Pós-graduação em O Lugar do Design na Leitura (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
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Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:1 Ano
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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O Lugar do Design na Leitura: Multimeios, Interatividades e Visualidades
Objetivo
Potencializar práticas profissionais em ambientes de trabalho dedicados à leitura e/ou à educação, fomentando o uso crítico de estratégias que englobem mídias e suportes de leitura. O livro didático e o paradidático, a revista no formato história em quadrinhos, o RPG, o jogo eletrônico, o jogo didático, o cinema, os objetos tridimensionais (tradicionais e reciclados) e a WEB são ferramentas a serem exploradas no sentido de diminuir o hiato entre a capacitação dos agentes mediadores da leitura e a realidade de seus públicos, a cada dia que passa, mais afetos a um universo imagético e multimidiático.
Metodologia
No curso buscamos valorizar o trabalho de agentes formadores (educadores, professores), agentes produtivos (escritores, designers, ilustradores, editores) e agentes culturais (comunicadores, bibliotecários, contadores de histórias) que atuam em projetos continuados de formação no campo da leitura. Nosso propósito é apoiá-los no reconhecimento do potencial dos múltiplos suportes de leitura, desde o livro-códice até o jogo eletrônico. A proposta pedagógica do curso inclui a exploração, a discussão e a proposição de: práticas profissionais adotadas por agentes formadores; suportes de leitura elaborados por escritores, ilustradores e designers, oferecidos por editores e selecionados por agentes formadores (incluindo não apenas livros e apostilas, como histórias em quadrinhos, RPG, objetos tridimensionais, vídeos, jogos eletrônicos, sites etc). Também pretendemos capacitar o nosso público a explorar, a discutir e a propor práticas profissionais em que tanto o conteúdo verbal quanto o conteúdo não verbal sejam valorizados.
Programa
Módulo Temático 1: Conceitos
1a. Palavra, Imagem e Sujeito
1b. Palavra, Imagem e Tinta
1c. Palavra, Imagem e Byte
1d. Palavra, Imagem e Movimento
1e. Mesa Redonda Conceitos
Módulo Temático 2: Estratégias
2a. Estratégia RPG
2b. Estratégia Jogo
2c. Estratégia HQ
2d. Estratégia Cinema
2e. Estratégia Objeto
2f. Estratégia Web
2g. Mesa Redonda Estratégias
Módulo Metodológico
3a. Métodos e Técnicas: Exposição Oral/Visual
3b. Métodos e Técnicas: Projeto de Pesquisa
3c. Mesa Redonda Metodologia
Monografia
Obs.: A monografia é obrigatória para a conclusão do curso de Especialização.
Público Alvo
Profissionais, pesquisadores e estudantes nas áreas de Design, Educação, Letras, Comunicação, Ilustração, Mercado Editorial, Formação do Escritor e afins (entendidos enquanto agentes mediadores da leitura em nossa sociedade) que buscam ampliar seus conhecimentos sobre as possibilidades de se explorar o uso da imagem impressa, eletrônica, estática ou dinâmica em ambientes de trabalho dedicados à leitura e/ou à educação.
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