenvolvimento de educação à distância, e-learning, cinema, animação publicitária, ilustração, propaganda, webdesign, e áreas afins que precisam de desenho/storyboard;
Egressos de Publicidade, Jornalismo, Comunicação Social, artes, webdesign, design gráfico, ilustração e afins;
Pessoas interessadas em quadrinhos, que não tem nenhum curso profissionalizante.
EMPREGABILIDADE EM ALTA
Cada vez mais as histórias em quadrinhos estão sendo utilizadas para desenvolver idéias, conceitos e histórias. O mercado cinematográfico depende cada vez mais destes profissionais, bem como todo o mercado publicitário, seja impresso, seja cinematográfico ou televisivo. Além disso, o profissional poderá trabalhar nas diversas áreas da educação, seja impressa, seja em vídeo, seja em e-learning, criando desenhos, roteiros, storyboards ou mesmo histórias completas para ilustrar determinado conhecimento. E não podemos esquecer a enorme aceitação dos quadrinhos no mercado editorial brasileiro que, a partir de 2008 começou a investir grandes somas nos talentos de nossa terra.
OPORTUNIDADE PROMISSORA
A sólida formação, acadêmica e prática, impulsiona sua empregabilidade, permitindo que construa uma carreira profissional dentro de organizações. Além de permitir que crie o seu próprio negócio, desenvolvendo soluções para empresas ou se colocando como autor autônomo.
Metodologia de ensino com aulas expositivas, trabalhos em grupo, temáticas aplicadas de desenhos e roteiros, além de cases com aplicações reais de mercado.
GRADE E CONTEÚDO
Grade curricular atualizada e voltada para o profissional que deseja se reciclar ou que deseja iniciar uma carreira moldada pela arte sequencial em seu ramo de negócios. Disciplinas que envolvem todas as áreas de abrangência das histórias em quadrinhos e suas aplicações.
MODELO DE CAPACITAÇÃO
Aplicação prática de desenhos e roteiros. Abordagem das principais tendências do mercado de quadrinhos, publicidade, educação ou cinema.
INTERCÂMBIO
Seminários e visitas técnicas para aproximar ainda mais o pós-graduando da realidade da área onde pretende atuar. Expertise das Faculdades Opet, instituição referência em ensino superior na área de capacitação.
Perfil do Curso
O curso de História em Quadrinhos, Ilustração, Publicidade e Cinema tem como meta formar profissionais que, por meio do uso da arte sequencial, poderá passar uma mensagem ao seu público, sejam eles discentes, diretores, publicitários ou mesmo leitores de literatura. Para tanto, o aluno aprenderá técnicas de desenho e roteiro, teoria e história, bem como técnicas mercadológicas, novas tendências e possiveis colocações no mercado das histórias em quadrinhos.
VISÃO ABRANGENTE
O profissional pós-graduado em História em Quadrinhos, Ilustração, Publicidade e Cinema, no Centro de Pós-Graduação Opet, está apto para atuar no desenvolvimento e construção de soluções corporativas relacionadas às histórias em quadrinhos, podendo atuar em diferentes áreas, tais como educação, cinema, publicidade, jornalismo, webdesign, ilustração e quaisquer áreas que necessitem storyboard ou montagem de roteiros, além do próprio mercado de quadrinhos, em franca expansão no Brasil.
COMPETÊNCIAS AVANÇADAS
Após a conclusão do curso, o aluno estará apto para:
Discutir e compreender as diferentes relações da linguagem de histórias em quadrinhos;
Conhecer a história das histórias em quadrinhos e saber como se deu sua aplicação no mercado profissional ao longo do tempo;
Desenhar personagens e suas características, bem como cenas, figurantes e paisagens que compõem as histórias; Desenvolver roteiros de histórias;
Desenvolver personagens e seus aspectos de identificação com o leitor;
Colorir quadrinhos digitalmente;
Letreirar histórias em quadrinhos;
Conhecer o mercado de histórias em quadrinhos, sua força e as formas de penetração na sociedade;
Criar e publicar webcomics;
A QUEM SE DESTINA
Pessoas interessadas em desenvolvimento de educação à distância, e-learning, cinema, animação publicitária, ilustração, propaganda, webdesign, e áreas afins que precisam de desenho/storyboard;
Egressos de Publicidade, Jornalismo, Comunicação Social, artes, webdesign, design gráfico, ilustração e afins;
Pessoas interessadas em quadrinhos, que não tem nenhum curso profissionalizante.
EMPREGABILIDADE EM ALTA
Cada vez mais as histórias em quadrinhos estão sendo utilizadas para desenvolver idéias, conceitos e histórias. O mercado cinematográfico depende cada vez mais destes profissionais, bem como todo o mercado publicitário, seja impresso, seja cinematográfico ou televisivo. Além disso, o profissional poderá trabalhar nas diversas áreas da educação, seja impressa, seja em vídeo, seja em e-learning, criando desenhos, roteiros, storyboards ou mesmo histórias completas para ilustrar determinado conhecimento. E não podemos esquecer a enorme aceitação dos quadrinhos no mercado editorial brasileiro que, a partir de 2008 começou a investir grandes somas nos talentos de nossa terra.
OPORTUNIDADE PROMISSORA
A sólida formação, acadêmica e prática, impulsiona sua empregabilidade, permitindo que construa uma carreira profissional dentro de organizações. Além de permitir que crie o seu próprio negócio, desenvolvendo soluções para empresas ou se colocando como autor autônomo.
DISCIPLINAS
História dos Quadrinhos
Teoria de Quadrinhos
Roteiro I
Roteiro II
Desenho I
Desenho II
Letreiramento e Colorização
Quadrinhos e Cinema
Mercado de Quadrinhos
Webcomics
Quadrinhos e Ilustração Publicitária
Quadrinhos e Educação
Design e História em Quadrinhos
Ética e Sustentabilidade Empresarial
Metodologia
Trabalho de Conclusão de Curso
História dos Quadrinhos
Teoria de Quadrinhos
Roteiro I
Roteiro II
Desenho I
Desenho II
Letreiramento e Colorização
Quadrinhos e Cinema
Mercado de Quadrinhos
Webcomics
Quadrinhos e Ilustração Publicitária
Quadrinhos e Educação
Design e História em Quadrinhos
Ética e Sustentabilidade Empresarial
Metodologia
Trabalho de Conclusão de Curso
DFP_
DFP_
DFP_