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Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas foi reconhecido e recomendado pela CAPES no ano de 2009 e tem sua primeira turma de Mestrado prevista para funcionar a partir de primeiro semestre de 2010.
A área de concentração do Programa é “Fronteiras e Identidades”, contando com três linhas de pesquisa, “Política e Estado”, “Sociedade e Cultura” e “Artes e Conhecimento Histórico”. Atualmente o PPGH é constituído pelo Curso de Mestrado em História.
O Programa é resultado do esforço coletivo dos professores de História da Universidade Federal de Pelotas em busca de ensino e pesquisa de qualidade.
A proposta aponta para o estudo de fenômenos históricos não com base num espaço geográfico ou grupo específico, mas na própria idéia de fronteira e de identidade em si mesmas e as múltiplas possibilidades de interpretação e aplicação desses dois conceitos.
O PPGH/UFPel é segundo programa de pós-graduação stricto sensu sediado em instituição pública, no Rio Grande do Sul e o primeiro programa em História na metade Sul do Estado, abrindo caminho para a expansão do estudo da história numa perspectiva acadêmica e permanente.
Descrição das Linhas
Política e Estado
A linha congrega a discussão da História Política sustentada no pluralismo teórico-metodológico, tendo por horizonte tentativas de reflexão e definição de distintos fenômenos, eventos e processos históricos considerando as idéias e as práticas de aproximação ou distanciamento (o sentido da fronteira conceitual), bem como, as idéias e práticas de caracterização ou categorização (o sentido da identidade conceitual). A linha tem por objetos preferenciais as relações de poder, a dominação, a dimensão do público, o Estado, a sociedade, a exclusão, o pensamento político, o território, as políticas econômicas, as instituições, os fenômenos de migração e o espaço.
Sociedade e Cultura
No quadro dos estudos da História Social e Cultural, a linha congrega as discussões das fronteiras e identidades em seus aspectos mutáveis e relacionais. Analisa as fronteiras sócio-culturais entre classes, grupos ou setores e seus mecanismos de integração e afirmação social; o processo de formação e evolução de suas identidades e seus instrumentos associativos e culturais. Enfoca as diversas formas de manifestação e expressão do social que permitem a construção das identidades individuais ou coletivas, como: a saúde, o lazer, a cultura, a educação, a religião.
Arte e Conhecimento Histórico
A linha agrega discussões que estão na fronteira disciplinar História e Arte. Os principais eixos temáticos são Música, Literatura e Artes Visuais, investigados com um amplo leque de abordagens como: produção/recepção/difusão de produtos artísticos e suas relações de sociabilidade; práticas artísticas urbanas; práticas e ritos consagratórios da imagem; representações literárias, musicais e visuais; patrimônio e cultura material; cultura visual; estudos de iconologia e musicologia. Procura desenvolver as reflexões sobre a identidade do conhecimento histórico, no seu caráter historiográfico, teórico, metodológico e na sua docência, bem como nas suas relações interdisciplinares e na geração de conhecimento baseado na interface e diversidade de fontes. As pesquisas desta Linha também analisam os artefatos artísticos como fonte histórica e sua preservação.
DISCIPLINA
Cultura e identidade étnica
Educação e ensino de história
Estado e sociedade
História das rel. Internacionais
História e literatura
História e mídia
História e música
História e sociedade
História, artes e imagens
História, teoria e met. De pesquisa
Historiografia I
Historiografia II
Historiografia III
Política e ocupação do espaço
Política, idéias e instituições
Trabalho e cultura
Seminário de orientação I
Seminário de orientação II
Seminário de orientação III
Seminário de orientação IV
Seminário especial I
Seminário especial II
Seminário especial III
Tópico especial I
Tópico especial II
Tópico especial III
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