Apresentação
 
 O curso de Especialização em Educação Inclusiva se propõe a refletir sobre o significado do processo de inclusão em uma sociedade democrática, que articula os direitos e deveres dos cidadãos de participarem de uma educação integral para todos.
 
 Em conformidade com as tendências educacionais atuais na perspectiva da Educação Inclusiva, o Curso de Pós-Graduação torna-se uma referência na produção de conhecimentos da Educação Especial, proporcionando o desenvolvimento de estudos na busca dos melhores recursos para auxiliar/ampliar as possibilidades de inserção social das pessoas como necessidades educacionais especiais.
 Modalidade: Semipresencial
 
 As atividades de aprendizagem serão basicamente assíncronas – o aluno poderá estudar as disciplinas do seu curso nos dias, horários e locais de acordo com a sua disponibilização. As aulas digitais (material didático) estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ULBRA, 24 horas por dia, sete dias por semana, durante o período de realização da disciplina.
 
 Esta metodologia prevê encontros presenciais quinzenais no Polo, para o desenvolvimento do plano de ensino, elaborado pelo professor da ULBRA, através do aprofundamento de conteúdos contidos no material didático e exibição de vídeo-aulas, sempre com a mediatização de um professor tutor do Polo.
 
 Avaliação: a avaliação será composta por uma nota atribuída pelo Tutor do Polo e uma prova presencial por disciplina.
 
 Trabalho de Conclusão: a socialização do Trabalho de Conclusão do Curso, prevista no manual de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC - Pós-Graduação/ EAD será realizada, conforme prevê a resolução do CNE n°1 de 08/06/2007, na forma presencial, no Polo de Apoio Presencial citados no item 5.2 deste edital.
 Objetivos
 
 Oferecer um Curso de Especialização que possibilite ao aluno a compreensão das potencialidades, das limitações e das diferenças dos portadores de necessidades especiais, para propor ações interativas com a sociedade, nas áreas das deficiências, das altas habilidades e das dificuldades de aprendizagem.
 
 Adquirir, discernir e reorganizar elementos axiológicos de um corpo de informações relativos à organização da educação inclusiva.
 
 .Aplicar pressupostos teóricos da prática educativa, para o aprofundamento de conhecimentos da área de educação inclusiva.
 
 Analisar e redimensionar as diferentes correntes e concepções metodológicas que fundamentam a educação especial.
 Público-alvo
 
 O candidato deverá possuir título de licenciatura ou bacharelado em áreas afins e ter interesse pela área da inclusão educacional.
 Perfil do Aluno Egresso
 
 O egresso do Curso de Especialização em Educação Inclusiva deverá desenvolver competências para dominar o referencial teórico básico correspondente as áreas das deficiências, altas habilidades e dificuldades de aprendizagem e transferir esses conhecimentos aplicando-os de maneira adequada junto à população específica.
 
 O especialista deverá reunir um conjunto de conhecimentos e uma vivência no Curso que o subsidie para realizar funções de liderança no seu âmbito de atuação, de modo a torná-lo um agente dinamizador de cidadania.
Componentes Curriculares
 Educação e Cultura na Contemporaneidade
 Aspectos Humanos do Desenvolvimento e da Aprendizagem
 Psicomotricidade e Educação
 A Linguagem em seus Diferentes Processos
 O Trabalho Pedagógico em seus Diferentes Processos
 Construção Metodológica Científica no Ensino Superior
 Trabalho de Conclusão de Curso: Inclusão Educacional 
 Educação Inclusiva e Epistemologia
 Deficiências Múltiplas: Teorias e Prática
 Condutas Típicas: Teorias e Prática
 Gestão em Educação Especial
 
