Pós-graduação em Letramento e Estratégias de Ensino (Santarém, Pará)
Universidade Luterana do Brasil
DFP_
Localização:Santarém - Pará
Duração:18 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
A área dos estudos referentes à produção textual inclui a integração de fatores interculturais, locais, afetivos, estruturais e cognitivos. E, portanto, sua investigação parte de ênfase em fatores de interação social. Investiga aspectos dos processamentos de leitura e produção textual, passando por questões de formações ideológicas ou discursivas, que se configura como nas ações efetivas de letramento social. Outros sim, a escrita está vinculada a tipos e gêneros textuais com os quais a maioria dos docentes não trabalha, seja por desconhecimento de metodologias que efetivamente priorizem o texto, seja por lacunas teóricas. O presente curso, portanto, voltar-se-á fundamentalmente a promover um percurso capaz de atender à urgente intervenção profissional, na medida em que abordará: o vínculo entre leitura, literatura e escrita e o estudo dos gêneros textuais vigentes na sociedade, o qual está visivelmente afetado pela tecnologia da informação; pelo processamento de atividades estruturais cognitivas geradas no ato de ler e escrever.
Objetivo Geral
Analisar e propor concepções teórico-práticas que priorizem as estratégias de leitura e de produção de textos necessárias à compreensão/prática do termo letramento.
Objetivos Específicos
Confirmar o texto escrito como confluência de fatores interculturais, afetivos, estruturais e cognitivos, através da proposição de estratégias de leitura específicas a cada finalidade lingüística.
Propiciar a compreensão do ato de escrever como atividade eminentemente planejável, sujeita a etapas, que incluem necessariamente abordagens processuais de produção e de revisão, bem como atividades inerentes aos gêneros e às formações discursivas.
Capacitar profissionais ao trabalho com textos, emergentes da atual realidade social.
Conceber o vinculo leitura, literatura e escrita como ferramenta básica à produção coesa e coerente de textos. Instrumentalizar e apoiar o trabalho inerente à leitura de forma interdisciplinar, tendo em vista que a educação formal em qualquer área se apóia nas habilidades leitoras.
Público-Alvo
Profissionais com Licenciatura Plena em Letras, Licenciados Plenos em Pedagogia e demais profissionais da área da educação.
A área dos estudos referentes à produção textual inclui a integração de fatores interculturais, locais, afetivos, estruturais e cognitivos. E, portanto, sua investigação parte de ênfase em fatores de interação social. Investiga aspectos dos processamentos de leitura e produção textual, passando por questões de formações ideológicas ou discursivas, que se configura como nas ações efetivas de letramento social. Outros sim, a escrita está vinculada a tipos e gêneros textuais com os quais a maioria dos docentes não trabalha, seja por desconhecimento de metodologias que efetivamente priorizem o texto, seja por lacunas teóricas. O presente curso, portanto, voltar-se-á fundamentalmente a promover um percurso capaz de atender à urgente intervenção profissional, na medida em que abordará: o vínculo entre leitura, literatura e escrita e o estudo dos gêneros textuais vigentes na sociedade, o qual está visivelmente afetado pela tecnologia da informação; pelo processamento de atividades estruturais cognitivas geradas no ato de ler e escrever.
Objetivo Geral
Analisar e propor concepções teórico-práticas que priorizem as estratégias de leitura e de produção de textos necessárias à compreensão/prática do termo letramento.
Objetivos Específicos
Confirmar o texto escrito como confluência de fatores interculturais, afetivos, estruturais e cognitivos, através da proposição de estratégias de leitura específicas a cada finalidade lingüística.
Propiciar a compreensão do ato de escrever como atividade eminentemente planejável, sujeita a etapas, que incluem necessariamente abordagens processuais de produção e de revisão, bem como atividades inerentes aos gêneros e às formações discursivas.
Capacitar profissionais ao trabalho com textos, emergentes da atual realidade social.
Conceber o vinculo leitura, literatura e escrita como ferramenta básica à produção coesa e coerente de textos. Instrumentalizar e apoiar o trabalho inerente à leitura de forma interdisciplinar, tendo em vista que a educação formal em qualquer área se apóia nas habilidades leitoras.
Público-Alvo
Profissionais com Licenciatura Plena em Letras, Licenciados Plenos em Pedagogia e demais profissionais da área da educação.
Matriz Curricular
Construção do Conhecimento Científico
Fundamentos Teóricos dos Gêneros Textuais
Letramento Digital e Ensino
Letramento Escolar: o Tratamento Curricular da Leitura
Letramento Literário
Linguagem, Texto e Letramentos
Metodologia do Ensino Superior
Projetos interdisciplinares de Leitura e Escrita
Relações entre Oralidade e Escrita
Seminário: Leitura e Escrita para Surdos
Sequências Didáticas para a Formação de Leitores
Sequências Didáticas para Produção de Gêneros Textuais
Trabalho de Conclusão de Curso
Construção do Conhecimento Científico
Fundamentos Teóricos dos Gêneros Textuais
Letramento Digital e Ensino
Letramento Escolar: o Tratamento Curricular da Leitura
Letramento Literário
Linguagem, Texto e Letramentos
Metodologia do Ensino Superior
Projetos interdisciplinares de Leitura e Escrita
Relações entre Oralidade e Escrita
Seminário: Leitura e Escrita para Surdos
Sequências Didáticas para a Formação de Leitores
Sequências Didáticas para Produção de Gêneros Textuais
Trabalho de Conclusão de Curso
Público-Alvo
Profissionais graduados em fisioterapia.
Procedimentos para inscrição
(1) Preencher a ficha de inscrição.
(2) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição (R$ 50,00).
Documentação necessária para confirmar a inscrição
- Currículo Vitae resumido.
- Cópia autenticada do diploma de graduação.
- Cópia simples do RG, CPF, certidão de nascimento ou certidão de casamento.
- Comprovante de endereço.
- Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Atenção: candidatos que concluíram a graduação no último semestre e que ainda não tenham recebido o diploma, poderão entregar um atestado de conclusão de curso da instituição contendo os atos legais de reconhecimento do curso. Entretanto, antes de realizar a rematrícula no segundo semestre do curso, o aluno deverá entregar o diploma.
Profissionais graduados em fisioterapia.
Procedimentos para inscrição
(1) Preencher a ficha de inscrição.
(2) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição (R$ 50,00).
Documentação necessária para confirmar a inscrição
- Currículo Vitae resumido.
- Cópia autenticada do diploma de graduação.
- Cópia simples do RG, CPF, certidão de nascimento ou certidão de casamento.
- Comprovante de endereço.
- Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Atenção: candidatos que concluíram a graduação no último semestre e que ainda não tenham recebido o diploma, poderão entregar um atestado de conclusão de curso da instituição contendo os atos legais de reconhecimento do curso. Entretanto, antes de realizar a rematrícula no segundo semestre do curso, o aluno deverá entregar o diploma.
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